Os cuidados com a pele e o corpo no verão

Ter a pele bronzeada é uma das metas para o verão. Realmente, ficar com a pele morena dá um ar saudável, mas a exposição exagerada ao sol pode causar problemas como queimaduras, manchas, envelhecimento precoce e o temido câncer de pele. 70% da população brasileira não adotam os cuidados básicos de proteção solar. Os números de câncer de pele também assustam.

As estatísticas são graves, por isso, não cansamos de dizer: evite se expor ao sol das 10 às 16 horas e faça uso diário do protetor solar de no mínimo FPS 15. É importante também lembrar de aplicar um hidratante corporal após o sol. Neste caso, a função do hidratante é manter a integridade da pele que fica alterada após a exposição inadequada ao sol. Ele acelera a restauração da barreira cutânea.

Veja como cuidar da sua pele no verão com as nossas dicas:

  • Alimente-se várias vezes e em pouca quantidade. Dê preferência para uma alimentação mais natural.
  • Dê preferência aos sabonetes suaves, com agentes hidratantes e pH fisiológico.
  • Utilize toalhas de algodão para secar o rosto e o corpo.
  • Evite tomar banhos quentes, demorados e usar buchas ou esfoliantes.
  • Tome bastante liquido no decorrer do dia, principalmente durante os exercícios.
  • Aplique um hidratante após sair do banho para ajudar a manter os níveis naturais de umidade cutânea.
  • Filtro solar SEMPRE.
  • Remova qualquer tipo de maquiagem antes de dormir.
  • Caso queira usar um autobronzeador, esfolie o corpo no banho para uma aplicação mais uniforme.
  • Sol é vida, mas não tire sua vida no sol.

Saber escolher o filtro solar e como aplicá-lo também são fatores importantes para se manter saudável no verão. Confira as dicas abaixo:

  • Escolha produtos que ofereçam proteção contra os raios UVA e UVB.
  • Use no mínimo um FPS 15 em todo o corpo e evite o sol após 10 horas e até 16 horas.
  • Mesmo com o uso do protetor, use chapéu ou boné, óculos escuros e guarda-sol.
  • Dê preferência aos óculos de sol com lentes que protejam contra a radiação ultravioleta.
  • Aplique o filtro meia hora antes de se expor ao sol.
  • Aplique protetor mesmo em dias nublados, já que cerca de 80% dos raios UV são filtrados pelas nuvens e neblina.
  • Reaplique-o a cada duas horas ou quando for necessário, ou seja, após a pele ter contato com a água ou ao secar o corpo com uma toalha.
  • Hidrate a pele após ter se exposto ao sol para restaurar a umidade perdida. Isso evita o ressecamento. Use óleos leves e refrescantes.
  • Realize o auto-exame da pele e procure um dermatologista ao notar alterações em sinais ou pintas (mudanças no tamanho, cor ou simetria das lesões; dor ou sangramento).

 

Filtro solar ou protetor solar

O filtro solar ou protetor solar é uma loção, spray ou produto tópico que ajuda a proteger a pele da radiação ultravioleta do sol, o que reduz as queimaduras solares e outros danos à pele, intimamente ligado a um menor risco de câncer de pele. Entretanto, a loção de bronzeamento é um termo incorreto para o filtro solar, já que sua função é completamente diferente. A loção de bronzeamento é usada para atrair raios ultravioleta visando atingir um melhor bronzeado. Esta é normalmente projetada para o uso em piscinas e se projetada ao ar livre pode ou não ter protecção FPS.

 

Protetor solar Anna Pegova uv protection jour fps 50 é um hidratante urbano com filtros uvb/uva e fps 50 de textura não oleosa e não comedogênica, indicado especialmente para peles oleosas e mistas. contém vitamina e, antioxidante que preserva a pele do envelhecimento precoce, além de um inovador ativo que protege às células dos danos causados pelos raios uv. o protetor solar uv protection jour fps 50 garante ainda uma eficiente hidratação diurna, outro fator imprescindível para evitar o envelhecimento. é testado dermatologicamente e hipoalergênico, apresentando secagem rápida sem deixar resquícios brancos e fragrância suave.

 

 

 

Protetor solar com fps 50+ da cetaphil foi formulado para utilização por pacientes que sofrem de dermatoses agravadas ou induzidas pela exposição solar. possui o moderno sistema de filtro solar mexoryl.

 

 

 

 Protetor solar sun max fluid fps 60 loção é um protetor solar de uso diário que proporciona à pele extremamente sensível e/ou que sempre apresenta eritema.proteção alta contra as queimaduras solares. sua combinação equilibrada de filtros solares de amplo espectro absorve e reflete os raios solares promovendo a alta proteção contra uva e uvb. com complexo hidratante, auxilia no processo de hidratação da pele, retendo a umidade. possui ainda, ação antioxidante graças a vitamina e, que protege contra os efeitos nocivos dos radicais livres. protege contra os efeitos do envelhecimento precoce da pele, como rugas e hiperpigmentação cutânea, deixando a pele macia e suave. sua fórmula possui textura leve e fluída. recomendado para todos os tipos de pele. sem perfume e corantes. hipoalergênico e não comedogênico.

 

 

Os melhores filtros solares protegem tanto para UVB (radiação ultravioleta com comprimento de onda entre 290 e 320 nanometros), que pode causar queimaduras solares, e UVA (entre 320 e 400 nanometros), que é responsável pelo bronzeamento, além de ser o principal causador de danos na pele a longo prazo, como envelhecimento prematuro da pele. Muitos protetores solares contém tanto compostos orgânicos que absorve a luz ultravioleta (como o oxibenzeno) ou um material opaco que reflete a luz (como o dióxido de titânio, o óxido de zinco), ou uma combinação de ambos. Tipicamente, materiais absortivos são referidos como bloqueadores químicos, já os materiais opacos como bloqueadores minerais ou físicos.

A dosagem de aplicação do filtro solar pode ser calculada usando a fórmula para a área de superfície do corpo e subsequentemente subtraindo a área coberta por roupa que dá proteção efetiva contra a radiação UV. A dose usada pela FDA nos testes de filtro solar é de 2 mg/cm². De uma amostragem calculada em uma monografia da FDA, se assumirmos um adulto mediano com altura de 1,63 m e peso de 68 kg com 82 cm de cintura, ele necessitaria de exatamente 29 g para cobrir sua área corporal não coberta (considerando que ele esteja vestindo uma sunga).

Ao contrário do aviso comum de que o filtro solar deve ser reaplicado a cada 2-3 horas, uma pesquisa mostrou que a melhor proteção é alcançada com a aplicação 15-30 minutos antes da exposição, seguida por uma reaplicação 15-30 minutos depois que a exposição ao sol começar. Mais reaplicações só são necessárias depois de atividades como natação, ou que a pessoa sue.1

Entretanto, estudos mais recentes da Universidade da Califórnia indicam que o filtro solar deve ser reaplicado em duas horas para que mantenha sua efetividade. A não-reaplicação poderia causar até mais dano às células do que o não uso do filtro solar, devido à liberação de radicais livres extras emitidos por substâncias químicas presentes no filtro.

Uma redução significante à exposição solar inibe a produção de vitamina D. Entretanto, a exposição ao sol excessiva tem sido conclusivamente relacionada a algumas formas de câncer de pele e sinais de envelhecimento precoce. A estação, latitude, hora do dia, cobertura de nuvens, tipo de pele e filtro solar, todos têm efeito na produção da vitamina D na pele, mas quinze minutos por dia de exposição direta ao sol geralmente é aceito entre os médicos para se atingir um ótimo resultado na produção de vitamina D. Os especialistas geralmente recomendam uma caminhada de 15 minutos pela manhã ou final de tarde sem a utilização de filtro solar, para atingir essa necessidade.

 

Como foi inventado

Os gregos antigos usavam óleo de oliva como um tipo de filtro solar. Entretanto, o óleo não era muito efetivo. Ao longo do início do século XX, H.A. Milton Blake, um químico australiano, assim como muitos outros inventores, tentaram criar um filtro solar efetivo, mas não conseguiram.

Foi assim até 1944, quando o primeiro protetor solar foi inventado. Naquela época, a Segunda Guerra Mundial movimentava os campos de batalha e muitos soldados sofriam de sérias queimaduras solares. Um farmacêutico chamado Benjamin Greene decidiu criar algo que pudesse proteger os soldados dos maléficos raios solares. No forno de sua esposa, ele criou uma substância vermelha e viscosa, a qual chamou de "red vet pet" (red veterinary petrolatum - petrolato veterinário vermelho), que funcionava principalmente através do bloqueio físico dos raios solares por meio de um espesso produto originado do petróleo, similar à Vaselina. Greene então testou-o em sua própria cabeça careca. Não funcionou tão bem como os modernos protetores, mas foi um começo.

O filtro solar passou por um longo caminho desde sua criação. Os produtos modernos apresentam muito maior proteção e também podem ser resistentes contra água e suor. Entretanto, também há efeitos negativos. Alguns acreditam muito nesses produtos, mas não entendem as limitações dos fatores de proteção contra o sol (FPS); pensam que comprando qualquer coisa acima de FPS 30, estarão automaticamente prevenidos contra queimaduras não importando o tempo de exposição ao sol. Excesso de banho de sol é um dos principais fatores que causam câncer de pele no mundo.

Um filtro solar efetivo foi desenvolvido em 1938 pelo estudante de química suíço Franz Greiter, depois de se queimar severamente durante a escalada do pico Piz Buin na fronteira entre Suíça e Áustria.

Ele chamou seu produto de 'Creme Gletscher' ou, em inglês, 'Creme Glacier', que foi desenvolvido em um pequeno laboratório na casa de seus pais. Exemplos que ainda existem do 'Creme Glacier' mostraram ter um FPS de 2 e, portanto, podem ser classificados como sendo filtros protetores efetivos.

No Brasil, o primeiro filtro solar foi introduzido em 1984 pela Johnson & Johnson, sob a marca Sundown, em três versões: FPS 4, 8 e 15.

Este assunto me fez lembrar da letra de uma música do Pedro Bial:

Filtro Solar

Senhoras e senhores da turma de 2003:
Filtro solar!
Nunca deixem de usar o filtro solar
Se eu pudesse dar só uma dica sobre o futuro seria esta:
Usem o filtro solar!
Os benefícios a longo prazo
Do uso de filtro solar estão provados
E comprovados pela ciência
Já o resto de meus conselhos
Não tem outra base confiável
Além de minha própria experiência errante
Mas agora eu vou compartilhar
Esses conselhos com vocês...

Aproveite bem, o máximo que puder, o poder e a beleza da juventude.
Ou, então, esquece...
Você nunca vai entender mesmo o poder e a beleza da juventude até que tenham se apagado.
Mas pode crer, daqui a vinte anos você vai evocar as suas fotos
E perceber de um jeito que você nem desconfia, hoje em dia, quantas, tantas alternativas se escancaravam a sua frente
E como você realmente tava com tudo encima
Você não tá gordo, ou gorda

Não se preocupe com o futuro.
Ou então preocupe-se, se quiser, mas saiba que preocupação
É tão eficaz quanto mascar chiclete
Para tentar resolver uma equação de álgebra.

As encrencas de verdade da sua vida tendem a vir de coisas que nunca passaram pela sua cabeça preocupada
E te pegam no ponto fraco às 4 da tarde de um terça-feira modorrenta
Todo dia, enfrente pelo menos uma coisa que te meta medo de verdade.
Cante.

Não seja leviano com o coração dos outros.
Não ature gente de coração leviano.
Use fio dental.
Não perca tempo com inveja.
Às vezes se está por cima,
Às vezes por baixo.
A peleja é longa e, no fim,
É só você contra você mesmo.
Não esqueça os elogios que receber.
Esqueça as ofensas.
Se conseguir isso, me ensine.
Guarde as antigas cartas de amor.
Jogue fora os extratos bancários velhos.
Estique-se.

Não se sinta culpado por não saber o que fazer da vida.
As pessoas mais interessantes que eu conheço não sabiam,
Aos 22, o que queriam fazer da vida.
Alguns dos quarentões mais interessantes que conheço ainda não sabem.
Tome bastante cálcio.
Seja cuidadoso com os joelhos.
Você vai sentir falta deles.

Talvez você case, talvez não.
Talvez tenha filhos, talvez não.
Talvez se divorcie aos 40, talvez dance ciranda em suas bodas de diamante.
Faça o que fizer, não se auto congratule demais, nem seja severo demais com você.
As Suas escolhas tem sempre metade das chances de dar certo, é assim pra todo mundo.
Desfrute de seu corpo, use-o de toda maneira que puder, mesmo!
Não tenha medo do seu corpo ou do que as outras pessoas possam achar dele
É o mais incrível instrumento que você jamais vai possuir.
Dance! Mesmo que não tenha aonde além de seu próprio quarto.
Leia as instruções, mesmo que não vá segui-las depois.
Não leia revistas de beleza, elas só vão fazer você se achar feio!

Dedique-se a conhecer os seus pais.
É impossível prever quando eles terão ido embora, de vez.
Seja legal com seus irmãos. Eles são a melhor ponte com o seu passado
E possivelmente quem vai sempre mesmo te apoiar no futuro.
Entenda que amigos vão e vem, mas nunca abra mão de uns poucos e bons.

Esforce-se de verdade pra diminuir as distâncias geográficas e de estilos de vida.
Porque quanto mais velho você ficar, mais você vai precisar das pessoas que conheceu quando jovem
More uma vez em Nova York, mas vá embora antes de endurecer.
More uma vez no Havaí, mas se mande antes de amolecer.
Viaje.

Aceite certas verdades inescapáveis: os preços vão subir, os políticos vão saracotear, você, também, vai envelhecer.
E quando isso acontecer..
Você vai fantasiar que quando era jovem os preços eram razuáveis,
Os políticos eram decentes
E as crinanças respeitavam os mais velhos.
Respeite os mais velhos. E não espere que ninguém segure a sua barra.
Talvez você arrume uma boa aposentadoria privada,
Talvez case com um bom partido, mas não esqueça que um dos dois pode de repente acabar.

Não mexa demais nos cabelos, senão quando você chegar aos 40, vai aparentar 85.
Cuidado com os conselhos que comprar,
Mas seja paciente com aqueles que os oferecem.
Conselho é uma forma de nostalgia.
Compartilhar conselhos é um jeito de pescar o passado do lixo, esfregá-lo,
Repintar as partes feias e reciclar tudo por mais do que vale.
Mas no filtro solar, acredite!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...