Profissão - Programador

 

Na computação o Programador é aquele que faz programação de computadores e desenvolve softwares. O Programador também pode ser chamado de Desenvolvedor de Software. O Programador é considerado um dos cargos mais importantes da informática, pois eles são os responsáveis por criar programas que a comunidade necessita.

Alguns dos mais notáveis programadores são chamados de hackers. Os profissionais em programação podem trabalhar nos mais diversos ambientes. Desde de grandes empresas até trabalhos como autônomo, vendendo programas para computadores pessoais. Existem 3 tipos de programadores:

 

Engenheiro de Software

São considerados programadores universais pois são especializados em diversas áreas, sendo considerados por alguns como Hackers pelo seu vasto conhecimento em todas as áreas abrangentes à modelagem e à construção de uma aplicação ou sistema.

 

Desenvolvedor Web

É o programador Web, encarregado pelo desenvolvimento de sites e sistemas para Web, com conhecimentos nas mais diversas linguagens para este fim. Uma minoria dos programadores desta área são certificados oficialmente e os que são costumam ser desenvolvedores .NET altamente valorizados por serem certificados pela Microsoft.

Geralmente, existe um certo nível de preconceito por parte dos outros programadores para com os Web Designers - que são programadores Web especializados também em Design e Usabilidade.

 

Analista de Segurança

É um programador que geralmente faz programas para redes ou testa vulnerabilidades de sistemas e realiza teste de software especializado, para ver se há existência de defeitos. Muitos são "White Hackers", ou seja, hackers especializados em quebrar segurança de empresas, que aceitam trabalhar para as mesmas para descobrir e eliminar vulnerabilidades nas suas redes.

 

Curiosidade

Ada Lovelace é historicamente considerada a primeira programadora. Ela foi a primeira a desenvolver um algoritmo para implantação em um computador, a máquina de análise de Charles Babbage, em outubro de 1842.

 

 

 

 

Para ser um bom programador é preciso gostar de resolver problemas lógicos, saber inglês, gostar de aprender e estudar constantemente, gostar de ler e buscar informações constantemente. O programador mediano sabe uma coisa porque ele precisa saber. O bom programador sabe alguma coisa porque ele tem vontade de saber.

No video abaixo você pode saber um pouco mais sobre a profissão de programador.

 

 

Ebooks:

Guia de campo do bom programador

 

XSLT REFERENCIA DO PROGRAMADOR

 

Javascript - guia do programador

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...