Como usar a panela de pressão com segurança

Todo mundo que está começando a cozinhar fica com receio de usar a panela de pressão. Sempre escutamos histórias de panelas que explodiram, arrebentaram com o fogão e deixaram a cozinha toda suja. Porém não existe mistério nenhum na utilização desse utensílio culinário.

A panela de pressão é capaz de cozinhar os alimentos até 3 vezes mais rápido do que as panelas normais. Isso é uma ajuda e tanto para momentos em que estamos com pressa para preparar certos alimentos. Além disso existem várias receitas deliciosas e que devem ser preparadas utilizando a panela de pressão.

Você não pode deixar de usufruir dos benefícios da panela de pressão só porque tem medo dela. Vamos dar algumas dicas aqui que você deve seguir a risca para poder sempre utilizar sua panela de pressão com segurança e, principalmente, sem medo. Veja a lista abaixo:

01 - Dentro da panela tem uma marca que é o nível máximo que você pode preencher com alimentos. Caso não encontre a marcação lembre-se que um terço da altura da panela precisa ficar livre. Esse espaço é para evitar que o alimento em ebulição não obstrua o caminho de escape da válvula.

02 - Fique atento ao ruído da panela. Se ele for interrompido de repente, desligue-a e espere esfriar.

03 - Lave sempre muito bem a válvula, para evitar que ela entupa. Limpe o orifício com cuidado, desobstruindo-o de qualquer sujeira. Limpe o pino direitinho também.

04 - Quando a panela começar a soltar vapor, abaixe o fogo. A temperatura da água não vai mais aumentar de deixar o fogo alto. Se você aumentar o fogo a água vai evaporar mais rápido e você ainda vai desperdiçar gás!

05 - A qualquer sinal de escape de vapor pela borracha, troque-a.

06 - Não abra a panela sem que todo o vapor tenha saído. Espere a panela esfriar. Você pode deixar a parte inferior sob água corrente, mas sem mexer na válvula.

07 - Não permita a presença de crianças dentro da cozinha quando a panela estiver funcionando.

08 - Consulte sempre seu manual de instruções. Lá você vai ter certeza das informações sobre o uso da sua panela, de acordo com o modelo dela.

09 - As válvulas da panela de pressão é que garantem a sua segurança. Se não estiver soltando vapor é porque algo está errado.

 

Conheça as partes da panela de pressão:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...