Drenagem Linfática

O método de drenagem linfática manual surgiu em Paris, em 1932, foi desenvolvido pelo terapeuta dinamarquês Emil Vodder que trabalhava junto com sua esposa, na Riviera Francesa, por isso, é muito mais popular na Europa que no Brasil.
Considerado um método de massagem altamente especializado, deve ser realizado por fisioterapeutas ou profissionais com profundos conhecimentos de anatomia e fisiologia do sistema linfático. Ao contrário do que se pensa, a Drenagem Linfática não dói e se bem empregada pode combater um dos maiores inimigos da mulher: a celulite.
O que é?
É uma técnica de massagem que estimula o sistema linfático a trabalhar em um ritmo mais acelerado, mobilizando a linfa até os gânglios linfáticos, esse processo elimina o excesso de líquido e toxinas. A drenagem linfática pode ser aplicada de forma manual ou por meio de uma modalidade recente, a eletroestimulação.
A massagem consiste em manobras suaves, lentas, rítmicas e relaxantes, com os dedos ou as mãos de acordo com a zona do corpo. Uma pressão que cause dor pode romper vasos e formar hematomas, trazendo complicações para o quadro da paciente. Também se deve ter conhecimento de que os capilares linfáticos estão localizados logo abaixo da pele e acima dos músculos, portanto não existe "Drenagem Linfática Profunda", isto é propaganda falsa!

Qual a melhor forma: Manual ou com aparelho?
A Drenagem Linfática deve ser exclusivamente manual, não é recomendado fazê-la com ajuda de aparelho de endermologia, com o intuito de intensificar a massagem, como algumas clínicas prometem.
“A Drenagem Linfática é manual, porque só manualmente se consegue respeitar a fisiologia do sistema linfático”.
Também se engana quem espera por uma massagem pelo corpo todo, pois a Drenagem Linfática é direcionada. Apesar de durar em média uma hora e meia, é realizada somente na região necessária. Trabalha-se a queixa do paciente, contudo, se a massagem é realizada nos membros inferiores, por exemplo, todo o tronco também será beneficiado, pois a estimulação dos gânglios libera o ducto principal.

Muitas pessoas acham e perguntam:
Tem que doer para funcionar ?
Não. A finalidade da drenagem é coletar os líquidos presos entre as células, colocá-los nos vasos capilares e, por meio de variados movimentos suaves, fazê-los caminhar para que sejam eliminados. Por isso mesmo, a massagem deve ser rítmica, sem muita pressão, já que a linfa corre na superfície da pele e seu fluxo é relativamente lento e precisa ser respeitado. Assim, não há a necessidade de manobras que provoquem dor ou desconforto.
A idéia é essa técnica seja inclusive relaxante, trazendo o bem-estar, o que acontece é que os locais com inflamação ou cicatrizes recentes podem estar mais sensíveis.

A Drenagem Linfática deixa a gente roxa ?
Não, não se deve deixar roxa não, especialistas da área enfatizam que não, caso surjam hematomas significa que o estímulo foi muito agressivo e houve rompimento dos vasos e capilares venosos, como já foi dito, a Drenagem Linfática verdadeira é “suave”.

É possível que a Drenagem Linfática profunda seja capaz de modelar o corpo ?
Não, a maioria dos especialistas afirmam que a Drenagem Linfática não pode ser chamada de profunda. Drenagem linfática é um estímulo externo do trabalho natural da linfa, e só existe uma maneira de aplicá-la: com manobras precisas, lentas, leves e superficiais. Muitas pessoas confundem drenagem linfática com massagem clássica modeladora, essa sim é executada com maior pressão, para trabalhar os nódulos celulíticos e porções de gordura localizada, e pode deixar o corpo “roxo” com hematomas.

Mas ela funciona sozinha?
Em muitos dos tratamentos sim, depende do que se pretende e se espera do tratamento, para reduzir a retenção de líquidos e favorecer a eliminação das toxinas, a Denagem Linfática oferece ótimos resultados, para quadros de celulite e gordura localizada mais graves, costuma-se utilizar o ultra-som, que produz ondas eletromagnéticas para facilitar a dissolução de nódulos e gordura.

Como a Drenagem Linfática pode combater a celulite ?
Segundo especialistas a celulite é gerada por um processo de retenção de líquidos que acarretam à má oxigenação dos tecidos, sem a devida nutrição ele endurece até formar os nódulos. A Drenagem atua justamente ai, quebrando esse ciclo e eliminando a retenção de líquidos.

E a gordura ?
Se bem aplicada a Drenagem Linfática diminui a retenção de líquidos em áreas do corpo que são propensas ao acúmulo de gordura, além de ativar o metabolismo favorecendo a queima dos estoques de gordura no corpo.

Existe algum resultado expressivo contra a Flacidez ?
Existem diversas opiniões sobra o assunto: Diversos profissionais afirmam que ela não tem ação sobre a flacidez, outros afirmam que ela melhora um pouco a flacidez já que facilita a oxigenação local e a organização das células e fibras de sustentação.
A Drenagem Linfática pode contribuir para a prevenção da flacidez da pele, pois ela está produzindo um tecido melhor nutrido, mas ela não recupera a flacidez já existente, principalmente se houver sobra de pele, para esses casos, existem técnicas como a endermologia, intradermoterapia e aplicação de cremes com ativos como o DMAE.

Temos que utilizar algum creme para a execução da Massagem ?
Existem diversos métodos de aplicação para a Drenagem Linfática, a técnica Leduc, uma das mais utilizadas, não utiliza cremes e consiste apenas em movimentos suaves. Outros métodos utilizam cremes para melhorar o deslizamento das mãos.

E os resultados ? Quando aparecerão ?
Especialistas na área recomendam um mínimo de dez sessões para obter algum resultado efetivo, mas na primeira sessão, pode-se observar uma melhora visível do inchaço, e no funcionamento do aparelho digestivo.
Também é ótima para cólicas menstruais, em gestantes alivia dores nas pernas e a sensação de peso, também funciona muito bem para minimizar hematomas e evitar processos fibróticos nos pós-cirúrgicos, como plásticas e lipo.

Tem alguma contra-indicação ?
Qualquer pessoa pode receber esta massagem, não precisa necessariamente estar com algum problema.
A Drenagem Linfática somente possui contra-indicação absoluta em casos de trombose venosa profunda e quando existe a suspeita ou se está em tratamento do câncer, abscessos e nódulos não-identificados.
As que têm um histórico de problemas circulatórios serão as mais beneficiadas com a ação da Drenagem Linfática, pois o resultado é mais visível com a diminuição da retenção de líquidos, mas os resultados são bons para ambos.. Pessoas cardíacas ou com a pressão alta possuem contra-indicações relativas, salvo quando controladas por medicamentos. É absolutamente indicado para gestantes, principalmente, para aliviar as dores do corpo muito inchado nos últimos meses da gravidez.

Na medicina
A Drenagem Linfática Manual é recomendada para o desaparecimento de inúmeras formas de edemas como, por exemplo, edemas pós-operatórios; o edema do braço depois de uma mastectomia; assim como os edemas pós-traumáticos, como os que aparecem quando se faz uma fratura. A massagem estimula o processo ou imunológico, aumentando na zona cortical dos gânglios linfáticos, a produção de linfócitos, cujo núcleo tem um papel alimentício e regenerador para os tecidos. Este fenômeno foi observado em úlceras varicosas, osteoporoses, enxertos de órgãos e celulites.

Efeitos
A Drenagem Linfática Manual exerce uma ação sedante, tranqüilizante e relaxante. De fato, quando se inicia o tratamento, a maioria dos pacientes sente que os seus músculos se relaxam, as suas pálpebras pesam e uma sensação de torpor invade-os.
Também é comum sentir vontade de urinar com mais freqüência após a sessão, e este é um sinal que a Drenagem Linfática foi bem feita, pois estimula ao funcionamento dos rins e todos os detritos acabam sendo eliminados naturalmente através da urina. Devemos sempre fazer Drenagem Linfática para uma boa qualidade de vida, pois além de todas as indicações já citadas, ajuda a combater o stress, proporciona regeneração e defesa dos tecidos, aumenta a eliminação de toxinas por diurese em até 24 horas.

Como fazer drenagem linfática em casa

O poder de favorecer o funcionamento da linfa está em suas mãos, pois com elas é possível realizar a drenagem em você mesma e conseguir resultados surpreendes sem sair de casa. O vídeo abaixo mostra um passo a passo e exercícios de drenagem para você fazer em casa e ficar com o corpo bonito e saudável.
Clique aqui e veja mais alguns videos de como fazer a drenagem em casa.
Livros sobre Drenagem Linfática
Massagem corporal

Fonte: www.webdocorpo.com.br / www.saudeesportiva.com.br
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...