Tipos de macarrão


Existem as massas secas e as massas frescas. Ambas são bastante saborosas e podem ser encontradas em diversos formatos, cores e recheios. Na Itália, onde a massa é prato nacional, a massa é consumida al dente e há mais de 500 variedades. No Brasil, não chegamos a tanto, mas também temos inúmeras opções. 

Confira agora os principais tipos de macarrão:



Espaguete (Spaghetti)



Espaguete é um tipo de massa cilíndrica, compacta, longa e fina. O nome é um aportuguesamento de spaghetti, que em italiano é o diminuitivo de spago, corda. Há vários tipos de espaguete conforme o seu diâmetro. Diz-se que cada italiano consome cerca de 30 quilogramas anuais de massas, enquanto que no Brasil esse consumo é da ordem de apenas 5,7 quilogramas por ano.


Lasanha (Lasagne)



Lasanha é um tipo de massa em folhas (normalmente ondulada na América do Norte mas não na Itália). Também é um prato por vezes chamado Lasanha no Forno feito com camadas alternadas de massa, queijo e ragu (um molho de carne). A palavra lasanha provém da grega "lasanon" que significa pote de quarto. O termo foi depois emprestado pelos romanos como "lasanum" para significar pote de cozinhar. Os italianos usaram a palavra para definir o prato onde, hoje se sabe, era feita a Lasanha.


Capelete (Capelletti)



Capelete é uma massa em forma de pequenos chapéus tricornes recheados. Com o capelete é possível preparar os mais diversos tipos de pratos. Desde sopas até assados, com molhos ou legumes e verduras.


Ravióli (Ravioli)



Ravioli é uma massa feita com trigo envolvendo alguma carne ou vegetal sendo coberto por algum tipo de molho. Sua origem é a Itália. É conhecido também como Cappellacci.


Pena (Penne)



Penne são massas em forma de cânula de pena (canudo), servidas com um molho muito picante (arrabbiata). Em certas regiões da Itália, no norte por exemplo, é usado um tipo de pimenta que dá a este prato um ardor forte, tornando-o, no entanto, mais saboroso. Este macarrão é provavelmente uma das formas de massas mais conhecidas, disponível na maioria dos mercados e mercearias.


Concha (Conchiglie)



Concha, também chamado de escudo, é um tipo de macarrão que é  normalmente vendido na sua variedade simples feito de trigo. Também são vendidos em variedades coloridas que utilizam pigmentos naturais, como extrato de tomate, tinta de lula ou extrato de espinafre. A forma da concha da massa é bom para pegar o molho. É um dos tipos de massas mais popular no Reino Unido. Também existe uma variedade com um formato um pouco menor, sendo chamado de mini concha.


Caramujo


Caramujo é um tipo de macarrão que possui a forma exata de um caramujo. É muito usado em diversos tipos de pratos, inclusive ensopados.


Parafuso

Parafuso é um tipo de macarrão bem popular no Brasil. Com ele é possível preparar vários pratos diferentes, inclusive saladas.


Gravata (Farfalle)



Farfalle é um tipo de macarrão em formato de borboletas.  No Brasil são chamados de gravatas. Existe uma variedade feita de trigo e uma variedade de diferentes cores onde são adicionados tomate e/ou espinafre.


Padre Nosso



Padre Nosso é um tipo de macarrão muito usado para fazer sopas. Também é chamado de macarrão picado.


Espiral (Spirale)



Espiral é um tipo de macarrão nem tão popular mas é usado para preparar vários tipos de pratos. Possui um formato diferenciado.


Talharim Verde






Talharim Verde é uma variação do talharim tradicional. Pode ser usado em vários tipos de receitas e ocasiões. É muito apreciado com molho branco e com outros tipos de molhos e cremes.



Rigatone (Rigatoni)



Rigatone é um tipo de macarrão em forma de tubo. Ele é maior do que o Pena. Tem um corte quadrado e termina ligeiramente curvado. É comumente consumido recheado.


Fetucine (Fettuccine)



Fetucine é um tipo de massa popular na cozinha romana . É um macarrão plano feito de ovo e farinha. Eles são comidos com carne e frango. São tradicionalmente feitos em casa ou comercialmente, mas secas também podem ser comprados.


Ninho


Ninho é um tipo de macarrão que se assemelha muito com um ninho de passarinho. Existem ninhos de vários tamanhos, desde os mais fininhos até os que possuem uma espessura bem mais grossa. Por causa de seu formato pode ser consumido de várias formas diferentes.


Cabelo de Anjo ou Aletria



Cabelo de Anjo ou Aletria é uma massa em fios finos que é utilizado para fazer sopas e doces. Muito usada pelo proletariado francês durante a Revolução Industrial. Atualmente a aletria pertence à culinária portuguesa, posto que fora trazida a Portugal pelos mouros. Em Portugal, são famosos os doces de aletria.


Ave-Maria



Ave-Maria é uma variação do macarrão Padre-Nosso. A Ave-Maria é menor, porém é bem utilizada para fazer sopas, assim como o Padre-Nosso.


Argolinha


Argolinha é um tipo de macarrão que possui um formato pequeno e por isso é bastante utilizada no preparo de sopas e saladas. Também pode ser utilizada como prato principal e até mesmo em pizzas.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...