Quais são os melhores alimentos para a saúde

 

Entre todos os alimentos existem 10 que são considerados os melhores para a nossa saúde e devem ser consumidos diariamente. Nessa lista até a pipoca foi incluída.

1° lugar - Iogurte


O iogurte é uma forma de leite em que o açúcar (a lactose) foi transformado em ácido láctico, por fermentação bacteriana. É  muito nutritivo e, por essa razão, muitas vezes é servido com frutas, chocolate ou outro tipo de adoçante. Devido ao facto de ser obtido mediante fermentação láctea, o iogurte é muito fácil de digerir, o que o torna o produto ideal para pessoas com problemas gastrointestinais.
O seu consumo regula o sistema imunológico, sem esquecer que se trata de uma excelente fonte de cálcio e, como tal, a sua ingestão é uma fonte de ajuda no crescimento das crianças.


2° lugar - Aveia


A aveia é um cereal muito nutritivo, que possui cálcio, ferro, proteínas, além de vitaminas, carboidratos e fibras. A aveia está em evidência pelo alto poder benéfico da sua fibra solúvel, que está relacionada a um bom funcionamento intestinal, à diminuição do colesterol total e LDL-colesterol e manutenção de níveis adequados dos mesmos.
As fibras solúveis retardam o esvaziamento gástrico, que tem como resultado uma maior saciedade. 

O consumo regular de aveia também está relacionado com a diminuição da formação de placas de gorduras (ateroma), que causam doenças cardiovasculares.
A aveia possui o glúten em sua composição, desta forma, não deve ser consumido por portadores da doença celíaca, já que a mesma traz como consequência ao organismo uma atrofiação nas mucosas do intestino delgado, prejudicando o organismo e a absorção de diversos nutrientes.


3° lugar - Salmão


O salmão destaca-se por ter alto teor de ômega 3, gordura saudável e benéfica especialmente para o sistema cardio-vascular. É muito procurado pela sua apreciadíssima carne rosada, muito saborosa. O salmão é mais gorduroso do que os outros peixes, porém sua gordura é essencial para o nosso cérebro, pele, coração e artérias.


4° lugar - Legumes


Os legumes compõem um importante elemento da dieta humana. Eles possuem fibras solúveis e insolúveis e fitos químicos que combatem várias doenças, nos dando energia de grande duração.


5° lugar - Repolho


O repolho é usado cozinhado ou em saladas. Tem propriedades que combatem o câncer, além de outros nutrientes. É ainda usado frequentemente como principal ingrediente em dietas de emagrecimento.


6° lugar - Tomate


O tomate é um alimento rico em licopeno, vitaminas do complexo A e complexo B, e minerais importantes, como o fósforo e o potássio, além de ácido fólico, cálcio e frutose. Quanto mais maduro, maior a concentração desses nutrientes. O tomate é composto principalmente de água.
Alguns estudos comprovam sua influência positiva no tratamento de câncer, pois o licopeno, pigmento que dá cor ao tomate, é considerado eficiente na prevenção do câncer de próstata e no fortalecimento do sistema imunológico. Ele é pode ser consumido em saladas, sucos e principalmente em molhos.


7° lugar - Espinafre


O espinafre possui grande quantidade de ferro e todos os fotoquímicos que a saúde dos nossos olhos precisa. É rico em vitaminas A, B e C.


8° lugar - Batata doce


A batata doce é cheia de amido, carotenóides e vitaminas C e B. É ótima para quem quer perder peso, pois têm apenas 120 calorias para cada doze centímetros. Possui diversas variedades podendo ser encontradas nas cores externas amarela, branca e roxa.


9° lugar - Pipoca


A pipoca é um alimento que tem muitas fibras e poucas calorias, desde que seja estourada com ar quente. Pode ser comida em várias horas do dia e é uma grande aliada pra quem quer perder peso.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...