É fundamental para a saúde dos gatos que suas vacinas estejam em dia, assim como a vermifugação. A vacinação evita doenças de gatos e garante o bem estar do bichano. A vacinação é um cuidado necessário tanto para os gatos adultos quanto filhotes e deve ser feita antes que o gato entre em contato com outros felinos. A vacinação deve ser acompanhada na carteira de vacinação do animal, fornecida pelo veterinário.
Existem diferentes tipos de vacinas de gatos: a tríplice, a quádrupla e a quíntupla. A escolha é feita pelo veterinário que analisa qual é a melhor opção para o gato. O reforço da vacina tríplice e antirrábica deve ser feito anualmente em gatos que moram em casas, abrigos e sítios e a cada 3 anos em animais de apartamento que não têm contato com outros gatos.
Fique atento, conheça as vacinas para gatos e quando devem ser aplicadas:
Com 60 dias de vida o gato deve tomar a vacina quádrupla ou quíntupla que protege contra rinotraqueíte, calicivirose, panleucopenia e clamidiose (para a quíntupla acrescenta-se leucemia). Com 90 dias o gato deve repetir a dose que foi tomada com 60 dias, a vacina quádrupla ou quíntupla. Com 120 dias o gato deve tomar a terceira dose da vacina quádrupla ou quíntupla.
A vacina que previne a raiva nos gatos, a antirrábica, deve ser tomada com 150 dias de vida do animal. Alguns veterinários optam por dar a vacina contra raiva juntamente com a terceira dose da quádrupla ou quíntupla felina, que também é permitido. Quando atingem a vida adulta, os gatos devem tomar anualmente 1 dose da vacina quádrupla ou quíntupla e 1 dose de antirrábica.
Se você adotou um gato da rua, leve-o ao veterinário para que possa tomar as vacinas e a vermifugação.
Os cuidados com a saúde dos gatos devem ser tomados para prevenir doenças. No local da aplicação da vacina é normal que forme uma bolinha, ela será absorvida com o tempo pelo próprio organismo do animal.
Fonte: www.ospaparazzi.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário