Ele é o queridinho das moças com cabelos volumosos ou cacheados, mas pode ser usado também por quem tem as madeixas mais finas. O creme para pentear sem enxágue é democrático! E o mais legal: cuida da saúde dos seus fios. Especialistas afirmam que o produto ajuda a repor as proteínas, contribui para preservar a cor e protege contra os efeitos físicos do dia a dia. Além disso, proporciona maleabilidade e suavidade.
Embora esse cosmético possa ser usado por todas, é mais recomendado para quem tem os cabelos ressecados, porosos ou volumosos. Se você tem cachos, um creme para pentear pode potencializar a beleza dos fios, suavizando as ondulações. Mas antes de sair besuntando as madeixas, atenção: nada de exageros. O produto deve ser usado apenas do comprimento ao fim dos fios, nunca na raiz.
- No caso dos cabelos cacheados, o creme para pentear ajuda a definir e proteger os cachos.
- Nos lisos, auxilia na proteção e manutenção da cor.
- Para os mistos, proporciona suavidade e movimento. Na aplicação, todo cuidado é pouco.
O excesso, principalmente perto da raiz, pode deixar o cabelo com aspecto pesado, sem movimento, e servir como depósito de poeira. Isso facilita o aparecimento de caspas, estimula a oleosidade e pode ocasionar até queda de cabelo.
Combinacoes de produtos
No afã de controlar as madeixas, muitas combinam o creme de pentear com outros produtos, como o gel. Isso não prejudica os fios, mas é desnecessária, é recomendado apenas para um penteado, aí a pessoa até poderia associar com um mousse, por exemplo. E, depois, spray fixador.
A combinação do creme para pentear com outros produtos não vai necessariamente danificar os fios, mas com certeza deixará o cabelo com aspecto pesado e sem brilho. É bom escolher um ou outro. Se usar o creme para pentear, não use gel, mousse, spray ou pomada modeladora depois.
Jamais use creme para pentear como protetor térmico, antes de fazer uma escova. Para esse procedimento utilizamos um produto específico, termoativado, ou seja, que funciona com o calor do secador. Não é o caso do creme de pentear, que, dependendo de seus componentes, pode até queimar o cabelo.
Usar o creme para pentear é fácil. Mas antes do produto, como proceder?
No banho, aplique normalmente xampu e condicionador. Por fim, nos cabelos úmidos, vai o creme. Para os mais oleosos, o leave-in, também sem enxágue, é mais adequado.
O produto pode ser usado todos os dias. Há quem recomende, porém, três vezes na semana. Só se deve lançar mão do condicionador antes do creme em casos de cabelos muito rebeldes. A quantidade a se aplicar é importante. Para evitar a textura "pastosa", deve-se colocar uma pequena quantidade na palma da mão. Já é o suficiente para espalhar e hidratar.
A quantidade tem de corresponder ao tamanho de uma noz ou de uma moeda. Espalhe nas mãos e, aos poucos, aplique, nunca em excesso. Sinta os fios, tenha paciência com o cabelo.
Se você lavar de manhã e no fim do dia os fios já estiverem muito oleosos, melados mesmo, o primeiro passo é diminuir a dose. Se não resolver, corra para o salão e procure um profissional para diagnosticar o problema e fazer uma limpeza capilar profunda.
Caso você perceba que o creme está deixando os fios ensebados e pesados, é provável que esteja usando de forma incorreta. Lembrando que o uso inadequado pode acarretar em irritação no couro cabeludo ou formação de caspa. Na hora de escolher o creme, peça sugestões a um profissional que entenda de terapia capilar. Se o cabelo começar a ficar oleoso, pesado e sem forma solicite ao seu cabeleireiro uma nova indicação.
As substâncias mais comuns nesse tipo de cosmético são o dimeticone e ciclometicone, silicones, óleos naturais, quatérnios, queratinas, emolientes e aminoácidos. Normalmente, a formulação pode ter uma série de proteínas e vitaminas. Óleos e extratos naturais também são uma boa pedida. A grande novidade são os que contêm óleo de argan, o famoso componente doMorrocan Oil.
Na hora de pentear
O ideal é pentear os fios ainda molhados. Pente fino para cabelos que não estiverem muito embaraçados e grosso para os que embaraçam muito. Importante começar nas pontas (retirando os nós) e, depois, no comprimento, pois os cabelos molhados são menos resistentes que os secos.
Recomenda-se escova com cerdas naturais de javali, para os lisos, ou um pente com dentes largos, para crespos ou cacheados. Já Marcos Coraza discorda:
Leave in
Mais leve que o creme para pentear, o leave-in pode ser usado por quem tem os cabelos mais finos e menos ressecados. Recomendo para todos os tipos de cabelo, até porque hoje em dia eles possuem na sua formulação FPS. O leave-in protege contra os raios UV e os efeitos físicos e mecânicos. O leave-in é ótimo para cabelos oleosos. O produto é usado para hidratar. Já em cabelos cacheados, ajuda a definir os cachos.
Importante usar a uma distância de pelo menos um palmo da raiz, privilegiando o comprimento e as pontas. É desnecessário combinar o leave-in com outros produtos. Pois um substitui o outro.
Fonte: www.bolsademulher.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário