Relembre alguns dos programas que marcaram a história da TV

Desde que a televisão foi inventada muitos programas vieram e fizeram a cabeça das pessoas. Esses programas faziam com que a gente largasse tudo e corresse para a frente da TV. Alguns divertiam, outros informavam… o fato é que eles marcaram a história da TV e sempre estão sendo relembrados de uma forma ou de outra. 

 

Em 1982, Chacrinha encontrou na Rede Globo, depois de ter passado pela TV Tupi e pela Bandeirantes. O apresentador comandava o 'Cassino do Chacrinha', que fez grande sucesso nas tardes de sábado. Na companhia das musas chacretes, distribuía abacaxis para seus calouros e interagia com o público para julgá-los.

 

Em 'Jô Soares Onze e Meia' que estreou em 16 de agosto de 1988 e ficou no ar até 30 de dezembro de 1999. Inicialmente, era exibido somente às terças-feiras, passando a ser de segunda a sexta-feira pouco tempo depois. E 'Viva o Gordo', na década de 1980 o apresentador Jô Soares pôde mostrar tanto seu lado humorístico, quanto o de entrevistador.

Sem muitas modificações, seu programa faz sucesso até hoje.

 

'Porta da Esperança' marcou os domingos do SBT nas décadas de 1980 e 1990, sempre apresentado por Silvio Santos. Baseava-se em realizar o sonho dos espectadores, e por isso foi considerado o primeiro programa assistencialista da televisão brasileira, servindo de modelo para outros do gênero.

 

Mais um humorístico da TV, 'A Praça da Alegria' surgiu em 1957, na antiga TV Paulista (atual TV Globo), no comando de Manuel da Nóbrega. O autor se inspirou durante uma viagem à Argentina, quando, da janela do seu hotel em Buenos Aires, observava, diariamente, um homem sentado num banco de praça conversando com diversas pessoas. A atração permaneceu no ar durante quatorze anos, e foi exibida também pela TV Record. Transformou-se em 'A Praça é Nossa', no SBT.

 

Armação Ilimitada' foi exibido pela Rede Globo às sextas-feira entre 1985 e 1988. A atração misturava aventura e esportes e integrava a faixa de programação Sexta Super, sendo exibido uma vez por mês em seu primeiro ano, e quinzenalmente a partir do segundo ano, em episódios de 45 minutos de duração.

 

A revista eletrônica 'Fantástico' sobrevive aos domingos há muito tempo, desde 5 de agosto de 1973. Já foi apresentado por vários artistas, jornalistas, atrizes, atores, entre eles, Zeca Camargo, e Patrícia Poeta, revezando, às vezes, com Renata Ceribelli e Tadeu Schmidt. A locução das matérias, até hoje, é feita por Cid Moreira e Berto Filho.

 

'Festival da Record' foi um programa competitivo e musical que teve início no ano de 1966, ainda com a transmissão em preto e branco. A mais memorável edição, de 1967, trouxe apresentações inesquecíveis de Chico Buarque e Caetano Veloso.

 

Antes glorioso, o 'Globo Repórter' já teve a cara do Brasil, estreou em 3 de abril de 1973, em substituição ao extinto Globo Shell Especial. Atualmente, o programa evita temas polêmicos e grandes denúncias, preferindo exibir reportagens sobre animais, meio ambiente e saúde.

 

Hebe' começou em 1986, que até pouco tempo ia ao ar todas as segundas-feiras no horário nobre do SBT. Marcante são os selinhos que a apresentadora dá em seus convidados, assim como os famosos bordões "lindo de viver" e "que gracinha".

Se Hebe estivesse viva, com certeza, o programa ainda estaria no ar.

 

Jornal Nacional', o telejornal noturno da Rede Globo, estreou em 1º de setembro de 1969 sob o comando de Hilton Gomes e Cid Moreira. Foi apresentado por um longa periodo por Fátima Bernardes e seu marido jornalista e diretor do jornal, William Bonner.

Hoje William reveza as apresentações com outros jornalistas.

 

'Os Trapalhões', quarteto formado por Didi, Dedé, Mussum e Zacarias, tinham um programa de TV homônimo, que estreou em março de 1977, antes do 'Fantástico', apresentando uma sucessão de esquetes. Um dos maiores fenômenos de popularidade e audiência no Brasil em toda a história, o show entrou para o livros dos recordes como o programa humorístico de maior duração da televisão, com trinta anos de exibição.

 

'Aqui Agora' foi um telejornal de apelo popular, exibido no SBT. Estreou em 1991, nos fins de tarde, com o slogan "um jornal vibrante, uma arma do povo, que mostra na TV a vida como ela é!". Foi pioneiro no Brasil no uso do gerador de caracteres ao exibir manchetes bastante escandalosas sobrepostas às imagens. Era focado em reportagens policiais sobre assassinatos e crimes escandalosos, além de temas paranormais. Ficou famoso com a apresentação de Gil Gomes.

 

'Documento Especial: Televisão Verdade' foi criado e produzido pelo jornalista Nelson Hoineff e exibido em três emissoras: Rede Manchete (1989 a 1991), SBT (1992 a 1995) e Rede Bandeirantes (1997 e 1998). Vários assuntos de baixo escalão eram mostrados, numa época em que o Brasil nem queria saber de política social e muito menos de minorias.

 

"Programa Flávio Cavalcanti" de 1957 era apresentado pelo jornalista de mesmo nome. Ficou famoso por notícias escandalosas e bem parciais quanto à opinião de seu comandante, bem como a "quebra de discos de vinil" no meio do palco. E também pela sua maneira agressiva de falar e de tirar e colocar os óculos.

Se hoje, voltasse a ser exibido, teria muito mais discos para serem quebrados!

 

O programa comandado por Raul Gil estreou em 1963 e já esteve em muitas das grandes redes de TV, com exceção da Globo. Sempre obteve altos índices de audiência e chegou a ameaçar a liderança de Luciano Huck na década de 1990. O quadro mais famoso é o show de calouros, no qual Gil manda os não aprovados "pegarem seu banquinho e saírem de mansinho".

 

Transmitido pelo SBT e comandado por Serginho Groisman desde 1991, o 'Programa Livre' era gravado dentro de um auditório com uma plateia composta por jovens, quase sempre estudantes. Tinha também um palco onde eram realizadas entrevistas, shows, quadros humorísticos e gincanas - como braço-de-ferro, imitações e piadas - feitas com voluntários da plateia.

Vários artistas internacionais passaram pelo programa, entre eles, Jon Bon Jovi da banda Bon Jovi e Alanis Morissette.

 

'Sítio do Pica-Pau Amarelo', obra de Monteiro Lobato, teve mais de uma adaptação para a TV, mas a mais conhecida e exportada para o mundo todo foi a da Rede Globo, de março de 1977 a janeiro de 1986. Os bonecos eram todos brasileiros criados por Rui de Oliveira e Marie Louise Neri. A trilha sonora foi dirigida por Dori Caymmi e era formada por temas essencialmente nacionais, ressaltando a mitologia e o folclore.

 

"TV Mulher" era o nome de um programa feminino produzido e exibido pela Rede Globo entre os anos de 1980 e 1986. Levado ao ar pela manhã, de segunda a sexta-feira, teve diversos tempos de duração, quadros e apresentadores ao longo de sua trajetória. A madrinha da atração era a eterna Elis Regina.

 

"TV Pirata" foi transmitido pela Rede Globo entre 1988 e 1990 e em 1992, às terças-feiras. Tornou-se um dos maiores sucessos do gênero no Brasil, com seu humor com base no nonsense e na sátira política, executado por uma equipe de roteiristas que incluía Luís Fernando Veríssimo, os quadrinistas Laerte e Glauco, e integrantes do 'Planeta Diário' e da 'Casseta Popular' - que viriam a se reunir e formar o Casseta & Planeta.

 

'Viva a Noite', transmitido durante a maior parte dos anos 80 e início dos anos 90 e 'Domingo Legal', exibido pela primeira vez em 1993, foram dirigidos por Gugu Liberato, fizeram sucesso no mesmo esquema de programa de auditório com entrevistas e shows.

 

"Chico Anysio Show" foi um programa de televisão brasileiro criado pelo humorista Chico Anysio, produzido primeiramente pela TV Rio em 1960, com tipos famosos como o bar-men fanho "Qüem-Qüem", o "Dr. Alfacinha", o "urubolino", o "Coronel Limoeiro" e outros mais. Em 1971 o show foi recriado pela Rede Globo e acabou sendo substituído em 1973 pelo 'Chico City'. Na década de 80, a própria Globo ressuscitou o 'Chico Anysio Show'.

 

A Escolinha do Professor Raimundo foi um quadro cômico comandado por Chico Anysio e exibido em diversos programas humorísticos por mais de 38 anos, período em que reuniu muitos dos maiores nomes do gênero no Brasil. Estreou como programa independente na Rede Globo em agosto de 1990, sendo transmitido até maio de 1995. Voltou ao ar em 1999 como parte do programa Zorra Total, permanecendo até outubro de 2000. Retornaria a seu formato original em março de 2001, quando foi exibida sua última temporada.

Xou da Xuxa foi um programa infantil de variedades apresentado por Xuxa na Rede Globo entre 30 de Junho de 1986 a 31 de Dezembro de 1992, em substituição ao Balão Mágico. Mas foi reprisado de janeiro a abril de 1993, na transição das mudanças da programação da emissora. Ocupando as manhãs de segunda-feira a sábado, o programa apresentava quadros de auditório (principalmente competições e números musicais) intercalados com desenhos animados. Apesar das sistemáticas reações negativas dos intelectuais e da crítica especializada, rapidamente Xou da Xuxa se tornou o programa infantil de maior sucesso dos anos 80 e parte dos anos 90 e fez de sua apresentadora a estrela número 1 da Globo.

 

El Chavo del Ocho (Chaves, no Brasil) é uma famosa comédia de televisão mexicana exibida originalmente entre 20 de junho de 1971 e janeiro de 1992. A série foi criada e estrelada pelo dramaturgo Roberto Gómez Bolaños, que também produziu a série ao lado de Enrique Segoviano, nos estúdios da rede de televisão mexicana Televisa. É exibido e reprisado originalmente no Brasil pelo SBT, até os dias de hoje, com alguns cortes.

 

A TV Colosso foi um programa infantil de televisão, que substituiu o Xou da Xuxa, exibido em 19 de abril de 1993 até 3 de janeiro de 1997 na Rede Globo de Televisão. Foi criado e dirigido por Luiz Ferré, Roberto Dornelles e José Bonifácio Brasil de Oliveira (o Boninho).

 

Domingão do Faustão é um programa de televisão brasileiro dominical, produzido e exibido pela Rede Globo, que vai ao ar ao vivo das 18h00 às 20h45. Estreou em 26 de março de 1989, sempre sob a apresentação de Fausto Silva. O Domingão do Faustão, foi criado pela necessidade de competir com o Programa Silvio Santos, até então líder de audiência nas tardes de domingo, cumprindo esse objetivo em pouco tempo. Apesar dos esforços o programa acabou perdendo a liderança apenas durante os anos de 2000 a 2001 para o Domingo Legal do SBT, então apresentado por Augusto Liberato, e recuperando o primeiro lugar em 2002 até o presente momento.

 

Video Show é um programa de televisão brasileiro produzido e exibido pela Rede Globo desde 20 de março de 1983. Atualmente é exibido nas tardes de segunda-feira à sexta-feira, logo após o Jornal Hoje, embora tenha sido transmitido originalmente uma vez por semana, aos sábados. Depois de um breve período sendo apresentado pela atriz Tássia Camargo, nas primeiras edições de 1983, o programa passou a ter um rodízio de profissionais da emissora na bancada do programa, como por exemplo, Miguel Fallabella.

De tempos em tempos é feito algumas modificações na programação para tentar manter a audiência.

 

A Grande Família foi uma série de televisão brasileira produzida pela Rede Globo e exibida entre 26 de outubro de 1972 a 27 de março de 1975, às 21h00, tendo totalizado 112 episódios.
Em 2001 houve uma reinterpretação contemporânea da série original. Os personagens foram atualizados e incorporados à realidade atual, e outros personagens foram incorporados à história, que deixou de focar apenas na família.

O programa durou até pouco tempo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...