Dicas e Sugestões Para o Uso Correto da Batedeira

A Batedeira é um aparelho doméstico, eventualmente eléctrico, muito utilizado para bater mecanicamente, ingredientes de receitas ou misturas de culinária. Os modelos eléctricos são formados por um pequeno motor que faz girar uma ou duas peças em forma de batedor de claras.

Existem ainda batedeiras mecânicas, mas que não são acionadas por um motor eléctrico, mas apenas por uma engrenagem ativada manualmente por uma manivela.

Falando assim parece um aparelho impossível de ser usado. Só que não, na verdade é muito simples, mas tem algumas dicas simples que podem ajudar nas receitinhas.

 

Dicas e Sugestões ao Preparar Alimentos

Ao bater massas, coloque primeiramente na tigela os ingredientes secos, depois adicione margarina ou manteiga até obter uma farofa. Somente então coloque os ingredientes líquidos (ovos, leite, água, etc). Para bater chantilly, coloque o creme de leite bem gelado e acrescente o açúcar após o creme adquirir consistência.

Para fazer um chantilly perfeito, bata meia porção de creme gordo e meia porção de magro, com açúcar levemente caramelado. Se bater demais, adicione leite ou iogurte para devolver a consistência certa. Quando for bater claras em neve, utilize ovos à temperatura ambiente.

Margarina ou Manteiga também são recomendados que se usem sempre à temperatura ambiente. Coloque a alavanca de controle de velocidade na primeira posição no início do funcionamento e aumente gradualmente até atingir a velocidade desejada, a fim de evitar que os ingredientes respinguem para fora da tigela.

A tigela e os batedores foram desenvolvidos para proporcionar mistura homogênea, mas caso você julgue necessário utilizar a espátula, desligue a batedeira antes de usá-la, para evitar que os batedores atinjam suas mãos.

Tome cuidado ao tocar a parte superior da batedeira porque, apesar do aquecimento ser perfeitamente normal, em situações de uso prolongado ou para bater massas pesadas, você pode se queimar. A alavanca TRAVA/ DESTRAVA deve estar sempre na posição travada quando a batedeira estiver em funcionamento.

Para evitar respingos, sempre adicione os ingredientes o mais próximo possível da lateral da tigela e não diretamente no batedor em movimento. Se os ingredientes na base da tigela não ficarem totalmente misturados é porque o batedor não está posicionado corretamente.

 

Cuidados e Precauções com a Batedeira

Não colocar a batedeira na água ou em outro líquido, para proteger contra risco de choque elétrico. Fique atento sempre que este aparelho ou outro instrumento for usado próximo a crianças. Ligue a uma tomada tripolar aterrada.

Retire o plugue da tomada antes de efetuar qualquer manutenção ou limpeza do produto. Recoloque todos os componentes antes de ligar o produto. Evite o contato com as peças móveis. Mantenha as mãos, o cabelo, as roupas, assim como as espátulas e outros utensílios distantes dos batedores durante a operação para reduzir o risco de ferimento a pessoas e/ou avaria da batedeira.

O uso de acessórios não-recomendados ou pode causar incêndio, choque elétrico ou ferimento. Não use a batedeira ao ar livre. Não deixe o cabo de força em contato com superfícies quentes ou pendurado em cima da mesa ou bancada. Isto pode danificá-lo.

Este produto foi desenvolvido para uso doméstico. Antes de ligar, verifique se a tensão da rede elétrica no local de instalação é a mesma indicada na etiqueta de dados técnicos do produto. A não obediência desta norma pode causar danos irreparáveis ao produto além de causar acidentes.

Nunca conecte a sua batedeira através de extensões duplas ou triplas com outro eletrodoméstico na mesma tomada. Não use extensões. Este tipo de ligação pode provocar sobrecarga na rede elétrica, prejudicando o funcionamento da sua batedeira e resultando em acidentes com fogo.

Use uma tomada exclusiva. Em caso de oscilação na tensão da rede elétrica, instale um estabilizador automático de tensão com potência mínima de 1500 Watts, entre a batedeira e a tomada. Se o cabo de alimentação estiver danificado, ele deve ser substituído.

Não seguir as instruções pode trazer riscos de vida, incêndio ou choque elétrico. Se ajustado corretamente, o batedor não toca nem o fundo nem as paredes da tigela. Caso o batedor toque o fundo da tigela, seu revestimento poderá se desgastar.

Evite acidentes e danos ao aparelho usando somente acessórios recomendados pelo fabricante. Se a batedeira não funciona verifique se há corrente elétrica na tomada, se a chave disjuntora está desligada ou se existem fusíveis queimados.

Se há vibração em excesso verifique se o produto está em uma superfície firme e plana e se não tem resíduos sob os pés da batedeira. Não puxe o plugue da tomada pelo cabo de força para desligar sua batedeira, você pode danificar o cabo de força, o plugue e a tomada.

Em caso de dúvidas ou de problemas no produto, entre em contato com a Central de Relacionamento do fabricante. Ao ligar, tenha em mãos o número do modelo e o número de série da sua batedeira. Ambos os números podem ser encontrados na etiqueta, que está localizada na parte inferior da batedeira.

 

Dicas e Sugestões Para a Limpeza da Batedeira

A tigela e os batedores podem ser lavados em uma lava-louça automática. Ou, limpe cuidadosamente em água quente ensaboada e enxágue completamente antes de secar. O globo deve ser lavado manualmente e seco imediatamente.

Não lave o globo em uma lava-louças. Não guarde os batedores em uma haste. Sempre desligue a batedeira antes de limpá-la. Esfregue a batedeira com uma toalha macia e úmida. Não use limpadores caseiros ou comerciais.

Não mergulhe em água. Esfregue a haste do batedor frequentemente, removendo qualquer resíduo que possa estar acumulado. Faça a limpeza de sua batedeira sempre que necessário e de acordo com as recomendações do manual.

Certifique-se de que a batedeira e seus acessórios estejam limpos e completamente secos antes de serem guardados. Remova os batedores da batedeira antes de lavar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...