O que é versão Beta?

 

Sites especializados em downloads de softwares possuem muitos programas com um aviso de que estão em versão beta (ou fase beta). Esses programas costumam ter a palavra “beta” no final de seu nome. Por exemplo: Mozilla Firefox 3 Beta. Você sabe o que significa essa versão beta? O por quê de apenas alguns softwares terem esse aviso em portais de downloads? E fase alpha? Você já ouviu falar? Encontre as respostas para todas essas perguntas neste post.

A versão beta é a versão de um produto (geralmente software) que ainda se encontra em fase de desenvolvimento e testes. No entanto, esses produtos muitas vezes são popularizados bem antes de sair a versão final.

Na prática, sempre que um programa é lançado em versão Beta, significa que o próprio desenvolvedor (quem fez o programa) admite que o programa ainda não está pronto e pode ter problemas, porém já está em um nível decente para a utilização, mesmo que sem nenhuma garantia.

A ideia é usada há muito tempo na computação, com as versões beta e alfa (as alfa são ainda mais inacabadas e geralmente lançadas em caráter meramente experimental) os usuários podem experimentar e testar características novas e detalhes das novas versões, enquanto os desenvolvedores recebem informações valiosas sobre como o novo produto (nova versão) deve ser melhorado, já que as pessoas que usaram aquela versão de testes podem apontar facilmente o que gostaram e não gostaram.

 

Versão beta em jogos eletrônicos

Geralmente, em jogos eletrônicos, principalmente do gênero MMORPG, têm-se as terminologias Closed Beta (CB) e Open Beta (OB), que se referem à fase em que somente alguns jogadores poderão testar o jogo em versão beta, em uma fase mais fechada (daí o nome "closed", do inglês "fechado"), e à fase em que ainda não está completa, mas é aberta para todos (daí o nome "open", do inglês "aberto").

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...