O Brasil decidiu em julho deste ano que tipo de trem bala
ligará as duas maiores cidades do país. Um edital definindo as regras de
competição e modelo comercial foi publicado no Diário Oficial.
Segundo o Tribunal de Contas, o custo total do projeto,
envolvendo a compra dos trens, a construção de estações e a desapropriação de
terrenos deverá consumir R$ 33 bilhões. Isto é mais do que todo o orçamento para
construir a usina de Belo Monte, no Xingu, obra para a qual as estimativas mais
pessimistas estimam gastos de R$ 30 bilhões.
As empresas que se candidatarem a construir o trem bala no
Brasil deverão demonstrar que sua tecnologia é a mais acertada para as
necessidades brasileiras. Se essa construção é algo favorável para o Brasil, só
depois de pronto e em funcionamento é que vamos saber.
Andando a quase 300 km/h, os trens-bala são um meio de
transporte mais rápido que o avião para percorrer distâncias de até 650
quilômetros. Apesar de os aviões voarem a cerca de 800 km/h, os passageiros
perdem muito mais tempo para embarcar num aeroporto do que numa estação de trem.
Se houvesse um TGV entre Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo, o tempo de
viagem seria de 1 hora e 38 minutos. Um vôo entre as duas cidades não chega a 1
hora, mas perde-se pelo menos uns 50 minutos nos procedimentos de check-in e
embarque no aeroporto. Curiosamente, a tecnologia dos trens-bala não tem nada de
espetacular. Eles são puxados por uma espécie de locomotiva elétrica, da mesma
forma que os metrôs, só que abastecidos por correntes até nove vezes maiores. As
linhas também são planejadas para alta velocidade, apresentando poucas curvas,
estações distantes entre si e ausência de tráfego de trens mais lentos. O
primeiro trem de alta velocidade foi o japonês Shinkansen, que estreou em 1964
na linha Tóquio-Nagoya- Kyoto-Osaka.
Nesta galeria você vai ver uma lista contendo os melhores
dentre todos os trens, sejam eles trens-bala comuns ou Maglevs (trens
desprovidos de rodas, movidos pela levitação magnética).
TGV Francês
O TGV construído na França tem a maior velocidade média e liga
a cidade de Lyon a Aix-en-Provence. Na média, o trem viaja a 263,3 km/h. Quando
está na velocidade máxima atinge 320 km/h.
Durante testes, no entanto, o TVG francês chegou a 515 km/h,
mas essa velocidade limite não é considerada segura para operações
comerciais.
TGV são as siglas de Train à Grande Vitesse - "Trem de Alta
Velocidade".
Shinkansen japonês
Há vários tipos de trem bala no Japão. O trecho feio em maior
velocidade é o que liga as cidades de Hiroshima a Kokura. O pico de velocidade
é de 300 km/h, mas a velocidade média é de 261,8 km/h.
Thalys – Belga-Espanhol
Cruzando a Europa, o trem que sai de Bruxelas, na Bélgica, e
vai até Valência na Espanha viaja, na média, a 242,2 km/h. O pico de velocidade
é de 300 km/h.
Trem bala alemão – Eurostar
Uma viagem de Frankfurt a Bonn pode ser feita em trem alemão a
233 km/h de velocidade.
Taejeon – Trem bala coreano
Uma viagem da capital Seul até a região de Taejeon pode ser
feita num trem coreano que viaja a velocidade máxima de 300 km/h. Como o relevo
é acidentado, no entanto, a velocidade média do super trem fica em 189,8
km/h.
Fonte: info.abril.com.br
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