Passo a passo – Almofadas customizadas de pompons e franjinhas

Almofadas customizadas

Verdade seja dita: almofadas dão um up em qualquer ambiente - seja no sofá, na cama ou em cadeiras e poltronas. Elas dão um charme a mais na decoração!

Na Colab55 você encontra almofadas nas mais variadas cores e estampas, e hoje te mostramos como customizá-las sem gastar quase nada. Você só vai precisar de: linha de bordado da cor que preferir, tesoura e kit de costura (agulha + linha comum). Vem conferir nossas duas dicas!

Pompons

Adicionar pompons nas almofadas é super fácil e fica lindo, principalmente em almofadas com padronagens. Você pode colocar os pompons maiores só nas pontas ou menores por toda a lateral, fica a seu critério!

Passo-a-passo:

1. Enrole a linha em torno de três ou quatro dedos. Faça diversas vezes até ficar bem cheinho.
2. Pegue uma linha avulsa e amarre o meio com um nó formando um laço.
3. Corte as laterais do laço que foi formado.
4. Bagunce os fios até ficar no formato de bolhinha e apare com a tesoura para os fios ficarem irregulares.
5. Feito! Agora é só costurar os pompons nos cantos ou por toda a lateral da almofada. :)

O que é padronagem?

Padronagem é o estudo e representação dos modos de entrelaçamento e desenhos de in-lay, tendo formas de representação diferentes para cada tipo de tecimento. Por extensão (embora não seja entrelaçamento) estampas repetitivas também o são considerado.

No caso dos tecidos de cala temos uma matriz retangular ou quadrada que nos informa quais pontos foram tomados ou deixados (as duas possibilidades para este tipo tecimento)

Veja um exemplo:

As listras são uma padronagem do tecido porque foram adicionadas no tecer da peça e seguem um padrão repetitivo de desenho.

Na camisa de xadrez, o desenho do xadrez é feito com o próprio tecido e não “pintado” por exemplo em cima do tecido. Por isso a camisa é uma padronagem.

Na xícara é uma estampa porque foi pintada por cima e não feita juntamente com a fabricação da xícara. Mas ela não deixa de ser uma padronagem, já que o desenho se repete.

Franjinhas

As franjas vão bem com almofadas lisas, com as que imitam texturas diferentes ou com estampas mais "leves". Você pode escolher uma única cor que combine com a estampa ou escolher várias cores e fazer um degradê com as franjinhas. Fica uma graça!

Passo-a-passo:

1. Dobre a linha de bordado, pegue uma linha avulsa e amarre o meio com um nó.
2. Amarre um segundo pedaço de linha em torno do parte superior.
3. Corte a parte inferior para criar a franja.
4. Pronto! Hora de costurar quantas franjas quiser na sua almofada preferida!

Fácil, fácil, né? Agora é só escolher uma almofada pra chamar de sua e customizar à vontade!

Fonte: www.colab55.com/blog/