As farinhas preparadas como cascas de frutas e legumes proporcionam muitas vitaminas e minerais ao nosso organismo, além de nos ajudar a emagrecer. As farinhas nos trazem muitos benefícios e sempre estão incluídas nos cardápios daqueles que gostam de preservar sua saúde.
Essas farinhas podem tanto ser preparadas em casa, como compradas em supermercados e lojas especializadas. Abaixo você pode conferir uma seleção de modos de preparo de cada tipo de farinha. Elas podem ser incorporadas em sucos, vitaminas, leite, saladas, etc.
Farinha de Casca de Laranja
Se a sua idéia é emagrecer, então o preparo da farinha deve ser feito utilizando a casca da laranja amarga, espécie Citrus aurantium dulcis Linné. Para diminuir a fome, consuma 2 colheres da farinha 30 minutos antes do almoço e 30 minutos antes do jantar.
Você pode misturá-la na água. Para fazer a farinha você vai precisar da casca de 12 laranjas amargas, lavadas e secas. Pique as cascas em lascas médias e leve para secar em forno baixo. Quando estiverem secas (quebradiças ao toque), triture as cascas no liquidificador.
Farinha de Banana Verde
A banana verde é excelente para perder barriga. Os benefícios são tantos que os nutricionistas até criaram um purê, conhecido como biomassa. Essa substância feita do amido da banana verde retarda a digestão dos alimentos, saciando a fome.
O amido chega até o intestino nutrindo as bactérias da nossa flora bacteriana normal, consequentemente o intestino passa a absorver com mais facilidade o cálcio, o magnésio e o zinco, minerais que aceleram o metabolismo corporal.
A farinha de banana verde é feita a partir dessa biomassa e é vendida pronta, geralmente em casa de produtos naturais. Para emagrecer utilize o mesmo método da casca de laranja. Se você deseja preparar esta farinha em casa então você vai precisar de 6 bananas verdes de tamanho médio cortadas em rodelas finas.
Deite as rodelas em uma assadeira e asse em forno baixo, após 20 minutos vire as rodelas e deixe por mais 20 minutos. É importante deixar uma colher de inox entre o forno e a porta para que seja possível a saída da água que vai evaporar da banana.
Depois de seca, bata no liquidificador na posição pulsar, evitando que a farinha não fique muito fina. Existe também um outro método para se obter a farinha de banana verde em casa. Você pode fazer com quantas bananas quiser.
Comece escaldando-as em água fervente por dois minutos. Descasque e corte em tiras. Coloque em um tabuleiro, dispostas lado a lado. Leve ao forno e deixe torrar até ficarem esturricadas, quebradiças e esfarinhando na mão.
Passe em uma máquina de moer ou liquidificador e depois passe em uma peneira fina.
Farinha de Berinjela
Além de emagrecer, a farinha de berinjela protege o coração. Para prepará-la em casa você vai precisar de 1kg de berinjelas com casca cortadas em fatias. Coloque as fatias de berinjela numa forma. Leve ao forno a uma temperatura de 200ºC durante 2h 15min, ou até a berinjela ficar crocante e ressecada.
Triture a berinjela desidratada no processador ou no liquidificador, até virar pó. Você saberá que fez certo porque a farinha de berinjela no fim do processo vai ter a mesma aparência da farinha de mandioca. Esta receita rende 100 gramas de farinha de berinjela, que deve ser guardada em um pote bem vedado, em local arejado e ao abrigo da luz (pode ser na geladeira), e vai durar cerca de um ano.
Farinha de Maracujá
A farinha de maracujá emagrece e ajuda a baixar o nível de glicemia e o colesterol no sangue, sendo importante no diabetes e na hipertensão e colesterol alto. Seus maiores benefícios se devem à pectina, uma fibra solúvel.
Você precisará da casca de 5 maracujás, lavadas e secas. Pique as cascas em lascas médias e leve para secar em forno baixo. Quando estiverem secas (quebradiças ao toque), triture as cascas no liquidificador.
Ração Humana
Para quem tem uma alimentação equilibrada durante o dia, a substituição do café da manhã por três colheres de sopa de ração humana misturadas ao leite ou suco não faz mal à saúde e pode enriquecer a dieta. Neste caso ela pode até ajudar a emagrecer.
Diabéticos e hipertensos não devem acrescentar açúcar mascavo, guaraná em pó e cacau à ração humana. E ainda assim, seria ideal informar o médico ou nutricionista sobre a utilização da ração humana. A ração humana pode facilmente ser encontrada em supermercados, mas você também pode prepará-la em casa misturando os seguintes ingredientes:
- 500g de soja em pó
- 500g de farelo de trigo
- 500g de farelo de aveia
- 100g de gergelim
- 100g de linhaça dourada
- 100g de guaraná em pó
- 100g de levedo de cerveja
- 100g de gérmen de trigo
- 100g de açúcar mascavo
- 100g de gelatina sem sabor
- 100g de quinua
- 100g de cacau em pó
- 100g de farinha de maracujá
Conclusão
As frutas fazem muito bem à saúde, rejuvenescem devido aos flavonoides e emagrecem devido às suas fibras que aumentam a saciedade e auxiliam no funcionamento do intestino. Algumas pessoas sentem um pouco de dificuldade de comer frutas.
Aquelas que trabalham o dia todo, por exemplo, e outras realmente não gostam de consumi-las. Estas pessoas muitas vezes optam por ingerir frutas em forma de sucos e vitaminas, o que também é saudável, apesar do acréscimo de açúcar á bebida.
E agora contamos com uma nova forma de ingerir frutas, que é através de farinhas. Assim fica muito mais fácil de levá-las para o trabalho, escola ou qualquer outro lugar e adicioná-las ás refeições. Facilita também para aqueles que não gostam de frutas, mas necessitam de seus benefícios.
As farinhas de frutas são muito procuradas por quem quer emagrecer, por diabéticos e por quem tem colesterol alto. Porém essas farinhas podem ser usadas por qualquer pessoa, elas muitos benefícios para a saúde e complementam a alimentação, principalmente daqueles que não costumam ter hábitos saudáveis.
As farinhas de frutas são indicadas para todos, então agora é só colocar a mão na massa, ou melhor, na fruta, e preparar as suas farinhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário