Como proteger seu estofado da sujeira

 

Quem tem crianças e cachorro em casa sabe o quanto é difícil manter os sofás da sala limpinhos, então, o jeito é apelar para as capas, mas quem já procurou por uma nas lojas da sua cidade ou até pela internet deve ter tido muita dificuldade de encontrar uma adequada para o seu sofá.

Pensando nisso foram criados modelos universais de capas para estofados, eles não são encaixados no sofá, apenas tapam o assento, o encosto e os braços, e laços nas laterais para amarrar, para que não saiam com facilidade.

 

 

Alguns possuem bolsos nos braços para controle remoto, revistas e até aquele pacotinho de biscoito.Thumbs up

 

===============================  ====================================

 

Dicas de limpeza

 

O tipo de limpeza a ser escolhido dependerá do material que o sofá é feito. Atualmente estão disponíveis no mercado sofás feitos em grande diversidade de materiais: algodão, couro, linho, camurça, veludo, napa, courino, entre outros.

Por isso, antes de realizar a limpeza é necessário saber exatamente qual é o tipo de material do sofá. Também é importante verificar a etiqueta na parte inferior do sofá, onde se encontram os símbolos de instrução de limpeza:

  • Uma etiqueta com o símbolo P significa processo normal de lavagem a seco. Esse tipo de lavagem pode ser feita através de panos de limpeza a seco que são vendidos em supermercados. Aspire o sofá e passe o pano por toda a superfície.
  • O símbolo W significa processo normal de limpeza a úmido, que é a forma mais comum de limpeza onde se utiliza água e produtos específicos, como detergente.
  • A letra F na etiqueta de instrução significa limpeza a seco profissional. Nesses casos a recomendação é não proceder com a limpeza em casa e procurar uma empresa especializada.
  • A letra O significa lavar em água fria.

NÃO use produtos químicos, tanto no sofá quanto na capa, detergente, álcool, cloro, por mais fraquinho que pareça ser o produto, isso pode manchar e até apodrecer o pano.

NÃO deixe o sofá num canto onde bata sol, também pode aparecer manchas com o tempo. E alterar a tonalidade.

NÃO permita que seus filhos e netos pulem no sofá. Pode romper molas, causar rasgos e perfurações, e ai não vai adiantar em nada as capas.

Para limpar a poeira, use uma escova com cerdas macias e ou aspirador de pó em baixa rotação com aquela ponta de “vassourinha”. Pelo menos uma vez por semana.

Para tirar pelos do sofá, use uma fita adesiva especial da 3M enrolada nos dedos com a parte colante para fora. Aí pressione contra o tecido repetidamente e em toda a área afetada pra remover os pelos.

Se cair algum alimento, sempre use panos limpos e uma esponja ou papel absorvente o mais rápido possível para remover a sujeira do sofá. Não esfregue o pano contra a mancha, retire o que der e deixe outro pano seco sobre a mancha para absorver o que restou.
Use um pano úmido com produtos especiais para sofá para tecidos de poliéster. Caso seja poliuretano, a limpeza deverá ser feita a seco.

Salpicar bicarbonato de sódio sobre o sofá e deixar agir por 30 minutos ajuda na limpeza e eliminação de odores. Essa técnica é ideal para pessoas que tem animais em casa e são alérgicas;

 

Higienizadores a vapor são ótimas opções para a limpeza dos estofados;

 

A impermeabilização dos estofados (veja como é feita no vídeo abaixo)é um método muito útil para sua conservação. Apesar o investimento não ser baixo, o resultado é satisfatório, principalmente para quem tem crianças em casa.

 

 

 

Tipos de sofá e como limpar cada um

 

Tecido, linho e veludo

Uma solução caseira muito útil na limpeza de sofás de tecido é a seguinte: misture um litro de água morna para 1/4 de vinagre branco. Umedeça um pano limpo nesta mistura e passe no sofá. “Se houver manchas mais difíceis de remover, repita o processo com uma esponja mais embebida nesta solução e passe um pano seco após, deixando secar naturalmente”, orienta. Segundo Adriani, o vinagre além de limpar, tira o cheiro e deixa o tecido macio. Faça esta limpeza pelo menos uma vez por mês.

 

 

Couro

No caso dos sofás de couro, napa ou courino a orientação é passar apenas um pano úmido com uma solução de água e sabão neutro (detergente). Para conservar o couro e evitar rachaduras a orientação de Adriani é aplicar a cada três meses, vaselina ou silicone líquido com uma flanela sobre o sofá.

 

 

 

Camurça

Para tecidos de camurça é aconselhável passar somente um pano umedecido em água e detergente neutro para retirar a sujeira. Deve-se escovar o sofá uma vez por semana com uma escova própria para camurça”, orienta a Personal Organizer. Se qualquer líquido cair sobre o tecido o ideal é secar imediatamente.

 

 

 

 

 

 

Tipos mais comuns de mancha e como remove-las

 

Vinho e café: use um papel toalha para absorver o máximo possível do líquido derramado. Comece pela borda em direção ao centro, para evitar que a mancha se alastre. Jogue um pouco de água com gás ou tônica sobre a mancha para borbulhar e subir à superfície. Então, limpe novamente com o papel toalha, evitando esfregar. Repita se necessário. Outra opção é passar gelo sobre a mancha e ir enxugando.

Refrigerante: para retirar a mancha recomenda-se a aplicação de detergente líquido incolor e água.

Caneta: umedeça uma esponja no vinagre de álcool branco e aplique sobre o risco de caneta esfregando com a parte macia da esponja até que a mancha saia. Outra opção é passar um pano molhado com demaquilante (removedor de maquiagem) sobre a mancha.

Gordura: para retirar manchas de gordura e comida use água e sabão neutro (1 copo de água morna por 1/4 de sabão de louça neutro), forme uma espuma desta mistura e passe com uma esponja na mancha, deixe agir por 15 minutos, retire com um pano ou papel toalha, sempre de fora para dentro. Passe um pano seco  e deixe secar.

Batom: passe álcool no local e tire o excesso com papel toalha.

 

 

=================================  ====================================

 

Os protetores de sofá 2 e 3 lugares da marca Hedrons possuem as seguintes medidas.

 

 

==============================  ===============================

 

Já da marca Juma, as medidas são um pouco diferentes. Podem ser encontrados em 2 ou 3 lugares, vendidos separadamente.

 

=========================  =============================

 

 

Kit Protetor Para Sofá 2 E 3 Lugares Tabaco Com Porta Controle Remoto

Fonte: blogshopcama.com.br/ www.dicasdemulher.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...