Cada vez mais as pessoas escolhem viver em apartamentos. É mais seguro e muitas vezes têm um preço mais barato do que uma casa grande. Mas, e se você quiser ter um pet no apartamento? Será que o gato ou cachorro vai se adaptar ao novo espaço reduzido?
Confira oito dicas para viver com seu pet no apartamento:
1 - Local para necessidades
Deve ser estabelecido um local para que o animal possa fazer o xixi e o cocô. Recomenda-se que seja em um lugar que não incomode as pessoas da casa, como área de serviço, varanda ou banheiro dos fundos. Podem ser utilizadas toalhas higiênicas especiais que ajudam a reduzir os odores e que podem ser trocadas frequentemente (no caso dos cães) e caixas higiênicas com areia (no caso dos gatos).
2 - Não é para segurar o xixi
No caso dos cães é comum eles fazerem suas necessidades fora do apartamento. Isso faz com que eles dependam, exclusivamente, do proprietário para urinar e defecar. Alguns acabam desenvolvendo infecções de urina por “segurarem” o xixi por muito tempo. Tendo o local correto para fazer o número “um” ou o “dois”, o cachorro poderá fazer suas necessidades no momento em que estiver com vontade da maneira mais natural possível.
3 - Local para dormir
Ofereça casinhas, caminhas e colchões bem higienizados para os pets. A limpeza deve ser feita periodicamente, pois cães e gatos tem contato íntimo com seus proprietários e podem transmitir doenças. Não se esqueça de usar vermífugos, dar banho, fazer a tosa e ter um controle de pulgas e carrapatos em seu pet.
4 - Escolha o animal certo
Os gatos, como é de se esperar, adaptam-se melhor aos espaços pequenos. Mas precisam de atenção, cuidados com higiene e um local para tomar sol. Cachorros de porte grande e que geralmente são cheios de energia são difíceis de se adaptar. Eles também precisam de tempo para o banho de sol e, claro, passear e correr.
5 - Cães precisam de outros cães
Os cachorros precisam sair do apartamento para ter contato com outros ambientes, outros cheiros e outros cães. Esses estímulos são essenciais para eles serem saudáveis no corpo e na mente.
6 - Cuidado com o estresse
Os animais que vivem em apartamentos são mais suscetíveis ao estresse. Por se sentirem presos naquele espaço e sozinhos, eles podem apresentar certos distúrbios:
- A imunidade pode baixar e causar doenças;
- O pet pode desenvolver comportamentos destrutivos: comer objetos e roupas, por exemplo;
- Em certos casos podem apresentar depressão e hábitos autodestrutivos: lambedura de patas e redução de apetite.
7 - Cuidado com o sedentarismo
A falta de espaço e/ou estímulo tornam os animais sedentários, o que pode contribuir para obesidade e doenças originárias do sobrepeso como distúrbios cardiovasculares.
8 - Exercícios físicos
O ideal é passear diariamente e estimular o animal a praticar exercícios físicos. Correr, nadar, brincar… Se o pet se divertir está valendo. Além de espantarem as ameaças do estresse e do sedentarismo, ele vai apresentar uma aparência mais saudável e um comportamento mais ativo.
Fonte: papofeminino.uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário