Como usar aerógrafo de maquiagem

No começo dos anos 80 a marca de cosméticos americana Dinair (norte americana) lançou o primeiro sistema de maquiagem de alta definição do mundo. O "sistema" de maquiagem HD engloba o equipamento (aerógrafo e compressor de ar) e os cosméticos de alta definição. A partir daí muito se fala sobre esta nova forma de maquiagem que vem ganhando cada vez mais espaço no mundo da beleza.

 

A técnica

 

O equipamento é composto por um aerógrafo que trabalha com baixa pressão de ar (sempre abaixo de 15 libras para aplicação de cosméticos na face, e até 25 libras para aplicação de pintura corporal ou bronzeamento artificial) e de um compressor de ar (que é a fonte de ar que alimenta o jato). O aerógrafo e o compressor são ligados por uma mangueira.

 

Marcas e modelos

Existem várias marcas e modelos de aerógrafos no mercado. Vale uma pesquisa já que o investimento não é pequeno. Você pode escolher os "kits", que são sistemas vendidos prontos para maquiagem, com compressor e aerógrafo, ou pode adquirir os componentes do seu equipamento separadamente.  A idéia de um aerógrafo específico, que só serve para maquiagem não torna este equipamento especial. Pelo contrário, limita suas possibilidades de aplicação. Um bom aerógrafo é aquele que se adequa ao maior número de situações possíveis de aplicação.

Os modelos das fotos acima são de fabricação nacional, este modelo é muito leve e versátil, servindo bem desde a maquiagem convencional (social, noivas, formaturas etc...) até a maquiagem artística (bodyart, caracterização, passarela etc...) e ainda faz o Tanning (bronzeamento artificial). Outra vantagem que este modelo de aerógrafo tem é o fato de possuir copos removíveis. Você pode trabalhar com várias cores, apenas trocando o copinho de tinta.

 

O aerógrafo precisa de uma fonte de ar pressurizado, para seu funcionamento. Um compressor de ar para pulverizar a pintura. Existem modelos especialmente desenvolvidos para a maquiagem que podem ser encontrados em casas especializadas, alimentados por bateria, portáteis e silenciosos. Existem modelos de mesa ligados a rede elétrica, também pórtáteis e mais versáteis, encontrados em lojas de pintura, ferramentas, ou grandes magazines, e existem os compressores com tanque reservatório de ar, mais pesados e potentes, que podem alimentar vários aerógrafos simultaneamente.

 

 

Como fazer uma maquiagem com um aerógrafo

Os compressores mais robustos (mesmo que pequenos e de mesa) possuem um regulador da pressão de saída do ar (manômetro). O regulador de ar geralmente está acompanhado de um filtro, evitando que a água retirada do ar “espirre” durante o trabalho. Com o manômetro você pode regular a pressão de saída do ar para diferentes finalidades de aplicação. Para fazer uma maquiagem no rosto por exemplo, a pressão de saída do ar deve ser regulada entre 4 a 15 libras. Para maquiagem mais densa, bronzeamento artificial (tanning), ou pintura corporal (bodyart) em áreas maiores a pressão pode subir até 25 libras. Não é preciso ter um equipamento específico para cada tipo de aplicação. Um bom equipamento (aerógrafo e compressor) pode ser utilizado para várias finalidades.

Com um treinamento adequado, qualquer maquiador/a profissional é capaz de dominar tanto os princípios básicos quanto os avançados desta técnica de aplicação de cosméticos. No treinamento, o contato direto com o instrutor é fundamental para que, primeiro, ocorra a aprendizagem da técnica e depois o domínio operacional e a habilidade do uso do aerógrafo nos mais diversos tipos de maquiagem. O aluno aprende todos os detalhes técnicos necessários à manutenção do compressor e do aerógrafo. Montagem e desmontagem, regulagem da pressão de saída do ar, limpeza e cuidados gerais para que o equipamento esteja sempre pronto a realizar o trabalho esperado.

 

CPT - Centro de Produções Técnicas

 

Os cosméticos

Qualquer cosmético em forma líquida pode ser aplicado com o aerógrafo.  A cobertura da maquiagem feita com aerógrafo é sempre muito superior à convencional, porque o ar dispersa de forma muito eficaz e homogênea o produto (seja ele HD ou não). O que quero dizer é que mesmo uma base convencional que possa ser diluída até atingir uma consistência liquida, quando aplicada com o aerógrafo deixará a pele com aspecto muito mais natural e bonito do que se for aplicada com pincel ou esponja. Existem cosméticos convencionais que "aceitam" serem diluídos (seja com água, com um fluido de silicone ou alcool). Uma vez diluídos podem ser aplicados à pele através dos jatos de um aerógrafo.  A aplicação com o aerógrafo é feita em camadas super finas, sem marcas de pincel ou esponja, e a fixação do cosmético já será sempre maior por causa desta forma de pulverização..

Os cosméticos HD são os chamados cosméticos inteligentes. A grande diferença destes cosméticos são suas "nanopartículas". Fabricados com a mais alta tecnologia, utilizando micro (mas micro mesmo) partículas com capacidade de reter e refletir a luz de forma homogênea, criando aquele aspecto visual de “pele de seda” que irá ficar fixa por mais de 10 horas. São cosméticos preparados com pigmentos fotocromáticos que reagem à luz ambiente, fazendo a pele parecer igualmente perfeita à luz de velas, à luz do dia e mesmo na luz fluorescente. Definitivamente, essa é uma maquiagem superior, tanto em sua aparência, quanto na qualidade dos produtos. Muitas marcas contam com a adição de vitaminas, tem fator de proteção solar que, além da sua capacidade de fixação, ainda promovem um tratamento especial à pele.

São três os componentes básicos utilizadas para a elaboração dos produtos HD. Maquiagens produzidas com base de álcool, maquiagens produzidas à base de silicone e maquiagens à base de água.  É importante testar e utilizar diferentes cosméticos para poder escolher o mais adequado a cada situação. Eu particularmente, sempre que posso, escolho os cosméticos a base de água, mais naturais, fáceis de utilizar, e recomendados mesmo às peles mais sensíveis. Os cosméticos a base de silicone tem um acabamento mais acetinado (as vezes requerem pó) e tem uma fixação maior do que os cosméticos a base de água. Ideais para maquiagens que devem durar várias horas por sua maior resistência a suor e umidade. Os cosméticos a base de alcool são os de maior fixação, sendo meus preferidos para a pintura corporal (Bodyart), tatuagem temporária, maquiagem paramédica e efeitos especiais.

Os cuidados de preparação e acabamento da maquiagem serão sempre os mesmos - boa limpeza da pele, tônicos, hidratantes,  primer,  protetor solar etc...  Use tudo o que você tiver a sua disposição antes de começar a maquiar, e depois de feita a maquiagem, para terminar, "sele" com os pós HD (micro ionizados, ou ultra micro ionizados), lustrando e finalizando a maquiagem com pinceis de boa qualidade. Na hora de retirar a maquiagem, lave o rosto com água e sabão e use um bom demaquilante.

A soma destes dois fatores é que é a tão sonhada maquiagem de alta definição (Hihg Definition, por isso HD) que dura muitas horas sem retoques, capta a luz da melhor maneira possível, e faz artistas e pessoas comuns ficarem com aquele aspecto maravilhoso de pele perfeita. Você pode usar uma coisa separada da outra. Pode aplicar cosméticos comuns com a técnica de pulverização (com aerógrafo a aplicação é incrível) e também pode aplicar cosméticos HD de maneira convencional, usando pinceis e esponjas.

A pulverização de cosméticos com o aerógrafo consegue uma diferença na pele, como se fosse uma película, praticamente invisível. Quando a maquiagem HD se fixa, os microgrânulos, que simulam ‘pixels’, secam e são captados por câmeras digitais e fotográficas de alta definição com a máxima qualidade.

Veja adiferença:

Enquanto esponjas e pinceis deixam linhas e marcas na aplicação da base (mesmo não sendo vistas a olho nu podem ser captadas por lentes digitais), o aerógrafo deposita o cosmético em jatos finíssimos de forma a não deixar nenhuma marca visível para as lentes HD.

Entre outras vantagens, que incluem a velocidade de aplicação (você pode aplicar em segundos), a cobertura e a fixação (você precisa de muito menos retoques), a higiene (menos "ferramentas" em contato com a pele), a maior vantagem ainda está no resultado final: Uma aplicação finíssima de uma beleza e naturalidade dificilmente conseguida através de outro método de aplicação.

 

Aula Gratuita - Como Fazer Produtos Caseiros P/ Usar Na Maquiagem Arti

 

Maquiagem para Imagem em Alta Definição (Cursos Livres Senac)

Cursos de maquiagem

 

Onde comprar aerógrafos para maquiagem:

kit profissional para maquiagem hd com aerógrafo

Mini Compressor Para Aerógrafo

Aerógrafo Profissional

Kit Aerografia

base liquida para aerografo

Pistola para pintura kit maquiagem hd

 
 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...