Receitas de massas para decoração de bolos e doces

 

4 receitas das massas usadas em confeitaria, se você já sabe fazer bolos, tem uma mão boa para doces, e gostaria de trabalhar em casa fazendo bolos confeitados para festas e casamentos, esses 4 tipos de massa são essenciais, são elas que dão aquele toque sofisticado de encher os olhos.

Ao contrário do que parece, é fácil de fazer e não tem aquela lista enorme de ingredientes, cabe no seu bolso, se preferir você pode comprar prontas em lojas de artigos para festas e na internet também encontramos até no atacado a preços muito bons, inclusive acessórios e moldes para criar aqueles bonequinhos e flores que vemos nesses bolos tradicionais.

Com uma decoração por mais simples que seja você pode cobrar no mínimo uns R$50 reais.

 

 

Pasta de Leite Ninho para Decorar Bolos

 
  • 1 xícara de chá de leite em pó
  • 1 xícara de chá de açúcar de confeiteiro
  • leite condensado até da o ponto
  • corante em gel (opcional)
  1. Misture o leite em pó ao açúcar de confeiteiro.
  2. Em seguida, vá colocando o leite condensado aos poucos, mexendo até virar uma massa uniforme que não gruda nas mãos.
  3. Quando chegar neste ponto, coloque em um saco, feche e deixa na geladeira por cerca de 30 minutos.

Dicas

  • Para que a pasta de leite ninho não seque, deixe-a sempre no plástico.
  • Essa pasta pode ser utilizada no lugar da pasta americana ou para docinhos decorados.

==============================  =============================

 

Pasta Americana

 

Usada para confeitar bolos de festa de casamento e também de aniversário. Ela forma uma camada lisa em volta do doce. O tempo de preparo é de apenas 30 minutos. Pode ser usada também para cobrir e decorar cupcakes. Podem ser tingidas, saborizadas. Aqueles bonequinhos que ficam no bolo de casamento também, são feitos com essa massa´, já são vendidas em lojas de artigos para festa e lojas da internet moldes e acessórios desses enfeites decorativos de bolo.

  • 1 kg de açúcar impalpável (açúcar especial encontrado em lojas de artigos de festa)
  • 1 colher (sopa) de gelatina em pó incolor
  • 1/2 de xícara (chá) de água gelada
  • 1/2 xícara (chá) de glicose (à venda em lojas de artigos de festa)
  • 2 colheres (sopa) de glicerina (a venda em lojas de artigos de festa)
  • 1 colher (chá) de essência incolor de sua preferência
  1. Em uma tigela grande ponha o açúcar e faça um buraco no meio. Reserve.
  2. Hidrate a gelatina com a água e deixe descansar por cinco minutos. Aqueça a gelatina, sem deixar ferver, e junte a glicose e a glicerina. Mexa até ficar homogêneo. Adicione a essência e despeje no açúcar.
  3. Misture bem e trabalhe a massa com as mãos até que fique dura e elástica. Se a mistura estiver grudando nas mãos adicione mais açúcar.
  4. Enrole como uma bola e envolva em filme plástico. Ponha dentro de um recipiente plástico bem tampado e deixe descansar por oito horas antes de usar.

 

Pasta Americana Arcolor 5Kg no Atacado União

Massa americana pronta, moldes e acessórios no Mercado Livre

=======================  ========================

 

Massa elástica

 

A massa elástica, também chamada de gum paste, é muito maleável e indicada para a criação de laços, babados, tecidos e todo tipo de flores. É super importante na decoração de bolos de casamento, batizados e afins. Ela necessita de um descanso de 24h antes de ser utilizada.

Usada para modelagens que necessitam de secagem completa e firme. Pode ser tingida na cor desejada, como a pasta americana.

 

Ingredientes

30 ml água

70g de xarope de glucose

250g de açúcar impalpável

5g de CMC

Essência que preferir a gosto

 

 

Peneire o açúcar impalpável sobre a mesa e após isso adicione o espessante CMC, misture tudo com uma espátula. Derreta o xarope de glucose no microondas por mais ou menos 30 segundos. Após isso, retire o do microondas e adicione água, misturando com uma colher.

Agora, adicione a essência que preferir e mexa mais até que tudo se misture. Feito isso, volta à mesa onde deixou o açúcar e o CMC misturados e abra um buraco no centro dessa massa (tipo cimento na construção). Jogue nesse meio a mistura que fez de água, glucose e essência. Agora, misture com uma espátula.

Cada vez que você mistura com a mão, mais elástica fica a massa. Faça isso até incorporar bem os ingredientes. Quando a massa tiver com a aparência desejada (mais ou menos elástica), retire-a da mesa com uma espátula e coloque numa outra superfície forrada com um plástico filme. Embrulhe nesse plástico e está pronta para ser usada. Ela pode ser guardada por 3 meses. Agora leve ela pra descanso de 24 horas. 

Quando for abri-la para usar, unte a superfície com gordura vegetal. 

Você pode colocar corante para deixar a massa da cor desejada (como prateada, dourada, rosa, etc) 

Se quiser usar a massa com bastante urgência, deixe ela secar debaixo de uma lâmpada acesa, úmida não deixará os seus trabalhos perfeitos.

 

Fonte: www.confeitariacreative.com.br

=========================  =================================

 

Chocopasta – Pasta de chocolate

 

Pode ser feita com chocolate branco ou chocolate ao leite/meio amargo. É uma mistura de pasta americana com chocolate para modelagem, normalmente na proporção de 1 : 1. Ideal para cobrir bolos esculpidos que necessitam de muito tempo de trabalho na pasta pois ela não seca totalmente, é super maleável, não racha e tem sabor delicioso. Placas para cobrir a lateral do bolo ficam ótimas se feitas com chocopasta. É também ótima para cobrir bolos em dias mais úmidos. Modelagens feitas com a chocopasta são ideais para bolos infantis, aonde, com certeza, irão ser consumidas. Pode ser tingida na cor desejada, lembrando que para isto usa-se a feita com chocolate branco, pois a feita com chocolate escuro vai permitir apenas cor marrom ou preta.

Além disso, durante o seu preparo, pode-se adicionar uma bebida alcoólica para dar um sabor diferenciado, como licor de café, cereja, menta, laranja, amêndoa, amarula, rum, entre outras.

 

Ingredientes

  1. Chocolate meio amargo: 200 g;
  2. Chocolate em pó: 150 g;
  3. Leite condensado: 395 g;
  4. Água: 150 ml;
  5. Açúcar impalpável: 1.200 g;
  6. Gelatina sem sabor: 24 g;
  7. CMC: 5 g

Coloque a água em um bowl e, em seguida, adicione a gelatina de forma que fique bem espalhada para facilitar a sua diluição. Feito isso, utilize uma colher para misturar bem a gelatina, até que fique totalmente dissolvida. Quando isso acontecer, deixe a gelatina hidratar por uns quinze minutos. Enquanto isso, coloque o chocolate meio-amargo no micro-ondas para derreter.

 

Decorridos os quinze minutos necessários para se fazer a hidratação da gelatina, coloque-a no micro-ondas para dissolver, por uns 30 a 40 segundos, tempo suficiente para que ela atinja a consistência adequada. Despeje o leite condensado em um recipiente maior. Em seguida, adicione, pouco a pouco, a gelatina dissolvida. Enquanto a gelatina vai sendo adicionada, utilize o fouet para mexer tudo e incorporar estes dois ingredientes. Essa mistura deve ser feita de forma bem suave, até que se obtenha uma mistura bem homogênea.

 

Quando a mistura estiver homogênea, despeje-a no recipiente contendo o chocolate derretido. A adição dessa mistura ao chocolate deve ser feita aos poucos e sempre seguida de uma mexida com o fouet, para garantir uma boa incorporação dos ingredientes.

 

Para finalizar a mistura, utilize uma espátula para raspar a parte interna do recipiente e garantir que todos os ingredientes dessa mistura sejam bem homogeneizados. Reserve essa mistura por alguns minutos enquanto prepara os demais ingredientes. Feito isso, pegue o recipiente contendo o chocolate em pó e adicione nele o CMC para, em seguida, misturar com o fouet.

 

Transfira a mistura de chocolate, leite condensado e gelatina para um bowl maior. Em seguida, adicione a essa mistura o chocolate em pó com CMC. Neste momento, você poderá adicionar um pouco de uma bebida alcoólica da sua preferência para dar um sabor especial, por exemplo: rum, licor de cacau, de cereja, de menta, entre outros.

 

Coe o açúcar impalpável por uma peneira bem fina, deixando-o cair diretamente na bancada. Em seguida, coloque a massa de chocolate que foi obtida anteriormente sobre o açúcar peneirado. Misture tudo. Execute movimentos que permitam que o açúcar possa ser incorporado à massa da maneira mais uniforme possível. A massa estará pronta para ser utilizada quando tiver absorvido praticamente todo o açúcar impalpável, o que a deixará com a superfície bem lisa e também não estará mais grudando nas mãos.

 

Da mesma forma que acontece com massa para pasta americana, a de chocolate também precisa ter um período de descanso, para permitir que o CMC e a gelatina atuem deixando-a mais elástica. Esse descanso deve durar de 15 a 30 min.

 

Além de ser utilizada para se fazer cobertura de bolos, a pasta de chocolate é ótima para modelar peças. Ela tem uma textura mais firme e possui um sabor muito gostoso, podendo ser utilizada tanto em bolos para crianças como para adultos.

 

No momento de trabalhar com a pasta de chocolate, deve-se ter o cuidado de sempre deixar aquela parte que não está sendo utilizada dentro de uma sacola plástica, para evitar que ocorra o seu ressecamento. Além disso, no momento de abri-la é mais recomendável utilizar cacau em pó em vez de açúcar impalpável como se faz, por exemplo, com a pasta americana. Isso evitará o surgimento de manchas esbranquiçadas, o que tornaria necessário massagear muito bem, com as mãos, essa massa para eliminar essas manchas brancas, deixadas pelo uso do açúcar impalpável. Mas, utilizando o cacau em pó, esse problema deixa de existir.

 

Fontes: escoladebolo.com.br/ www.tecnologiaetreinamento.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...