Drogas

A palavra droga vem do francês drogue e significa "coisa seca". Droga, narcótico, entorpecente e estupefaciente são termos que denominam substâncias químicas que produzem alterações dos sentidos.

Droga é um termo que abrange uma grande quantidade de substâncias, que pode ir desde o carvão à aspirina. Droga também pode ser qualquer produto alucinógeno que leve à dependência química por uso excessivo.

As drogas naturais são obtidas através de determinadas plantas, de animais e de alguns minerais. Exemplos:

  • a cafeína (do café)
  • a nicotina (presente no tabaco)
  • o ópio (na papoula)
  • o THC ou tetrahidrocanabinol (da cannabis)

As drogas sintéticas são fabricadas em laboratório, exigindo para isso técnicas especiais.

O termo droga, presta-se a várias interpretações, mas ao senso comum é uma substância proibida, de uso ilegal e nocivo ao indivíduo, modificando-lhe as funções, as sensações, o humor e o comportamento.

 

Classificação das drogas

Estimulantes - produzem aumento da atividade pulmonar, diminuem a fadiga, aumentam a percepção ficando os demais sentidos ativados.

Exemplos: cocaína, crack, cafeína, teobromina (presentes em chocolates), GHB, metanfetamina, anfetaminas (bolinha, arrebite) etc.

 

Depressores – Diminuem a atividade cerebral e podem dificultar o processamento das mensagens que são enviadas ao cérebro.

Exemplos: álcool, barbitúricos, maconha, diluentes, quetamina, cloreto de etila ou lança perfume, clorofórmio, ópio, morfina, heroína, e inalantes em geral (cola de sapateiro, etc).

 

Perturbadores das atividades mentais - Têm por característica principal a despersonalização em maior ou menor grau.

Exemplos: cogumelos, LSD, MDMA ou ecstasy e DMT.

 

Termo e Uso

O termo droga envolve os analgésicos, estimulantes, alucinógenos, tranquilizantes e barbitúricos, além do álcool e substâncias voláteis. As psicotrópicas são as drogas que tem tropismo e afetam o Sistema Nervoso Central, modificando as atividades psíquicas e o comportamento. Essas drogas podem ser absorvidas de várias formas: por injecção, por inalação, via oral ou injeção intravenosa.

É comum distinguir o abuso do uso de drogas de seu consumo normal. Esta classificação refere-se à quantidade e periodicidade em que ela é usada. Outra classificação, se refere ao uso das drogas em desvio de seu uso habitual, como por exemplo o uso de cola, gasolina, benzina, éter, dentre outras substâncias químicas. Os usuários podem ser classificados em: experimentador, usuário ocasional, habitual e dependente.

 

Tipos de drogas

Bebida Alcoólica Cocaína
   
Crack DMT
   
Ecstasy Haxixe
   
Heroína LSD
   
Maconha Merla
   
Metanfetamina Morfina
   
Oxi Psilocibina
   
Tabaco Fármacos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...