Como colocar elástico no lençol – passo a passo

É normal seu lençol de baixo (de elástico) se desgastar e rasgar mais rápido que o lençol de cima. Então, você acaba ficando sem o jogo. Com esse passo a passo, aprenda a aproveitar seus lençois colocando elástico em suas bordas. Quem ensina é a artesã Eliana Zerbinatti, da Country Craft Studio. Não é tão difícil, basta ter uma boa máquina de costura.

Materiais:

- Lençol de baixo (na medida da sua cama)
- Máquina de costura
- Ferro de passar roupas
- Trio para patchwork
- Linha
- Elástico chato
- Alfinete
- Tesoura
- Caneta
- Abridor de casas
-Agulha grande
Este passo a passo foi feito para um colchão nos padrões 1,96 x 0,88 x 0,15 m, mas pode ser adaptado a outras padronagens.

O primeiro passo é tirar toda a bainha do lençol utilizando uma tesoura.
Após cortar a bainha, dobre o lençol ao meio no comprimento e, depois, novamente no sentido da largura.

A peça de tecido ficará com o formato de um retângulo.

Em seguida, a artesã marca uma distância de 98 cm (a metade do comprimento do colchão) - a partir da dobra com maior comprimento - e uma segunda linha de 44 cm (a metade da largura do colchão) - contados também à partir da dobra do lado menor do retângulo. Essas medições irão se encontrar e devem ser feitas no limite da lateral onde as pontas abertas do tecido se encontram. As marcações servirão para qualquer padrão de colchão.

===========================  ============================
Assim, use a régua para marcar a área que deverá ser cortada. Lembrando que os recortes serão feitos na extremidade onde as pontas "abertas" do lençol se encontram.

 ==========================  ==============================

Corte a área demarcada com a tesoura, tirando quatro quadrados.

==========================  ============================
Para cada uma das quatro partes do lençol, junte as extremidades resultantes da retirada do respectivo quadrado.

Para executar a tarefa, utilize a máquina da costura.

Em seguida, faça uma bainha dupla de 0,75 cm costurando à máquina toda a volta do lençol.

 =============================  =========================== 

Use a costura recém feita em cada uma das pontas do lençol como referência para marcar a distância de 40 cm de cada lado. Esses serão os locais que você deverá desmanchar a bainha para passar o elástico. Use o abridor de casas ou a ponta da tesoura para descosturar.

 =============================  ============================= 

Corte 35 cm de elástico e passe-o em uma das pontas do lençol com a agulha grande (ou um alfinete de segurança).

============================  =========================== 

Mantenha uma pequena sobra para o lado de fora da bainha e, posteriormente, fixe a ponta do elástico que sobrou, costurando-a duas vezes com a máquina de costura.

===========================  ============================== 

Corte a pontinha que sobrou com a tesoura, para arrematar o trabalho.

===========================  ===========================
Pelo outro orifício, puxe o elástico e corte 5 cm, fixando-o em seguida com a máquina de costura, como o feito na primeira parte da aplicação. Corte a sobra para dar acabamento.
Depois de repetir a operação em cada canto do lençol, a peça está pronta para o uso.

Fonte: www.comofaztudo.com
Máquinas de costura no Magazine Luiza a partir de R$49,00.