Bypass Intestinal é uma técnica criada a pouco tempo para aquelas pessoas que estão acima do peso e não conseguem emagrecer de forma nenhuma. Na verdade é uma cirurgia feita no intestino. A mesma que o apresentador Fausto Silva fez há um tempo atrás e que foi muito criticada pela medicina, recentemente a comediante Fabiana Carla também fez e você pode ver o resultado.
Tire suas dúvidas sobre o assunto, talvez seja uma boa alternativa para você.
O que é?
Para que vocês possam entender melhor a técnica do Bypass Intestinal, primeiramente, explicarei um pouco como funciona o sistema digestivo, e porque algumas pessoas engordam e outras não, e que mesmo fazendo dieta não conseguem fazer o controle da obesidade. O estômago nada mais é do que um “tanque” de armazenamento, não é ele o responsável pela absorção e armazenamento de gordura, e sim o intestino fino, em seu todo, que é responsável por metabolizar a gordura que é ingerida, então, quanto maior for o intestino do paciente, maior é a área de absorção. A Técnica do Bypass Intestinal nada mais é do que um desvio do intestino (uma espécie de atalho) do paciente obeso, que é bem mais longo do que deveria.
Entenda melhor
O Bypass Intestinal é uma técnica que foi realizada por um médico no Paraná, Dr. José Lazarotto, para o controle da obesidade, e é baseada na superfície de área de absorção intestinal, então quanto maior essa superfície, quanto maior o intestino, mais facilidade o paciente tem para ganhar peso, o que é feito: reduzimos através de um desvio (o intestino do paciente permanecerá ileso, sem cortes) a superfície de absorção, usando uma ponte com o intestino fino, então, são feitos 02 trajetos no intestino, um menor por onde passa grande parte do alimento ingerido, e um maior, esse lado maior é chamado de lado hipofuncionante, pois é um termo que os médicos utilizam para mostrar que continua funcionando, porém, a quantidade é pouca, e absorve muito pouco do alimento ingerido.
Essa técnica de desvio do intestino é de condução simples, porém, a cirurgia de desvio do intestino também tem riscos como qualquer outra cirurgia, tecnicamente é uma cirurgia de fácil controle e manuseio, sendo assim é uma técnica segura.
Por que optar por essa técnica?
Essa técnica de desvio do intestino é indicada por vários motivos. Ao contrário da cirurgia gástrica, após a cirurgia o paciente volta a comer normalmente, continuando com seu hábito alimentar. Como a cirurgia é feita no intestino, é preservado toda a área de absorção de vitaminas que se encontra no aparelho digestivo, é uma técnica menos abrasiva, pois, não se isola ou retira nada do aparelho digestivo, o estômago fica intacto, com a mesma capacidade de armazenamento, por isso, o paciente pode voltar a comer normalmente em pouco tempo.
Pré – operatório
De uma forma geral, o paciente passa por uma consulta, ele é direcionado para uma equipe multidisciplinar que é composta por psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas. São feitos alguns exames, e sendo detectadas algumas comorbidades, que são: pressão alta, diabetes, trigliceres alto entre outros, é feito um controle, tentando chegar o mais próximo a normalidade, então, o paciente está apto para fazer o procedimento de Bypass Intestinal.
Anestesia
Todo paciente passa por uma consulta pré-anestésica, onde ele conhece o anestesista antes de entrar na sala de cirurgia, e é nessa consulta que fica praticamente estipulado qual tipo de anestesia que será utilizada. Por exemplo: pacientes que são novos, não tem muito excesso de peso, e nem obesidade mórbida, pode ser feito com anestesia peridural, raqui e uma sedação só para ele dormir, agora pacientes que são mórbidos é feito a anestesia geral.
Internação e o pós-operatório
A internação do paciente é feita da seguinte forma, se ele tiver diabetes, é internado no dia anterior, para prepará-lo. No dia seguinte ele é operado, no mesmo dia ele já está andando, e se alimentando de caldos e frutas e no próximo dia ele já recebe alta. No caso de pacientes que não tem comorbidades, ele é internado no mesmo dia da cirurgia, no mesmo dia já esta andando e se alimentando de caldos e frutas também, e no dia seguinte ele já recebe alta. A fase de readaptação alimentar e rápida, em média 45 dias após a cirurgia, os pacientes já estão se alimentando normalmente, comendo arroz, feijão, etc. E continua a perder peso.
É indicado para: Qualquer pessoa entre 18 e 65(desde que não tenha nenhuma patologia grave) pode ser submetida a essa técnica. Essa técnica é feita para o controle da obesidade.
Contra indicações: Como qualquer outra cirurgia para controle da obesidade, pacientes que, por exemplo, tem histórico de câncer, imunodepressão que tem o HIV, pacientes que tem doença pulmonar graves, cardiopatias graves, entre outros, não estão aptos a fazer a cirurgia de Bypass Intestinal.
Reversão
A técnica de Bypass Intestinal é totalmente reversível. É uma técnica que se feita por um cirurgião experiente, é extremamente simples e de fácil reversibilidade.
Veja como é feita a cirurgia:
Nenhum comentário:
Postar um comentário