Raça de Cachorro - Fox Terrier Pelo Liso

O Fox Terrier, em ambas as variedades, são de origem Britânica e, provavelmente, deve sua existência aos mesmos tipos de cães que originaram tanto o Bull Terrier quanto o Manchester Terrier). O Fox Terrier Pelo Liso é um dos mais vivos e alerta dos terriers.

Capaz de suportar qualquer quantidade de exercício, está sempre pronto para pegar dos ratos, coelhos e raposas.

 

História

O Fox terrier de pelo liso é um cão cuja raça foi desenvolvida através de cruzamentos entre os dachhunds, os english hounds e posteriormente, os fox hounds e os beagles. É um dos mais antigos terriers deste tipo, oriundo do Reino Unido no século XVII.

Eram cães usados por fazendeiros para caçar as raposas e os ratos, que destruíam suas lavouras, no subsolo e nas tocas destes animais. Por anos, os de pelo liso e de pelo duro - produzido para ser menos vulnerável que seu parente - foram considerados como exemplares da mesma raça.

Em sua terra natal teve seu primeiro padrão estabelecido em 1876, já separado do outro, embora ainda considerados apenas variedades. Em 1885, foram separados definitivamente, quando já chegados aos Estados Unidos.

Já foi atribuído a este cão, o título de "pequeno atleta" canino. Sem dúvida, este é um título conquistado com merecimento.

 

Temperamento

Alerta, rápido nos movimentos, com expressão alerta, firma-se na ponta das patas em expectativa. Amigável, sociável e destemido. Dito cheio de energia, brincalhão e impulsivo, tem seu adestramento classificado como difícil e é considerado bom para o campo, onde pode exercitar-se com frequência.

É considerado o cão mais educado entre todos os Terriers. É bem humorado, companheiro, afetuoso e é uma ótima companhia para crianças.

 

Características físicas

Fisicamente é um animal musculoso. O pelo deve ser reto, assentado, liso, duro, denso e abundante. O ventre e a parte interna das coxas não são desprovidas de pelo. O branco deve predominar; todo branco, branco com castanho, preto e castanho ou com manchas pretas.

Manchas tigradas, vermelhas ou fígado são altamente indesejáveis. Os machos devem pesar de 7,5 a 8 kg e as fêmeas de 7 a 7,5 kg. O seu tamanho oscila entre 33cm e 41cm. Os olhos do Fox terrier de pelo liso são pequenos, de cor escura, um pouco fundos.

 

Saúde

Essa raça pode desenvolver tártaro, surdez, catarata e dermatites, o que pode ser evitado e/ou controlado com idas periódicas a um veterinário.

 

Fontes: www.cbkc.org / pt.wikipedia.org / www.dogdogs.net / www.guiaderacas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...