Como pintar faixas em móveis

Adicionar faixas é uma maneira rápida e fácil de dar mais estilo e decorar móveis de madeira. Pintar faixas nas bordas sobre móveis pintados com esmalte ou envelhecidos pode destacar superfícies planas - utilize uma faixa fina nas bordas ou pinte várias faixas ou bordas geométricas.

Tampos de mesas, assentos de cadeiras e áreas similares são bons candidatos para as faixas, porém qualquer superfície plana pode ser decorada com faixas. Utilize esmalte brilhante ou semibrilho, ligeiramente diluído; certifique-se que ele é compatível com o acabamento existente.

 

Técnicas de aplicação

Aplicação de faixas a mão livre

A aplicação de faixa a mão livre exige mão firme e um bom pincel, porém não é difícil em uma peça pequena. A superfície onde será aplicada a faixa deve estar limpa; remova toda a cera e sujeira. Utilize um pincel de artesanato de boa qualidade, com um diâmetro menor e ponta fina.

Dica: Pratique as faixas em um pedaço de papelão antes de trabalhar sobre a peça.

Faixas próximas à borda de uma superfície podem ser aplicadas sem uma régua ou outro tipo de guia. Segure o pincel com o polegar e os primeiros dois dedos e apoie os outros dois dedos na borda da superfície; mantendo o pincel firme na superfície, escorregue sua mão ao longo da borda.

Este método é eficiente para faixas em superfícies curvas ou retas. Para faixas que fiquem muito longe de uma borda reta, para aplicar esta técnica, utilize um bastão como guia para escorregar sua mão; peça para que alguém segure o bastão enquanto você pinta.

Aplique o esmalte cuidadosamente para fazer uma faixa completa, porém não o suficiente para pingar ou escorrer. Mantenha a pressão estável enquanto escorrega o pincel ao longo da borda da superfície; pratique sobre um papelão até que se sinta seguro com a técnica.

Caso o pincel não mantenha a ponta ou se abrir muito, tente girá-lo um pouco enquanto pincela. Isto dará o formato ao pincel enquanto você trabalha. Para faixas duplas ou desenhos com mais de uma cor, deixe cada faixa secar completamente antes de pintar a próxima.

Dica: Trabalhe da faixa interna para a externa para evitar manchas.

 

Faixas feitas com fita adesiva

Em bordas longas utilize fita crepe para definir as faixas. A superfície deve estar limpa, remova toda a cera e sujeira. Pressione a fita com cuidado ao longo da superfície, certifique-se que esteja reta e a uma distância compatível da borda.

Sele as bordas da fita cuidadosamente para evitar que a tinta passe por baixo dela, pressione cada fita com firmeza ao longo de todo seu comprimento com a unha do polegar ou com a ponta de uma desempenadeira.

Aplique o esmalte com um pincel para artesanato de boa qualidade, quase da mesma largura que a faixa a ser pintada. Utilize tinta suficiente para cobrir completamente a superfície, porém espalhe bem; não permita que a faixa fique grossa ou não-uniforme. Deixe a tinta secar completamente.

Então remova a fita, puxando sutilmente para longe da superfície. Não deixe a fita sobre a superfície por mais de 12 horas ou ela poderá danificar o acabamento.

Para faixas duplas ou desenhos com mais de uma cor, deixe cada faixa secar completamente antes de colocar a fita na próxima. Aplique a fita com cuidado onde as faixas se cruzam, para evitar qualquer dano às faixas anteriores. Trabalhe da parte de dentro da superfície em direção às bordas.

 

Protegendo a superfície

A superfície deverá ser selada com verniz para evitar danos às faixas. Aplique uma demão de verniz diretamente sobre as faixas.

Dica: Caso esteja trabalhando com móveis baratos, os decalques podem ser outra opção para enfeitar sua peça.

Fonte: casa.hsw.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...