HQs no Cinema

 

As histórias em quadrinhos, também chamadas simplesmente de HQs, surgiram no ano de 1895, criadas pelo artista americano Richard Outcault. Seu enredo e personagens causaram o maior alvoroço na população, que se encantou com essa nova forma de entretenimento.

Algumas décadas mais tarde, surgiu em New York a "Marvel Comics", considerada uma das maiores e mais importantes editoras do gênero em todo o mundo. Pronto: estava feita a maior fábrica de super-heróis da história. Divertindo e mexendo com o imaginário de muitas crianças, adolescentes e adultos desde aquela época até hoje, as HQs acabaram mudando de plataforma.

De alguns anos para cá, personagens como o Homem-Aranha, o Incrível Hulk, o Super-Homem, os X-Men e muitos outros saíram das páginas dos gibis para as telas dos cinemas. Listamos dez HQs que fizeram sucesso nas mãos de grandes cineastas. Confira!

Homem-Aranha

Órfão desde pequeno, Peter Parker mora com os tios Benjamin e May e ajuda em casa trabalhando como fotógrafo para um jornal. Certo dia, num laboratório, o rapaz é picado por uma aranha que sofreu exposição à radioatividade, causando mutações no jovem. Apesar dos poderes fantásticos que acaba ganhando, ele se recusa a capturar um ladrão que, por coincidência, assassina seu tio. Inconformado, Peter passa a lutar contra o crime e a ajudar a humanidade.

Não só a HQ, mas também os filmes fizeram tanto sucesso que, em 2011, será lançado o quarto filme da franquia, estrelado pelo ator Andrew Garfield, o novo rostinho do herói.

 

O Incrível Hulk

Vai dizer que esse "monstrão" enorme - e verde - não te assusta? A primeira adaptação dos quadrinhos para o cinema foi em 2003, apesar de o cineasta Ang Lee não respeitado toda a história do Doutor Bruce Banner. Cinco anos depois, um novo longa é produzido, com o ator Edward Norton protagonizando o físico nuclear que adquire uma força incomparável quando fica irritado. A mudança ocorre depois de ele se acidentar em uma experiência com material radioativo que acaba dando num resultado nada esperado.

 

Homem de Ferro

Apesar de a história em quadrinhos ter sido criada em 1963, o personagem só embarcou nas telonas em 2008, e o segundo filme foi lançado em 2010. A identidade secreta deste poderoso super-herói é a do rico empresário Tony Stark, dono de uma fábrica de armamentos militares. Ao fazer uma viagem, ele é capturado e mantido como refém por três meses, quando constrói uma armadura poderosíssima, que recebe duas energias por meio de um reator.

 

X-Men

Essa equipe de mutantes poderosíssimos é, na verdade, um bando de seres humanos muito mais evoluídos. Todos eles nasceram com habilidades extraordinárias, que sempre se manifestam na adolescência. Assim, o professor Charles Xavier cria uma academia para treinar estas criaturas avançadas e criar uma espécie de harmonia entre as raças, já que os X-Men são considerados como uma ameaça à sociedade. Dentre todos eles, os mutantes de mais destaque da história são Wolverine, Ciclope, Jean Grey, Magneto, Tempestade, Mística e Vampira.

 

Batman

O Cavaleiro das Trevas surge quando Bruce Wayne, que teve seus pais assassinados por um ladrão ainda pequeno, se torna adulto e decide se vingar. Gotham City, a cidade onde vive, é dominada pelo crime e o rapaz está disposto a reverter esse quadro. Vestindo-se como um homem-morcego, o super-herói monta o seu disfarce e, depois de muito treino, adquire vantagem física e se torna um grande entendedor de artes marciais.

 

Elektra

Uma das mais belas personagens dos quadrinhos, esta ninja sexy ganhou três adaptações para o cinema, sendo a mais recente lançada em 2005 e estrelada pela bela atriz Jennifer Garner. Sempre com duas adagas nas mãos, a vida anti-heroína começa de verdade após a morte. Isso mesmo, depois de um combate mortal com o Demolidor, Elektra é ressuscitada e, buscando vingar a morte de seus pais no passado, acaba se tornando uma assassina profissional. Ela, no entanto, é contratada para matar um pai e sua filha, mas entra num conflito entre o bem e o mal e não cumpre a missão, protegendo-os.

 

Mulher Gato

A personagem surgiu pela primeira vez na HQ do Batman, tornando-se sua inimiga - ou algo assim, já que o Homem Morcego sempre foi mais "tolerante" com a gatinha. Depois de muitas aparições nos quadrinhos e filmes do Cavaleiro das Trevas, a felina charmosa ganhou um gibi só para si. Na história, Selina Kyle é uma órfã desde criança que se torna uma das maiores ladra de Gotham City. Depois de uma vida marginal, a morena decide proteger o bairro de Eastside, no qual sempre viveu. Quando o enredo foi transformado em filme (em 2004, trazendo Halle Berry no papel principal), muitos fãs reclamaram da falta de fidedignidade quanto à vida da Mulher Gato, que foi bastante modificada. A grande novidade da personagem é que ela será interpretada por Anne Hathaway no próximo filme do "Batman".

 

Quarteto Fantástico

Uma equipe de tripulantes estava a bordo de uma nave espacial e sofre um acidente catastrófico, resultando numa perigosa exposição à radiação cósmica. Depois disso, a vida dos quatro amigos muda completamente quando eles percebem ter adquirido super poderes como o de elasticidade (Senhor Fantástico), invisibilidade (Mulher Invisível), habilidade com o fogo (Tocha Humana) e força sobre-humana (Coisa). No entanto, havia um quinto tripulante da espaçonave, que ao se transformar um monstro de metal, se intitula Doutor Destino e vira o arqui-inimigo do quarteto de heróis.

 

Super-Homem

Clark Kent é um personagem cuja história já ganhou um número de adaptações para o cinema e também para a TV a ponto de se perder de vista - incluindo nessa contagem, um seriado sobre a sua adolescência, chamado "Smallville". O super-herói não é um humano: trata-se de um ser nascido num planeta chamado "Krypton", mandado à Terra por seu pai minutos antes de haver uma explosão mortal que destruiria a sua espécie. O jovem passa a morar com um casal de fazendeiros, até que vai descobrindo poderes inacreditáveis, como voar, grande força física, velocidade e regeneração. Pode-se dizer que seu único ponto fraco é estar perto de uma Kryptonita, fragmento radioativo de Krypton, seu planeta natal.

 

Demolidor

Apesar de os quadrinhos terem sido criados pela "Marvel Comics" em 1964, o cinema só se aproveitou de sua história quase 40 anos depois, lançando uma produção em 2003, com Ben Affleck no papel principal. Foi neste filme, aliás, que Elektra se destacou como o amor da vida do herói, ganhando em seguida o seu próprio filme no ano seguinte. Quando pequeno, Matt Murdock sofreu um acidente de carro que o deixou cego. Essa deficiência o fez desenvolver todos os outros sentidos muito além do normal, além de um radar mental que o faz conseguir entender o que está acontecendo ao seu redor. Quando cresce, o rapaz luta artes marciais e passa a ter uma vida dupla. De dia, ele trabalha como um renomado advogado. A noite, porém, é quando ele usa de toda a sua habilidade para salvar o mundo de todo o crime e dos vilões que surgem em sua vida.

Fonte: entretenimento.br.msn.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...