Raça de gato - Ocicat

O Ocicat surgiu nos Estados Unidos em 1964. Tudo começou mais ou menos por acaso quando a senhora Virginia Daly estava realizando cruzamentos entre Abissínios e Siameses. Para a sua surpresa, quando ela cruzou um abissínio-siamês com um Siamês Chocolate Point, obteve um gato com a pelagem semelhante a de um jaguar. Chamou a nova raça de "Ocicat" (pois é parecido com o Ocelote). O Ocicat é reconhecido por muitas associações norte-americanas e européias, entre as quais a CFA, o GCCF e a Fife.

No Brasil, não há notícias da raça.

O Ocicat foi a primeira tentativa bem sucedida de captar a beleza da pelagem de leopardos, jaguares e ocelotes.

 

Padrão Oficial

São gatos grandes, vigorosos e robustos. Possuem patas ovais e fortes, pernas robustas e musculosas e rabo alongado. Seu pelo é do padrão tabby mosqueado e são reconhecidas as variedades silver, castanho, azul, chocolate, lilás, canela e bege. Várias cores de olhos são aceitas, exceto os azuis.

Porte médio para grande. A fêmea pesa entre 3 e 4,5 kg e o macho pode chegar a 6,7 kg.

 

Personalidade

São gatos sociáveis, brincalhões, curiosos e espertos. Não suportam a solidão e adoram companhia e carícias.

O comportamento da raça, em geral, é comparado ao estilo normalmente associado aos cães: obediente e participativo. São facilmente treináveis, muitos buscam e trazem objetos, andam de coleira e respondem a chamados verbais do dono. Via de regra são sociáveis com gente desconhecida e se adaptam facilmente ao ambiente, mas são menos predispostos a ficar muito tempo sozinhos.

Ainda que não se tenha recorrido a genes de animais selvagens, o Ocicat movimenta-se de uma forma que lembra os seus parentes da selva, andando com a barriga rente ao chão, numa pose que lembra a dos felinos selvagens no encalço da presa.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...