Economia de energia com torneiras inteligentes

Torneiras com sensores que controlam a saída de água de acordo com a aproximação das mãos reduzem o consumo entre 35% e 80%, na comparação com as convencionais. As peças “inteligentes” são mais usadas em locais de grande fluxo, como empresas, hospitais, shopping centers, mas nada impede que elas também sejam instaladas em casa: no banheiro, na cozinha e área de serviço.

A torneira automática tem o mesmo princípio das eletrônicas - com os sensores - e libera água com um simples aperto do botão. Depois de alguns segundos, dependendo da regulagem na instalação, a água é cortada e evita o desperdício. A economia é de 25% a 75%, estima o Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP).

O gasto com a compra de torneiras “inteligentes” varia muito de acordo com o modelo e marca: em três redes de lojas consultadas pelo pesquisa as peças custavam entre R$ 88,90 e R$ 1.639,00. A instalação é parecida com a torneira tradicional. Só no caso dos modelos com sensores elétricos, é preciso ter um ponto de energia próximo e o ideal é consultar um encanador para fazer a instalação.

O retorno com a economia na conta de água é imediato. Escovar os dentes com a torneira aberta por cinco minutos, por exemplo, consome, no mínimo, 12 litros de água. Só de fechar a torneira durante a escovação, 11,5 litros deixam de ser desperdiçados. Com modelos automáticos ou com sensores, o uso pode ser ainda menor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...