Cientistas descobrem novas espécies de "sapos dançarinos"

Cientistas indianos dizem ter descoberto 14 novas espécies dos chamados "sapos dançarinos" nas florestas no sul do país. Os anfíbios ganharam esse nome por causa dos movimentos feitos durante o acasalamento, quando o macho dá vários "chutes" nas fêmeas.

No entanto, os cientistas alertaram que 80% dos sapos das novas espécies descobertas vivem fora de áreas de proteção ambiental e seus habitats estão sendo destruídos. As descobertas foram resultado de mais de 12 anos de pesquisas nas florestas ao sul da Índia.

"Trata-se de uma descoberta surpreendente de um grande número de espécies", afirmou Sathyabhama Das Biju, cientista responsável pelas pesquisas. Em entrevista a BBC Tamil, o serviço em tamil (língua falada na Índia) da BBC, Das Biju disse que "a singularidade dessas novas espécies é que podemos cientificamente chamá-las de 'balança-pés'. É assim que os machos atraem as fêmeas durante a temporada de acasalamento".

O 'balança-pés' consiste numa série de movimentos praticados pelo macho. Durante o acasalamento, ele balança, alonga e estende as pernas, chutando a fêmea. As descobertas dos cientistas foram publicadas na revista científica Ceylon Journal of Science e decorre de uma pesquisa conduzida numa cadeia de montanhas que se estende por todo o Estado de Maharashtra, paralela à costa oeste da Índia.

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...