Como fazer uma escrivaninha de MDF – Passo a passo

 

 

Fácil de fazer, com materiais baratinhos, ocupa pouco espaço e serve para qualquer cômodo da casa, para homem, mulher, para menino e ou menina, basta trocar as cores. Neste tutorial bem detalhado e ilustrado você vai ver como qualquer pessoa pode fazer o seu, para não ter erro siga as medidas pedidas, não pode errar nas medidas, e em alguns momentos vai precisar de uma mãozinha amiga.

Faça como na imagem acima e monte seu cantinho!

 

Materiais necessários:

Equipamento:

  • Furadeira + broca para madeira
  • Régua de nível

Material para fixar a escrivaninha:

  • 2 cantoneiras ou mãos francesas de 15cm
  • 8 parafusos de pelo menos 5cm de comprimento e bucha (para fixar a escrivaninha na parede + a cantoneira)
  • 4 parafusos de pelo menos 1cm (para fixar a mão francesa/cantoneira na escrivaninha)

Material para a escrivaninha:

  • 26 parafusos 3.5x30 para madeira 
  • 5 pedaços de MDF de 15mm cortados da seguinte maneira:

 

 

Material para a pintura:

  • Rolo de pintura e bandeja
  • Base para pintura (primer)
  • Tinta esmalte fosca

 

Como montar:

 

PASSO 1: O primeiro passo é entender o projeto. Observe a imagem acima, e perceba como as peças se encaixam.

 

As laterais devem ser encaixadas por fora - por isso elas têm a altura do fundo (55cm) +2 espessuras do MDF (15mm). Veja também acima a posição que os parafusos devem ser pregados.
A instalação das mãos francesas ou cantoneiras é necessária para a escrivaninha não arriar. Elas serão presas embaixo da escrivaninha. Para camuflá-las, você pode pintá-las da mesma tinta e cor da parede.

 

PASSO 2: Agora que você já entendeu o projeto, e comprou as peças, é a hora de começar a fazer as furações. Os furos devem ser feito no MDF para que o parafuso entre no lugar correto, e a peça pronta não fique fora de esquadro.
Observe a ilustração acima. Na junção da base superior com as "costas", você deve fazer 5 furos (onde entrarão os parafusos) espaçados entre si.
A mesma quantidade deve ser feita entre as "costas" e a base inferior. Já para juntar a lateral, faça 3 furos em cima e 4 embaixo. Não se esqueça de repetir o mesmo no lado oposto.


PASSO 3: Hora de começar a montar. Ah! Preste atenção para apertar os parafusos em linha reta, caso o contrário, eles podem acabar furando a madeira.


PASSO 4: Hora da pintura! Pinte primeiro uma camada de primer (que serve tanto para preparar a madeira, quanto para economizar tinta e tempo de pintura), depois escolha a sua cor preferida, carregue o rolo e dê um pouco de vida a sua futura-mesinha. Pra ficar mais legal ainda, pinte uma cor por fora diferente da de dentro!
Se você quiser pode passar resina acrílica transparente por cima de tudo, assim fica impermeável.


PASSO 5: Posicione a escrivaninha no lugar em que ela vai ficar. O ideal é a altura da bancada fique a a 78cm do chão. Use a régua de nível para ter certeza de que a escrivaninha está nivelada. Marque o local das mãos francesas com um lápis. Prenda as mãos francesas.

PASSO 6: Apoiando a sob as mãos francesas (mas sem soltar), pendure a peça utilizando parafusos e buchas apropriadas para o seu tipo de parede. Coloque 1 parafuso em cada canto da escrivaninha.
Aparafuse a mão francesa (ou cantoneira) à base inferior.
Agora, dê um passo para trás e contemple a maravilha que você acabou de criar. Pode ter levado mais tempo do que você esperava e pode ter custado algumas gotas de suor, mas foi você quem fez :-). E pode contar isso pra toda visita que for na sua casa de agora em diante.

 

Veja mais: www.dcoracao.com/

Download - Curso de Marcenaria Nível Profissional (DVD+Torrent)

CURSO COMPLETO PARA FABRICAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE MÓVEIS EM PALLET

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...