Uma forma de diversificar a produção é atuar no mercado de doces finos. O biscuit comestível está sendo muito usado para decorar doces e bolos. Veja como é fácil fazer!
Material:
- 2 colheres de sopa rasas de gelatina em pó sem sabor ou 1 pacote de 12g
- 5 colheres de sopa de água fria (para dissolver a gelatina)
- 550g de açúcar de confeiteiro peneirado 3 vezes (reserve 100g desta quantidade para o manuseio da massa, depois de cozida)
- 3 colheres de sopa de goma adraganta ou CMC
- 2 colheres de sopa de glucose dissolvida em 1/2 colher de sopa de água
- 3 colheres de sopa rasas de gordura vegetal hidrogenada
- 1 clara de ovo (grande)
- 100g de Maizena
- Corante comestível nas cores desejadas
- Panela com revestimento interno anti-aderente, peneira fina, colher de pau.
Sobre a goma adraganta ou CMC - pouco familiar no mundo dos artesãos, ela serve para tornar a massa mais espessa.
Normalmente é utilizada nas indústrias de alimentos e também em laboratórios farmacêuticos, sempre em produtos que serão ingeridos. Pode ser encontrada à granel em algumas farmácias de manipulação e casas especializadas em produtos para confeitaria.
Sobre os outros ingredientes da receita - são facilmente encontrados em casas que vendem produtos para confeitaria. Normalmente, as lojas enviam seus produtos para todo o país.
Modo de fazer:
Numa panela com revestimento interno anti-aderente, dissolva a gelatina na água fria aos poucos.
Acrescente 450g do açúcar de confeiteiro peneirado 3 vezes, a goma adraganta ou CMC, a glucose líquida, a gordura vegetal e a clara de ovo.
Misture bem todos os ingredientes com uma colher de pau e leve ao fogo, entre médio e alto, mexendo sempre.
Quando a massa adquirir a consistência de um mingau espesso e começar a desgrudar do fundo da panela, tire-a do fogo e deixe esfriar por cerca de 20 minutos.
Polvilhe então uma superfície de mármore, fórmica ou madeira lisa com um pouco da Maizena e despeje a massa. Manuseie-a como faria com uma massa de pão.
Vá acrescentando aos poucos o açúcar peneirado restante (100g) e a Maizena, sovando bem, para que fique com uma consistência homogênea.
É possível que você não precise usar toda a quantidade de Maizena e nem todo o açúcar reservado para o manuseio. O importante é que a massa fique macia, elástica, e que se solte facilmente das mãos.
Tingir é fácil
O resultado do trabalho é sempre melhor se você deixar para tingir a massa apenas na hora de utilizá-la.
A maior parte das peças é feita com massa tingida com corante comestível. Use as cores e quantidades indicadas e manuseie bem até obter uma coloração homogênea, toda por igual.
Dicas essenciais
Se depois de pronta, no momento do trabalho, a massa estiver um pouco dura, coloque-a por cerca de 3 segundos no microondas em potência máxima - a consistência voltará ao normal.
Para conservação da massa, mantenha-a sempre na geladeira bem embalada em sacos plásticos e dentro de um recipiente plástico. Nestas condições pode durar até 6 meses.
Sugestões de modelagem:
Fonte: www.fazfacil.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário