Uma frequente fonte de inspiração para alguns cineastas é o mundo da música. Há anos, diretores e roteiristas se baseiam em obras musicais para criar uma nova história no cinema. Este ano, o Brasil viu o surgimento de Faroeste Caboclo, por exemplo. Para conhecer outros filmes inspirados por músicas, veja esta lista de cinco longas com essa característica.
Faroeste Caboclo
Quem nunca pensou em um filme sobre "Faroeste Caboclo", uma das obras mais aclamadas do Legião Urbana. Escrita por Renato Russo em 1979, a música foi listada no álbum Que País é Este?, lançado pela banda em 1987. A história de Maria Lúcia e João de Santo Cristo, situada em Brasília, ganhou as telas de cinema este ano. O responsável pela transposição foi René Sampaio, que mudou alguns trechos da faixa, mas manteve a essência da história criada por Renato - confira o trailer do filme abaixo:
Veludo Azul
Um dos melhores filmes de David Lych, Veludo Azul é uma obra-prima inspirada por "Blue Velvet", música de Bobby Vinton - também cantada pelo grupo Clovers. Além de ser uma das bases para o longa, a canção também é reproduzida no filme, no caso, a personagem Dorothy Valleys (Isabella Rosselini), faz a performance - veja o trailer abaixo:
Across The Universe
O musical de Julie Taymor não é baseado em uma, mas inúmeras canções de um dos maiores, se não o maior grupo da história, The Beatles. A história do longa mostra um casal dos anos 1960, lutando para seguir com o próprio amor no meio de guerras e problemas sociais da época. "Across The Universe", a canção, está no álbum Let It Be, do Beatles, de 1970.
Yellow Submarine
Mais um longa baseado na obra do Beatles. Yellow Submarine, além de canção, virou também um álbum da banda. Um dos inúmeros projetos cinematográficos com os garotos de Liverpool, o filme mostra o grupo combatendo os Meanies, vilões que pretendem acabar com a arte e música. No player abaixo, confira um trailer do longa:
De-Lovely
Não é uma música, mas a obra de um dos maiores músicos da história que inspira De-Lovely, de Irwin Winkler. O filme conta a trajetória de Cole Porter, artista americano responsável por clássicos como "Let's Do This, Let's Fall in Love" e "You're The Top". No longa protagonizado por Kevin Kline, o primeiro encontro entre Porter e Linda Lee Thomas é mostrado, além de toda a polêmica homossexual que envolve o compositor. São algumas horas de ótimas músicas e atuações de primeira qualidade. Confira o trailer no player abaixo:
Fonte: omelete.uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário