Por que os cães uivam?

 
Uivar é um recurso usado pelo cão para se comunicar à distância, uma ferramenta útil especialmente quando não há contato visual. Quando o animal uiva, sua voz atinge um timbre mas alto e ele pode ser ouvido de longe.

O uivo de um cão pode ser percebido a quilômetros de distância e serve para chamar atenção, localizar e reunir os membros do grupo. Esse comportamento foi herdado do lobo e é uma característica marcante em algumas raças, como Husky Siberiano, Samoieda e Malamute do Alaska. Esses cães uivam em vez de latir.

Outro motivo que estimula o cão a uivar é a presença de uma cadela no cio, cujo cheiro se espalha pelo vento, atraindo machos mesmo distantes e criando assim uma "sinfonia de uivos". Uivar geralmente não significa dor ou sofrimento, mas muitas vezes serve para aliviar o tédio e a solidão. 

Pode ser também uma maneira de o cão extravasar sua frustração.

Cães que ficam sozinhos por períodos longos uivam numa tentativa de trazer de volta seus companheiros de matilha, no caso, a família. O uivo também expressa excitação e contentamento, como aqueles cães que uivam quando ouvem música.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...