Utensílios culinários e suas utilidades

Os utensílios culinários são todas aquelas ferramentas que estão na cozinha e que utilizamos para preparar as receitas. Os utensílios culinários foram sendo criados ao longo dos anos desde a pré-história. Até hoje sempre encontramos utensílios novos e diferentes que ajudam muito na hora de trabalhar na cozinha.

As panelas e as colheres foram as primeiras a surgirem. Os utensílios podem ser encontrados em diversos materiais. Podem ser de plástico, alumínio, etc. Neste post você conhecerá alguns utensílios e descobrirá qual a utilidade deles.

 

Filme Plástico

Finíssima lâmina de plástico para uso culinário, vendida em rolos e muito utilizada em fornos de micro-ondas. Apesar de suportar o calor dos fornos de micro-ondas não deve ser utilizada em fornos convencionais ou sobre a chama do fogão.

 

Fôrma para bombons

Fôrma de plástico (rígido ou maleável), com vários formatos e desenhos, usada para modelar os chocolates derretidos. Encontrada em lojas especializadas em chocolates ou confeitaria.

 

Paellera

Panela especial para se preparar a paella. Prato típico espanhol que combina arroz com carne de ave, legumes e frutos do mar e é temperada com uma especiaria chamada açafrão.

 

Panela de pressão

A panela de pressão é um recipiente fechado hermeticamente, com uma válvula de segurança com um peso que libera gradualmente o excesso de vapor. Com este tipo de panela, o tempo de cozimento é reduzido, pois, sob alta pressão, a água ferve à temperaturas maiores, cozinhando o alimento mais facilmente.

 

Pão-Duro

Espátula de material plástico duro utilizada para raspar as vasilhas de batedeiras e misturar preparações frias.

 

Papel-manteiga

Também conhecido como papel opaco manteigueiro é um papel de cor branca, vendido em rolos ou folhas, utilizado para fins culinários.

 

Réchaud

Pequeno fogareiro utilizado para deixar os alimentos aquecidos sobre a mesa.

 

Recipiente refratário

Recipiente que pode permanecer em contato com o fogo, ou que suporta calor elevado, sem se alterar.

 

Saca-puxa ou saco de confeiteiro

Saco de plástico ou de papel, com bicos de diferentes formatos, utilizado para confeitar bolos.

 

Escumadeira

Geralmente usada para retirar arroz. Uma escumadeira (ou espumadeira, sendo que escuma é uma versão antiga da palavra espuma) é um utensílio usado na cozinha, não só para retirar a espuma de alimentos que estão sendo cozidos, mas também para retirar da panela ou frigideira os alimentos sem o líquido onde estão sendo cozinhados.

 

Almofariz

O almofariz (também chamado gral ou morteiro) é um utensílio que serve para moer pequenas quantidades de produtos, por vezes misturando vários ingredientes.

 

Caçarola

Uma caçarola é um utensílio culinário da família das panelas, ou seja, um recipiente geralmente com tampa utilizado para cozinhar sobre as bocas de um fogão. Por vezes, a referência a caçarolas como distintas das panelas diz respeito aos recipientes que têm apenas uma pega comprida, em vez de duas pegas iguais. É indicada para o preparado de cozidos e ensopados.

 

Caldeirão

Panela grande, usada para cozinhar grandes quantidades de comida sobre uma fogueira.

 

Chaleira

A chaleira é um utensílio culinário que, ao contrário do que o nome parece indicar, não foi idealizada para nela se preparar chá, mas apenas para aquecer água que pode ser utilizada para fazer chá, café, chimarrão ou qualquer outro alimento, bebida ou uso para água quente. Normalmente, o chá é preparado e servido num bule.

 

Chávena

Uma chávena é um recipiente ou utensílio doméstico, usado para bebidas quentes ou frias. Também é chamada de xícara.

 

Cutelo

Instrumento utilizado, sobretudo, para cortar ossos. Ele é uma faca de lâmina retangular com afiação de um só lado. No Brasil é também conhecido como "faca de açougueiro".

 

Cuscuzeiro

Utensílio culinário fabricado de barro ou alumínio que serve para o preparo do cuscuz brasileiro, também como objeto importante na construção de assentamento de obaluaye na cultura afro brasileira.

 

Espátula

Utensílio de extremidade larga e plana que é utilizado para mexer e misturar substâncias pastosas. Pode ser fabricada em aço inoxidável, porcelana e plástico.

 

Frigorífico

Frigorífico é utilizado na conservação de alimentos. O termo frigorífico é usado no Brasil para designar geladeiras de grande porte.

 

Grelha

Grelha é um utensílio culinário utilizado para assar ao fogo ou na brasa diferentes tipos de carnes e vegetais.

 

Passador

O passador, mais conhecido no Brasil como escorredor, é um utilizado para separar as partes sólida e líquida dum alimento ou dos ingredientes utilizados para a sua confecção.

 

Pires

Pires é um prato pequeno que serve de base a xícaras ou pode ser também, dependendo do tamanho, um recipiente para pôr biscoitos, torradas ou sobremesas pequenas.

 

Quebra-nozes

Um quebra-nozes é um dispositivo mecânico utilizado para abrir nozes.

 

Rolo da massa

O rolo da massa é usado principalmente para “estender” a massa de farinha, ou seja, torná-la numa folha, para fazer pastéis ou outros alimentos que levam massa. Também pode ser utilizado para triturar certos ingredientes, como alhos ou pequenas sementes, fazendo assim o serviço de um almofariz.

 

Talher

Talheres são objetos utilizados para facilitar o ato de comer. São eles: a faca, o garfo e a colher. Os talheres variam de design, de acordo com seu propósito e utilidade, como comer carne, peixe, sobremesa, tomar sopa, mexer o café etc.

 

Terrina

Vaso comumente com tampa em forma de panela, também chamada de sopeira, geralmente ornamentada e encontrada em vários materiais para servir a sopa à mesa.

 

Passe-vite

Usado para preparar puré de legumes, sopas, compotas e molhos. possui uma grelha com orifícios grandes e funciona de modo silencioso e eficiente. Também é possível montar e desmontar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...