Os esportes radicais mais praticados no Brasil e no mundo

Os esportes radicais são esportes com um alto grau de risco físico, dado às condições extremas de altura, velocidade ou outras variantes em que são praticados. Também são conhecidos como esportes de aventura, porém o termo esportes radicais são mais populares.

O condicionamente físico, o estado mental, equipamentos e a alimentação são os fatores mais importantes para que o esporte radical seja bem sucedido. Os esportes radicais surgiram no final dos anos 80 e início dos anos 90 e tornou-se popular em pouco tempo.

O estudo define os esportes radicais como um lazer ou atividade recreativa muito agradável, mas se tiver uma má administração poderão gerar acidentes e até a morte do praticante. Os esportes radicais podem incluir ambas atividades competitivas e não-competitivas.

Os esportes radicais são freqüentemente rotulados como culpados por estereotipar os participantes desta atividade como estúpidos, impulsivos, e às vezes suicída. Existem muitos esportes radicais e alguns nem são tão conhecidos como o surf ou o Bungee jumping.

Veja um pouco sobre cada esporte radical e me diga nos comentários qual destes você pratica ou gostaria de praticar.

 

Acqua Ride

O Acqua Ride (passeio aquático) consiste em descer corredeiras sobre uma camâra de ar em formato ovalado, com alças para o atleta se segurar. Não são utilizados remos e sim as mãos como propulsores. Luva e capacete são equipamentos de segurança obrigatórios.

 

Acrobacia Aérea

Temos dois tipos: A acrobacia com tecidos, onde artistas, principalmente circenses, se penduram em panos/tecidos e fazem manobras com eles, uma das artes mais bonitas do circo. E a Acrobacia Aérea que é praticada com pequenos aviões, planador e eventualmente com helicópteros, que envolve manobras aéreas em formações ou solo.

 

Arborismo

O Arborismo (ou arvorismo) consiste na travessia entre plataformas montadas no alto das árvores, ultrapassando diferentes tipos de obstáculos como escadas, pontes suspensas, tirolesas e outras atividades que podem ser criadas. A atividade é muito utilizada no turismo de aventura, para lazer e recreação, e para estudos de fauna e flora das camadas mais altas da floresta.

 

Automobilismo

O automobilismo (também conhecido como corridas de automóveis ou desporto motorizado) é um desporto relacionado com competição com automóveis. É um dos desportos mais populares do mundo e talvez aquele em que a comercialização seja mais intensa.

 

Asa-delta

A Asa-delta é um tipo de aeronave composta por tubos de alumínio e é usada para praticar o esporte de mesmo nome. A origem do nome Asa-Delta deu-se pela semelhança da letra grega, que tem forma de triângulo, com o formato da asa desta aeronave.

 

Balonismo

O Balonismo é um esporte aéreo praticado com um balão de ar quente. Possui adeptos em todo o mundo e no Brasil vem se tornando popular. É bem diferente daqueles balões que são soltos no ar em épocas juninas, é feito por pessoas treinadas e em lugares seguros, e apesar da calmaria, o balonismo é sim considerado um esporte radical, devido a altura e os perigos que é claro sempre existe em qualquer esporte radical.

 

BMX ou Bicicross

O BMX ou Bicicross é um esporte praticado com bicicletas especiais, uma espécie de corrida em pistas de terra. Surgiu no final da década de 1950 na Europa e se popularizou na Califórnia no começo dos anos 1960.

 

Biatlo

O biatlo é uma competição individual que envolve dois desportos em simultâneo: esqui cross-country e tiro com provas intercaladas. O biatlo surgiu na Noruega como um exercício de treino para soldados. Há diversas provas e modalidades dentro do biatlo: individual, sprint, perseguição, revezamentos e saída em massa, tanto para homens e mulheres.

 

Bodyboard

O Bodyboard é um desporto onde o praticante desce a onda deitado ou de joelhos em uma prancha. Para auxílio da prática do desporto, utilizam-se pés de pato - nadadeiras - que servem para auxiliar na entrada da onda e na execução de manobras.

 

Bungee Jumping

O Bungee Jumping consiste em saltar para o vázio amarrado aos tornozelos com uma corda elástica. Há muito tempo, este desporto era uma espécie de prova pela qual os rapazes de uma aldeia teriam de passar para poderem começar a ser chamados de adultos.

 

Canoagem

A Canoagem é um desporto náutico, praticado com canoa ou caiaque, sendo modalidade Olímpica desde 1936.

 

Canyoning

O Canyoning consiste na exploração progressiva de um rio, transpondo os obstáculos verticais e anfíbios, através de diversas técnicas e equipamentos. A emoção e adrenalina é a maior atração para os praticantes que se apaixonam pela exploração de canyons. O Canyoning é um desporto extremamente seguro, que utiliza equipamentos de alta tecnologia e desempenho. O facto de se estar em contacto permanente com a natureza consegue transmitir ao praticante uma sensação inexplicável de liberdade e harmonia.

 

Corrida Aérea

A Corrida Aérea é um esporte que envolve pequenos aviões e é praticado em todo o mundo. É similar ao automobilismo; mas não é tão divulgado. Tanto é que muitas pessoas não conhecem, porém aquelas que já assistiram dizem nunca mais esquecer. Um dos eventos mais famosos em relação ao esporte é a Red Bull Air Race World Series.

 

Corrida de aventura

As Corridas de aventuras também são conhecidas como Competições multi esportivas. São competições que envolvem várias modalidades de esportes de aventura. Em geral são realizadas em ambiente natural. Não há um formato obrigatório, mas o mais utilizado é com equipes de dois a quatro atletas que precisam percorrer um trajeto marcado em mapas e cartas topográficas que são fornecidos pela organização do evento.

 

Kitesurf

O Kitesurf é um desporto aquático que utiliza uma pipa e uma prancha com uma estrutura de suporte para os pés. A pessoa, com a pipa presa à cintura, coloca-se em cima da prancha e, sobre a água, é impulsionada pelo vento que atinge a pipa. Ao controlá-lo, através de uma barra, consegue-se escolher o trajeto e realizar saltos incríveis. Este esporte, relativamente recente, encontra-se de momento com grande popularidade e uma prática crescente no Brasil e no mundo.

 

Mergulho

O Mergulho é uma prática muito antiga que consiste na exploração submarina utilizando-se ou não de equipamentos especiais.

 

Motocross

O Motocross é uma modalidade desportiva de motovelocidade, praticada sobre motocicletas de estilo off-road. São várias as categorias do Motocross, como: Arenacross, Trial e Enduro.

 

Mountain Biking

O Mountain Biking é uma modalidade de ciclismo na qual o objetivo é transpor percursos com diversas irregularidades e obstáculos. O Mountain Bike é praticado em estradas de terra, trilhas de fazendas, trilhas em montanhas e dentro de parques e até na Cidade. É um esporte que envolve resistência, destreza e auto-suficiência. Como é comum a prática do esporte em locais isolados, o aspecto de auto-suficiência é importante para que o ciclista consiga realizar pequenos reparos em sua bicicleta.

 

Orientação

A Orientação é um desporto individual que tem como objetivo percorrer uma determinada distância em terreno variado e desconhecido, obrigando o atleta a passar obrigatoriamente por determinados pontos no terreno (postos de controlo) e descritos num mapa distribuído a cada concorrente. O grau de dificuldade é estabelecido de acordo com a categoria dos atletas e conforme a sua idade (geralmente entre 10 e 80 anos).

 

Paintball

O Paintball é um esporte de combate, individual ou em equipes, usando marcador de ar comprimido ou CO2 que atiram bolas com tinta colorida. O objetivo é atingir o oponente, marcando suas roupas com tinta, sem causar dano ou lesão corporal. Cada lado da disputa costuma usar uma cor diferente, tornando fácil identificar a origem do tiro. A partir dai podem encenar vários tipos diferentes de disputa: um contra um, grupo contra grupo, contagem de pontos, captura de líder, defesa de território, captura de bandeira, como em qualquer outro jogo de simulação de combate.

 

Parapente

O voo de parapente é uma modalidade de voo livre que pode ser praticado tanto para recreação quanto para competição. Diferentemente do paraquedas, o parapente oferece um voo dinâmico, onde o piloto pode controlar sua ascendência e direção, dependendo das condições meteorológicas como velocidade do vento e também a incidência solar sobre determinada superfície que gera correntes de ar ascendentes e descendentes.

 

Parkour

Parkour (arte do deslocamento) é uma atividade cujo princípio é mover-se de um ponto a outro o mais rápido e eficientemente possível, usando principalmente as habilidades do corpo humano. Criado para ajudar a superar obstáculos de qualquer natureza no ambiente circundante — desde galhos e pedras até grades e paredes de concreto — e pode ser praticado em áreas rurais e urbanas. Homens que praticam parkour são reconhecidos como traceur e mulheres como traceuses.

 

Paraquedismo

O Pára-quedismo é praticado por desportistas que saltam de aeronaves, ou lugares fixos, fazendo uso de um pára-quedas para diminuir sua velocidade de queda, sendo possível realizar saltos de grandes altitudes sem sofrer danos corporais. O paraquedismo é um esporte de risco. Existem 275 profissionais cadastrados junto a Federeção Brasileira de Pará-quedismo habilitados a minstrar cursos e realizar saltos duplos.

 

Patinação

 

Existem quatro tipos de patinação: Patinação no gelo, Patinação sobre rodas, Patinação de velocidade e Patinação artística. Cada uma delas possui diferentes características e algumas delas são usadas na dança. Podemos ver um exemplo no quadro Dança no Gelo exibido no Domingão do Faustão na Rede Globo.

 

Rafting

O Rafting é a prática de descida em corredeiras em equipe utilizando botes infláveis e equipamentos de segurança. Várias instruções são dadas pelos instrutores durante momentos estratégicos da descida e seu cumprimento é fundamental para a segurança de todos. O rafting comercial proporciona a experiencia de descer o rio para pessoas de qualquer idade e em sua maioria pessoas que nunca tiveram uma experiência anterior, tornando o esporte acessível a todos.

 

Rapel

O Rapel é uma atividade vertical praticada com uso de cordas e equipamentos adequados para a descida de paredões e vãos livres bem como outras edificações. Trata-se de uma actividade criada a partir das técnicas do alpinismo o que significa que requer preocupação com a segurança do praticante. Este deve ter instruções básicas e acompanhamento de especialistas. A actividade é praticada essencialmente em grupo onde cada integrante se deve preocupar com o companheiro.

 

Sandboard

O Sandboard é um desporto que consiste em descer dunas de areia, com a utilização de uma espécie de prancha similar à prancha de snowboard, usada na neve. A idéia surgiu como uma alternativa para os surfistas nos dias em que o mar não estava bom para a prática do surfe.

 

Skateboard

O skate é um desporto inventado na Califórnia que consiste em deslizar sobre o solo e obstáculos equilibrando-se numa prancha, chamada shape, dotada de quatro pequenas rodas e dois eixos chamados de "trucks". Com o skate executam-se manobras, com baixos a altos graus de dificuldade. No Brasil, o praticante de skate recebe o nome de skatista.

 

Skimboard

O Skimboard é praticado principalmente em praias de tombo e consiste em correr em direção de uma onda, jogar sua prancha rapidamente pulando em cima dela para então surfar. Neste esporte encontramos uma mistura de várias outras modalidades como o surf, skateboard ou snowbord, visto que é possível surfar a onda, fazer manobras como no skate ou surf. Os atletas que praticam este esporte são Skimboarders ou Skimmers. Também pode ser em praias planas utilizando-se de obstáculos e rampas.

 

Snowboard

O Snowboard consiste em equilibrar-se em uma prancha sobre a superfície nevosa das encostas de montanhas - como o esqui. A prancha usada deve ser proporcional ao corpo do praticante, devendo ter o comprimento do chão até a altura do nariz. Usa-se prendedores aos pés e as pontas dianteiras e traseiras da prancha são ligeiramente curvadas para cima. Uma vez que a neve dificulta o impulso da prancha com a ajuda dos pés e a única maneira de praticá-lo é descendo as encostas de montanhas. Há modalidades que incluem rampas artificiais para a realização de grandes saltos onde se pode fazer várias manobras antes de se alcançar o chão.

 

Moto de Neve

Uma Moto de neve (Snowmobile) é um veículo misto entre uma motocicleta e um carro desenvolvidos para andar em lugares com neve. Existem diversos campeonatos para a modalidade como Snowcross/racing, trail riding, freestyle e mountain climbing, e seus adeptos são chamados de snowmobilers.

 

Surf

O Surf é uma prática desportiva marítima. A proficiência é verificada pelo grau de dificuldade dos movimentos executados ao acompanhar o movimento de uma onda do mar sobre uma prancha, denominada prancha de surfe, à medida que esta onda se desloca em direção à praia.

 

Tirolesa

A Tirolesa é consiste em um cabo aéreo ancorado entre dois pontos, pelo qual o praticante se desloca através de roldanas conectadas por mosquetões a um arnês. Tal atividade permite ao praticante a sensação de sobrevoar o terreno que passa por baixo, sem exigir esforço físico do praticante. Essa atividade é praticada em campo aberto e de preferência acima de um lago. Geralmente, quando a tirolesa é praticada sobre um lago, no final do percurso o aventureiro se solta de seu equipamento e cai na água, acrescentando assim mais adrenalina e emoção.

 

Trekking

Trekking é o nome genérico utilizado para designar o esporte enduro a pé de regularidade ou lazer em caminhadas ecológicas.

 

Triatlo

O Triatlo é um evento atlético composto por três modalidades. Atualmente, o nome triatlo é em geral aplicado a uma combinação de natação, ciclismo e corrida, nessa ordem e sem interrupção entre as modalidades.

 

Voo Livre

O Voo Livre é um esporte radical, com voo não motorizado, que utiliza as térmicas para realizar voos locais ou de grande distância, possibilitando alterar tanto a velocidade quanto a trajetória, e ainda escolher o local de pouso. O voo é silencioso. As duas principais modalidades são o parapente e a asa-delta.

 

Wakeboard

O Wakeboard é um desporto aquático praticado com uma prancha tipo snowboard, puxado por uma lancha. Surgiu como uma alternativa para os surfistas nos dias de pouca onda. Essa prática logo se tornou popular no mundo todo, inclusive no Brasil.

 

Waveski

O Waveski é um esporte de aventura que combina a prática do caiaque com a performance do surf.

 

Wheelie

O Wheelie é praticado com motocicleta e consiste em realizar manobras em que cuja força e equilíbrio são exigidos ao máximo pelos praticantes. O termo Wheelie é anglófono e quer dizer "Empinar", porém no Brasil usa-se para designar o esporte como um todo, não apenas para o ato de empinar.

 

Windsurf

O Windsurf é uma modalidade olímpica de vela. O Havaí, as Ilhas Canárias e as praias do Caribe são considerados ótimos lugares para a prática do windsurf. É praticado com uma prancha idêntica à prancha de surf e com uma vela entre 2 e 5 metros de altura e consiste em planar sobre a água utilizando a força do vento.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...