Dicas para dona de casa iniciante


Muitas mulheres que resolveram morar sozinhas ou estão iniciando a vida de casadas passam por muitos perrengues no dia a dia. É tanta coisa que dá vontade de voltar correndo pra casa da mãe. Mas como isso muitas vezes não é possível trazemos um manual de autoajuda doméstica. Agora você vai se livrar de todos os perrengues e virar uma dona de casa espetacular. Apesar do artigo ser mais direcionado para as mulheres, os homens também podem se beneficiar com as dicas, não é de hoje que muitos deles se aventuram nesse mundinho.


Na lavanderia


Regra básica: é preciso ter três tipos de sabão em casa em pó ou líquido para roupas claras, neutro (ideal para as escuras) e um específico para as roupas delicadas. Outra dica essencial: nunca misturar peças claras com escuras na máquina!
Como escolher prendedor: Prefira os de plástico (os de madeira vão escurecendo e podem manchar as roupas). Outro bom modelo é o da Coza, que lembra um clipe de prender papel e ganhou até prêmio de design.
Como lavar roupas delicadas: Lingeries e blusas finas podem ir para a lavadora, desde que dentro de sacos de tecido com zíper (encontrados em lojas de R$ 1,99). Conhecidos como sacos japoneses, protegem do vaivém da máquina.
Como pendurar no varal: Vestidos e camisetas devem ser colocados em cabides ou dobrados ao meio na corda, sem pregador (eles marcam o tecido). Camisas merecem cabides. Assim elas não deformam e, de quebra, não amassam tanto, o que facilita o trabalho de passar. Se estender as roupas ao ar livre, certifique-se de que estão do avesso. Caso contrário, podem desbotar por causa da incidência direta do sol.
Alerta: não coloque roupa para secar atrás da geladeira. Perigo de incêndio! 


Como fazer ovo

Ovo cozido: Coloque o ovo numa panela e cubra-o com água. Ligue o fogo e quando a água começar a ferver, conte 10 minutos e retire-o. Você pode então fazer um sanduíche: é só amassar o ovo com um pouco de manteiga, maionese, salsinha picada e colocar no pão.
Ovo quente: Este é o ovo de gema molinha, para comer de colherada, apoiado em um suporte. Coloque o ovo numa panela e cubra-o com água. Depois que ela começar a ferver, espere 2 minutos e desligue o fogo. Retire o ovo com uma colher e ponha-o sobre o suporte. Abra uma "tampinha" nele com uma faca afiada, tempere com sal e sirva.
Ovo mexido: Coloque 2 ou 3 ovos em uma tigela e tempere com sal, pimenta-do-reino e uma pitada de noz-moscada ralada. Adicione algumas colheradas de leite ou creme de leite e misture tudo com um garfo. Depois, pegue uma frigideira, coloque uma colher de manteiga nela, deixe derreter um pouquinho e derrame a mistura de ovos por cima. Deixe o fogo baixo e mexa com uma colher de pau por poucos minutos. Assim que os ovos começarem a se agrupar em pedacinhos sólidos, a receita está pronta. Coma com uma fatia de pão quentinho com manteiga.
Omelete: Coloque numa tigela 2 ou 3 ovos, tempere com sal, pimenta-do-reino e um pouco de salsinha picada. Misture tudo com um garfo. Aqueça uma frigideira antiaderente com um pouco de manteiga ou um fio de óleo. Derrame a mistura de ovos, abaixe o fogo e não mexa. Tampe a frigideira e espere alguns minutos, até que a omelete comece a ficar firme. Aí coloque sobre metade dela fatias finas de queijo, presunto, azeitonas em lascas. Com a ajuda de uma escumadeira, vire a outra metade sobre a parte recheada. Espere cozinhar mais um pouco, vigiando para não deixar queimar. E sirva!
Ovo frito: Coloque um pouco de óleo, manteiga ou azeite em uma frigideira. Aqueça, quebre o ovo por cima e abaixe o fogo. Tempere com sal e pimenta. Se gostar de gema mole, espere apenas que a clara esteja bem cozida para servir. Se quiser a gema dura, deixe no fogo por um tempo maior. 


Como passar camisa


Comece pelo colarinho, de fora para dentro, para não enrugar o tecido. Encaixe a parte dos ombros da camisa na ponta mais estreita da tábua e passe. Encaixe depois a parte superior de trás da camisa. Passe os punhos e as mangas. Passe as duas metades da frente. Finalize passando a parte de trás. Pendure num cabide imediatamente, mas guarde no armário apenas depois que o tecido estiver frio. Caso contrário, ela amassará inteira e todo o trabalho terá sido em vão.
Como passar tecidos finos: Na hora de passar a roupa, comece sempre com a temperatura mais baixa para tecidos delicados (lycra, acrílico, poliéster, seda), e vá aumentando para tecidos mais pesados, como algodão, jeans e atoalhados.


Como fazer consertos em roupas e sapatos


Como engraxar sapato: Limpe o sapato com um pano seco. Com uma escova de dentes velha, aplique a graxa (preta, marrom ou incolor) em alguns pontos e espalhe. Quando o sapato estiver todo coberto por uma fina camada, deixe secar um pouco. Com uma escova grande, própria para a tarefa (vendida em supermercados e lojas de consertos de calçados), faça movimentos rápidos para a graxa brilhar. Verifique se o pisante já está bem lustroso e com as partes danificadas camufladas (se não, esfregue mais). Finalize passando vigorosamente uma flanela macia e seca sobre o seu sapato.
Como pregar botão: Passe linha e agulha em movimentos de vaivém pelos furos do botão até que ele esteja bem firme na roupa. Arremate por trás.
Como fazer barra de calça: Marque a barra com alfinetes. Depois, coloque a calça sobre a tábua de passar, retire os alfinetes e passe um ferro quente por cima da marcação para destacá-la bem. Em seguida, alinhave, ou seja, passe agulha e linha em ziguezague pelo avesso da calça, no limite da barra. O alinhavo serve para quebrar um galho. O ideal é que, depois de usar a peça, você o retire e refaça a costura com pontos mais firmes ou na máquina. 


Como tirar manchas e cheiros



Mancha de café: esfregue um cubinho de gelo ou um paninho embebido em água bem quente sobre a mancha, de preferência assim que o problema ocorrer.
Mancha de vinho: deixe a peça de molho em água quente antes de colocá-la na máquina de lavar.
Mancha de batom e graxa: esfregue um pedaço de sabonete branco sobre a mancha antes de colocar a peça na máquina.
Mancha de gordura e molho de tomate: esfregue um pouco de detergente neutro de lavar louça nos pontos manchados antes de colocar a roupa na máquina.
Cheiro de cigarro da roupa: deixe a peça no sol por 12 horas. Ou use produtos específicos para este fim. Basta umedecer o tecido e esperar secar.
Cheiro de alho e cebola das mãos: coloque as mãos sob água corrente por alguns minutos e, na sequência, seque-as. Usar sabonete fará o cheiro grudar mais.
Gosto de alho ou cebola da boca: mastigue folhinhas de hortelã.
Cheiro de fritura na cozinha: ponha um pouco de canela em pó para esquentar numa frigideira. Ou ferva pauzinhos de canela e cravo-da-índia. 


Como fazer feijão



Abra um pacote de 1 quilo de feijão e deixe todo o seu conteúdo de molho por pelo menos 3 horas. Descarte a água, lave bem os grãos e separe casquinhas soltas e pedrinhas. Coloque o feijão lavado em uma panela e encha de água - até atingir dois dedos acima dos grãos. Adicione folhinhas de louro, um pouco de sal e, se quiser, 1 ou 2 linguiças cruas para dar um gostinho diferente. Deixe tudo cozinhando em fogo brando por cerca de 1 hora e meia, com a panela semitampada, até que os feijões fiquem macios.
Se for preciso, adicione mais água no decorrer do processo. Quando os grãos estiverem cozidos, refogue numa outra panela grande 3 dentes de alho e 1 cebola grande, tudo picadinho. Adicione, então, 5 conchas do feijão com caldo e esprema tudo com um amassador de batatas (isso vai ajudar a engrossar o caldo). Refogue mais um pouco e transfira para a panela o restante do feijão cozido. Mantenha o feijão no fogo para engrossar ainda mais, até ficar a seu gosto. Mexa às vezes para não deixar queimar. Se gostar de salsinha, acrescente um pouco, picada. Verifique o sal e pronto!
Superdica: dispense a panela de pressão e cozinhe os grãos em panela normal. Isso porque, na pressão, é fácil perder o ponto do cozimento. O que seria um suculento prato pode virar sopa! 


Como limpar computador e celular



Como limpar o computador: Primeiro, vire o teclado de cabeça para baixo e bata suavemente para remover o pó acumulado. Use um paninho macio umedecido com água e mais algum produto multiuso na moldura ao redor da tela e também nas teclas. Com um cotonete, limpe os cantinhos. A tela deve ser limpa com uma flanela macia e seca.
Como limpar o celular: Use uma flanela seca na tela e um paninho levemente umedecido em água + produto multiuso nas teclas.
Como evitar fios emaranhados: Para evitar emaranhados, use prendedores plásticos para agrupar os fios, vendidos em lojas especializadas. Limpe sempre a área em que os fios ficam concentrados com um aspirador portátil.
Alerta: não faça gambiarras como emendar um benjamin (algumas pessoas conhecem por T ou extensão) no outro. Isso pode provocar um curto-circuito! Se precisar de mais espaço para encaixar tomadas, compre filtros de linha. 


Como fazer um bife suculento



Invista em uma frigideira pesada, com fundo duplo, de preferência. Ela distribui melhor o calor durante a fritura, evitando que a carne vire uma sola de sapato. Compre bifes com, no mínimo, 1,5 centímetro de espessura, mesmo que depois precise martelá-los para deixá-los mais fininhos (se quiser fazer payard ou bifes à milanesa).
Tire os bifes da geladeira 30 minutos antes de fritar. Tempere a carne na hora de fritar. Isso evita que ela solte líquidos e tenha sua suculência prejudicada. Esquente bem a frigideira antes de colocar os bifes. Use pouca gordura, que pode ser óleo, azeite ou manteiga. Nunca frite mais de 2 bifes ao mesmo tempo. Jamais tampe a frigideira durante a fritura. Isso faria seu bife cozinhar em vez de fritar.
Superdica: para evitar que o fogão fique todo respingado de gordura, coloque uma peneira metálica sobre a frigideira durante a fritura. Isso evita respingos e permite que o vapor saia pelos furinhos.


Quanto comprar de comida e bebida para uma festa?



Se o cardápio tiver salgadinhos ou minis sanduíches, calcule 15 unidades por pessoa. Para churrascos de média duração, prepare 300 gramas de carne por convidado. Se o evento for durar o dia inteiro, suba para 400 gramas. E não se esqueça dos acompanhamentos básicos: saladas, pães e legumes grelhados. Para festividades à base de queijos e frios, reserve, para cada pessoa, de 180 a 220 gramas de comida e mais 3 pães franceses.

Bebidas: providencie 1 garrafa de espumante ou vinho para cada 4 convidados e mais 1 latinha e meia de cerveja por cabeça. Tenha sempre vodca para preparar drinques: 1 garrafa serve 10 pessoas. Em festas em que a cerveja será a única bebida, aumente a quantidade para 3 latas por pessoa. Lembre-se sempre de ter opções não-alcoólicas: refrigerantes, água, sucos (400 mililitros por pessoa).
Superdica para gelar rápido: se não tiver mais espaço na geladeira, encha o tanque, a pia ou um isopor com gelo e derrame uma boa quantidade de sal por cima (isso vai manter o gelo por mais tempo). Complete com água e acomode as bebidas. 


Pequenos reparos domésticos


Como trocar uma lâmpada quebrada: Desligue a chave geral da casa. Remova os vestígios de vidro e retire a parte metálica da lâmpada com a ajuda de um alicate, fazendo o movimento contrário ao da rosca da lâmpada.
Como tirar o rangido de portas e janelas: Aplique um pouco do produto WD40 nas dobradiças com um algodão (que é encontrado em lojas de material de construção). Você pode usar também qualquer óleo que tenha em casa: de cozinha, azeite ou óleo Johnson's.
Como desentupir a pia:
Dica 1: encaixe um desentupidor pequeno no bocal do ralo e pressione diversas vezes para cima e para baixo sem desencostá-lo. A pressão exercida pelo desentupidor pode deslocar o que estiver bloqueando o encanamento.
Dica 2: produtos químicos vendidos em supermercados, como o Diabo Verde, ajudam a desintegrar resíduos que estiverem bloqueando a passagem de água.
Dica 3: se os passos anteriores falharam, é hora de remover o sifão e usar um arame de cabide ou uma mangueira própria para desentupimento que remova a sujeira.
Como fazer uma torneira parar de pingar: Aplique um pouco do produto WD40 nas dobradiças com um algodão (você o encontra em lojas de material de construção). Vale usar também qualquer óleo que tenha em casa: de cozinha, azeite ou óleo Johnson's. 


Como pintar uma parede



Só encare o serviço se a parede estiver livre de rachaduras e imperfeições gritantes. Nesses casos, é melhor contratar um pintor. Ao contrário, siga o roteiro:
Calcule a quantidade que vai precisar de tinta e decida se quer usar látex ou acrílico. Compre uma bandeja plástica, rolinhos de pintura (se possível na versão antirrespingos) e um pincel pequeno para reparos. Forre o chão com jornal ou plástico e delimite a área a ser pintada com fita crepe larga. Despeje um pouco de tinta na bandeja.
Algumas precisam ser diluídas em água ou solvente (o procedimento vem detalhado na embalagem do produto). Misture bem com um pincel. Mergulhe o rolinho, remova os excessos nas laterais da bandeja e comece a pintura deslizando-o na vertical e continuamente, até preencher toda a área. A tinta acrílica deve secar por pelo menos quatro horas. A tipo esmalte, por oito. Só então repita a operação. Normalmente são necessárias duas mãos de tinta para um bom resultado, mas algumas cores podem exigir mais.

Fonte: mdemulher.abril.com.br
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...