Lugares na Terra que parecem outro mundo

O mundo é cercado de belezas naturais e alguns lugares realmente descremos serem daqui. Encontrar lugares espetaculares como estes está ficando cada vez mais difícil, a destruição do homem tem chegado aos extremos do mundo. As imagens a seguir mostram lugares incríveis, onde o acesso do homem ainda é um pouco restrito e/ou desconhecido.

 

Floresta de Pedra

O Parque da Reserva Nacional Tsingy de Bemaraha, que fica na ilha de Madagascar, é formado por uma maciça formação de cálcio esculpida pelo vento e pela água por milhares de anos. O lugar é de difícil acesso, além de ser perigoso caminhar entre os penhascos de rocha que chegam a 120 metros de altura.

Mesmo assim, é o habitat de várias espécies de animais. Madagascar é a quarta maior ilha do mundo.

 

Ilha Socotra

Socotra é um pequeno arquipélago formado por quatro ilhas no Oceano Índico, em frente à costa do Chifre da África (Corno de África). Socotorá é uma das ilhas de origem continental mais isoladas do mundo, separando-se provavelmente da África como uma falha durante o Plioceno médio.

Os habitantes de Socotorá criam gado e cabras. A maioria vive sem eletricidade, água corrente ou estradas pavimentadas. Nas ilhas se fala um idioma semítico próprio, o socotri, que está relacionado com outros idiomas da península Arábica. Os morcegos são os únicos mamíferos nativos da ilha.

Em contraste, a diversidade marinha é muito grande, e se caracteriza pela presença de espécies originárias das regiões biológicas próximas: o Oceano Índico e o Mar Vermelho.

 

Solar de Yuni

Na América do Sul, mais exatamente no sudoeste da Bolívia, existe um um enorme lago salino que parece mais um efeito 3D dos primeiros softwares de criação de paisagens procedurais. É a maior planície salgada do mundo. À parte do lago salino, existe um belo deserto, muito plano com verdadeiras esculturas criadas pelo vento.

O local também abriga alguma atividade vulcânica, que produz gêiseres formando paisagens de rochas e vapor que nos remetem imediatamente aos planetas mais distantes no espaço. O Solar de Yuni tem aproximadamente 12.000 km² de área e 10 bilhões de toneladas de sal, também é um importante destino turístico.

 

Dry Valleys

O vale seco da Antártida é considerado por geólogos o local mais parecido com o solo marciano no nosso planeta. Curiosamente, este lugar da Antártida quase nunca neva e faz muito frio. Não há qualquer planta visível num raio de quilômetros.

Isso faz com que o solo do lugar seja único. Há ali um lago permanentemente congelado que tem vários metros de espessura. Com o congelamento centenas de rachaduras surgiram no gelo produzindo uma espécie de marmorizado bastante curioso.

Abaixo deste gelo todo, estão micro-organismos vivendo numa água absurdamente salgada. Esses animais vem sendo pesquisados pelos cientistas, pois eles vivem em ambientes tão hostis que alguns especulam que eles poderiam sobreviver em outros planetas.

 

Kilkuk

Todo ano, durante o intenso calor do verão, a água do lago Spotted, localizado na Columbia Britânica, no Canadá evapora, deixando pequenos lagos coloridos de grande concentração mineral. É um fenômeno raro no planeta. Em sua maioria os minerais depositados nos lagos são sulfato de magnésio, sulfato de cálcio e sódio, além de prata e titânio entre outros minerais.

O local do lago mede cerca de 15 acres, e fica numa propriedade privada.

 

Vale da Morte

O Vale da Morte é uma árida depressão localizada ao norte do Deserto de Mojave, nos Estados Unidos, na Califórnia. Estende-se por aproximadamente 225 km, ao longo da fronteira da Califórnia com o estado de Nevada. O Vale da Morte é famoso por seu clima extremamente quente.

Seu ponto mais baixo está localizado a 86 metros abaixo do nível do mar. O Vale da Morte consiste em um deserto orográfico formado devido a sua localização. A temperatura mais alta das Américas e a segunda mais alta já registrada no planeta.

É o ponto mais baixo dos Estados Unidos. No Vale da Morte está localizada a maior fonte de boratos do mundo, em uma mina a céu aberto. Também é o local da ocorrência de um curioso fenômeno natural de rochas deslizantes.

 

Columnar Basalt

Este é definitivamente um lugar esquisito. É formado pela lava vulcânica que subitamente se resfriou e contraiu, formando milhões de colunas hexagonais de basalto. O local fica ao norte da Irlanda. Impressionante que as colunas de basalto vem de baixo para cima e de cima para baixo.

Estima-se que estas formações foram geradas a 60 milhões de anos. Sua aparência é tão curiosa que parece ter sido esculpida pelo Homem.

 

Caverna de Cristal Mina Naica

A Mina de Naica, no estado mexicano de Chihuahua, é uma mina em laboração conhecida pelos seus extraordinários cristais de selenite. Situa-se na localidade de Naica no município de Saucillo e as principais matérias ali extraídas são o chumbo, zinco e prata.

Ao longo da sua exploração têm sido encontradas numerosas cavernas, contendo cristais de selenite com tamanhos que vão até os 11 metros de comprimento e os 4 metros de diâmetro.

 

Plitvice Lakes

Plitvice Lakes National Park é o mais antigo parque nacional no Sudeste da Europa e o maior parque nacional na Croácia. O parque nacional foi fundado em 1949 e está situado na montanhosa área do centro da Croácia, na fronteira com a Bósnia e Herzegovina.

A área protegida se estende por 296,85 quilômetros quadrados. Em 1979, Plitvice Lakes National Park foi adicionado ao Património Mundial da UNESCO registrado entre os primeiros locais naturais no mundo.

 

Chapada dos Viadeiros

A Chapada dos Veadeiros localiza-se na região nordeste do Estado de Goiás, no Brasil. O parque foi criado, em 1961, pelo então Presidente da República, Juscelino Kubitschek, com o nome de Parque Nacional do Tocantins. Foi reconhecido como Património Natural Mundial pela UNESCO em Dezembro de 2001.

Entre as espécies da fauna que habitam o parque, cerca de cinqüenta são classificadas como raras, endêmicas ou sob risco de extinção na área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...