As vestimentas para os cães e gatos não devem ser colocadas apenas pelo apelo estético, elas devem ser escolhidas de acordo com cada pele e pelo de animal, além de serem roupinhas confortáveis e não deixarem o animal com calor ou coceira, por exemplo. Para tirar as suas dúvidas sobre as roupinhas dos pets, a médica veterinária Janaína Biotto responde as principais perguntas sobre o tema:
Os pets precisam mesmo de roupinhas?
Os cães e gatos precisam sim se proteger do frio. Cada animal é diferente um do outro se levarmos em conta suas diferentes pelagens e camadas de gordura, o que faz com que essa necessidade de se proteger do frio mude de um para o outro. Na maioria das vezes os proprietários optam por colocarem roupas nos seus animais pensando simplesmente na estética, porém algumas raças de tamanho menor e pelos curtos realmente têm frio e acabamos utilizando esses adereços para deixá-los mais quentinhos.
Até para os gatos?
Os gatos normalmente não são muito fãs de qualquer tipo de vestimenta, entretanto existem exceções. Devemos respeitar a vontade deles e deixar de lado caso as roupinhas estejam os incomodando.
Quais cães com certeza vão sentir calor com roupas?
Alguns cães e gatos são provenientes de locais gelados e são muito mais adaptados do que outros para enfrentarem climas frios. Por exemplo podemos citar os huskys siberianos e akitas que possuem uma pelagem densa e também subpelos que os protegem do frio. Esses cães sofrem com climas quentes e, portanto, não precisariam de roupas. Normalmente, não gostam de ficar vestidos.
O que devo saber antes de comprar as roupinhas?
Ao comprar uma roupa para seu pet deve-se levar em consideração não somente a estética, mas também o conforto da vestimenta. Ela deve ter o tamanho certo para cada animal, não apertar na gola nem nas patas e ter abertura correta para defecação e micção. Deve ser feita com tecidos e materiais confortáveis de acordo com a época do ano utilizando tecidos mais leves para estações mais amenas e os mais quentes no inverno.
E se o animalzinho tem alguma doença na pele?
Animais com infecções de pele ou outras doenças dermatológicas devem evitar utilizar roupas para que as feridas não piorem. Pulgas e carrapatos devem ser rigorosamente controlados antes dos cães e gatos serem vestidos.
A tosa é recomendada para colocar as roupinhas?
Alguns cães de pelagem muito longa e fina, ao utilizarem roupinhas por muito tempo podem embolar os pelos de forma irreversível, sendo necessária a tosa total. Dessa forma é preciso retirar a roupa uma vez por dia para que seja realizada a escovação e evitar que os pelos embaracem. Na dúvida, consulte um médico veterinário.
E se ele for alérgico a um tipo de tecido?
Alguns animais, assim como nós, são alérgicos a determinados materiais e tecidos e não temos como prever como se manifestarão as alergias. Portanto, devemos ficar atentos aos seguintes sinais:
- Coceira;
- Vermelhidão;
- Crostas;
- Áreas de maior calor;
- Desconforto;
- Inchaço na pele ou qualquer outra anormalidade.
Quando algum desses sinais se manifestarem, o ideal é que a roupinha seja retirada e um médico veterinário seja consultado.
Fonte: papofeminino.uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário