Livros que viraram filmes

Das páginas para a telona. Alguns filmes se baseiam em livros para contar suas histórias, alguns antigos como Entrevista com o Vampiro e alguns livros recentes que viraram febre mundial como Crepúsculo e Harry Potter. A maioria dos filmes agrada ao público, mas não há como negar que quando se lê o livro antes as expectativas são maiores. Além dos livros que viraram série, como Gossip Girl e Diários do Vampiro.

Há quem goste de ler um bom livro, mas há também quem prefira conferir uma aclamada adaptação para o cinema ou televisão ao invés de folhear as páginas de uma obra. Numa tentativa de agradar a todos os gostos e estilos, diretores e produtores transformaram diversos best-sellers em filmes ao longo das últimas décadas.

Pelo que vemos por aí os sucessos de bilheteria atraem cada vez mais jovens às livrarias de todo o mundo. E isso nos faz acreditar que sim, o pessoal ainda lê. Pelo menos é isso que indica a listinha que fizemos com os sucessos de vendas e bilheterias.

James Bond, também conhecido pelo código 007, é um agente secreto fictício do serviço de espionagem britânico MI-6, criado pelo escritor Ian Fleming em 1953.

O personagem foi apresentado ao público em livros de bolso na década de 1950, com a novela Casino Royale, tornando-se um sucesso de venda e popularidade entre os britânicos e, logo a seguir, entre os países de língua inglesa. Na década seguinte, os livros viraram uma grande franquia no cinema, a mais duradora e bem sucedida financeiramente, com um total de vinte dois filmes oficiais, começando com O Satânico Dr. No, em 1962.

Ian Fleming tirou o nome 'James Bond' do autor de um livro predileto de sua esposa sobre ornitologia, Birds of the West Indies, e escreveu doze livros e dois contos sobre ele, antes de morrer, em 1964. Após sua morte, outros livros subsequentes foram escritos por Kingsley Amis e Raymond Benson, entre outros.

O personagem já foi tema de um seriado de televisão nos Estados Unidos antes de chegar aos cinemas, e de dois filmes independentes, à parte dos feitos pela produtora oficial EON Productions, detentora dos direitos para as telas das histórias do espião, desde o acordo feito por Harry Saltzman e Albert Broccoli - produtores originais da série - com Fleming, no início da década de 60. Hoje a produtora é dirigida pela filha e pelo enteado de Broccoli. Bond também apareceu em quadrinhos, videojogos, e se tornou alvo de muitas paródias.


Around the World in 80 Days (Volta ao Mundo em 80 Dias - Uma Aposta Muito Louca ou A Volta ao Mundo em 80 Dias é uma adaptação cinematográfica da famosa obra de Júlio Verne, Volta ao Mundo em 80 dias estrelando o ator Jackie Chan, Steve Coogan e Cécile de France.


Anjos e Demônios

Anjos e Demônios é um filme americano baseado no romance homônimo (Anjos e Demônios), escrito por Dan Brown. O filme foi lançado mundialmente no dia 15 de maio de 2009, distribuído pela Sony, produzido por Brian Grazer e adaptado ao cinema por Akiva Goldsman. Ron Howard voltou a direção, Tom Hanks interpreta novamente o professor Robert Langdon, Ayelet Zurer interpreta a física italiana Vittoria Vetra e Ewan McGregor interpreta Patrick McKenna, o camerlengo do papa, que ajudará Langdon nas investigações.


As Crônicas de Nárnia

As Crônicas de Nárnia (The Chronicles of Narnia, no original em inglês), é uma série de sete livros de romance para o público infantil, escrita pelo autor irlandês Clive Staples Lewis (conhecido simplesmente como C.S.Lewis). É a obra mais conhecida do autor, e a série é considerada um clássico da literatura infantil, tendo vendido mais de 120 milhões de cópias em 41 idiomas. Escrito por Lewis entre 1949 e 1954, e ilustrado por Pauline Baynes, as Crônicas de Nárnia foram adaptadas diversas vezes, inteiramente ou parcialmente, para a rádio, televisão, teatro e cinema. Além dos tradicionais temas cristãos, a série usa caracteres da mitologia grega e nórdica, bem como os tradicionais contos de fadas.

Ainda durante sua infância, Lewis criava ilustrações para as histórias que escrevia. Quando o livro O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa estava prestes a ser publicado, ele havia pensado na possibilidade de ilustrá-lo, mas acabou solicitando uma desenhista profissional, Pauline Baynes, que na época tinha um pouco mais de vinte anos de idade, mas que já tinha ilustrado o último livro do autor J. R. R. Tolkien (chamado de Mestre Gil de Ham). Lewis, então, decidiu que ela seria a pessoa ideal para ilustrar as pessoas e os fantásticos seres em O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa; porém ela acabou ilustrando os sete livros da série.

No Brasil, a série As Crônicas de Nárnia foi editada inicialmente pela ABU Editora, e era praticamente desconhecida até o lançamento do filme The Chronicles of Narnia: The Lion, the Witch and the Wardrobe, que fez com que os livros fossem os mais vendidos no país.


Carandiru

Carandiru é um filme brasileiro e argentino de 2003, do gênero drama, dirigido pelo argentino naturalizado brasileiro Hector Babenco.

O filme é uma superprodução baseado no livro Estação Carandiru, do médico Drauzio Varella, onde ele narra suas experiências com a dura realidade dos presídios brasileiros em um trabalho de prevenção à AIDS realizado na Casa de Detenção.

O orçamento de Carandiru foi de doze milhões de reais.


Cidade de Deus

Cidade de Deus é um romance escrito por Paulo Lins e publicado em 1997 pela Companhia das Letras. Faz um painel das transformações sociais pelas quais passou o conjunto habitacional Cidade de Deus: da pequena criminalidade dos anos 60 à situação de violência generalizada e de domínio do tráfico de drogas da década de 1990. Para redefinir a situação do lugar onde cresceu, Lins usa o termo "neofavela", em oposição à favela antiga, aquela das rodas de samba e da malandragem romântica.

O livro se baseia em fatos reais. Grande parte do material utilizado para escrevê-lo foi coletado durante os oito anos (entre 1986 e 1993) em que o autor trabalhou como assessor de pesquisas antropológicas sobre a criminalidade e as classes populares do Rio de Janeiro.

Cidade de Deus foi saudado como uma das maiores obras da literatura brasileira contemporânea. Um dos principais críticos do país, Roberto Schwarz observou a capacidade do autor de transpor para a literatura uma situação social deteriorada.

Deste livro foi feito um filme brasileiro de 2002 dirigido por Fernando Meirelles e co-dirigido por Kátia Lund. Foi adaptado por Bráulio Mantovani.

O filme é estrelado por Alexandre Rodrigues, Leandro Firmino da Hora, Jonathan Haagensen, Matheus Nachtergaele, Douglas Silva, Alice Braga e Seu Jorge. A grande maioria dos atores era, na verdade, moradores de favelas como Vidigal e Cidade de Deus.

Recebeu quatro indicações ao Oscar, nas categorias de Melhor Diretor (Fernando Meirelles), Melhor Roteiro Adaptado (Bráulio Mantovani), Melhor Edição (Daniel Rezende) e Melhor Fotografia (Cesár Charlone).


Comer, Rezar e Amar

Comer, Rezar, Amar é um filme de drama, dirigido por Ryan Murphy, estrelado por Julia Roberts e é uma adaptação para o cinema do best-seller autobiográfico Eat, Pray, Love: One Woman's Search for Everything Across Italy, India and Indonesia, de Elizabeth Gilbert. Estreou em 13 de agosto de 2010.


Crepúsculo

Crepúsculo (Twilight, em inglês) é um livro sobre vampiros da autoria de Stephenie Meyer. Publicado originalmente em capa dura, em 2005, este livro é a génese da saga Twilight, onde Bella Swan é apresentada ao leitor, como uma estudante que se muda de Phoenix, Arizona, para Forks, Washington, colocando sua vida e de sua família em risco ao apaixonar-se pelo vampiro Edward Cullen.

O romance ganhou diversos prêmios, incluindo o "Top 10 Livros para Jovens Adultos" da American Library Association, entrar na lista de Best sellers do New York Times e Best selling de 2008, no USA Today.

Twilight ganhou uma versão cinematográfica, que estreou em 21 de Novembro de 2008 nos EUA, no dia 4 de Dezembro, do mesmo ano, em Portugal e, dias mais tarde, 19 de dezembro, no Brasil. Crepúsculo já bateu o recorde de espectadores para um filme do gênero. O elenco conta com Kristen Stewart como Isabella Swan, Robert Pattinson como Edward Cullen e Taylor Lautner como Jacob Black.

O projeto esteve em desenvolvimento por cerca de três anos na Paramount Pictures antes de ter sido colocado em pré-produção pela Summit Entertainment. A filmagem do filme, feita principalmente em Washington e Oregon, terminou a 2 de Maio de 2008, tendo o mesmo estreado em 21 de Novembro nos Estados Unidos, onde arrecadou 35,7 milhões de dólares no dia de estréia, 4 de Dezembro em Portugal e 19 de Dezembro no Brasil. Arrecadou 408.773.703 de dólares mundialmente em bilheteria e 191.062.383 de dólares com a venda de DVDs na América do Norte.


Entrevista Com O Vampiro

Entrevista com o Vampiro (no original em inglês: Interview with the Vampire: The Vampire Chronicles) é um filme americano de suspense, baseado no livro homônimo da escritora Anne Rice.

O filme conta a história de Louis (Brad Pitt), um vampiro que foi transformado no século XVIII por Lestat (Tom Cruise). Enquanto Lestat acredita que deu a Louis a maior dádiva que pode existir, este acredita que na verdade foi condenado ao inferno, e só encara a morte como válvula de escape, enquanto o medo o aflige. Ele passa sua vida imortal à procura de um significado para a sua condição, ou pelo menos algum outro de sua espécie.


Harry Potter

Harry Potter é uma série de aventuras fantásticas, escrita pela escritora britânica J. K. Rowling. Desde o lançamento do primeiro volume, Harry Potter e a Pedra Filosofal, em 1997, os livros ganharam grande popularidade e sucesso comercial no mundo todo, e deram origem a filmes, videojogos e muitos outros itens.

Somando os sete livros publicados, a série Harry Potter vendeu 400 milhões de exemplares mundialmente, em mais de 67 línguas. O livro da série que mais vendeu foi Harry Potter e a Pedra Filosofal com cerca de 120 milhões de vendas. Graças ao grande sucesso dos livros, Rowling tornou-se a mulher mais rica na história da literatura. Os livros são publicados pela Editora Rocco no Brasil e pela Editorial Presença em Portugal.

Grande parte da narrativa se passa na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, e foca os conflitos entre Harry Potter e o bruxo das trevas Lord Voldemort. Ao mesmo tempo, os livros exploram temas como amizade, ambição, escolha, preconceito, coragem, crescimento, responsabilidade moral e as complexidades da vida e da morte, e acontecem num mundo mágico com suas próprias histórias, habitantes, cultura e sociedades.

Todos os sete livros planejados foram publicados. O sétimo e último, denominado Harry Potter and the Deathly Hallows, foi lançado nos EUA em 21 de Julho de 2007, e no Brasil e Portugal em 10 de Novembro e 16 de Novembro, respectivamente.

Os sete livros deram origem a oito filmes de grande bilheteria, com o último, Harry Potter e as Relíquias da Morte, sendo dividido em duas partes, uma com lançamento em Novembro de 2010, e a outra com lançamento em Julho de 2011.


Julie e Julia

Julie & Julia é um filme de comédia lançado em 7 de agosto de 2009 e foi dirigido por Nora Ephron. O filme, baseado entre outros na autobiografia de My Life in France, retrata a vida de Julia Child, autora de livros de culinária e apresentadora de televisão norte-americana, e a tentativa de Julie Powell (Amy Adams) de cozinhar todas as 524 receitas de Julia Child (Meryl Streep) do livro Mastering the Art of French Cooking.


Marley e Eu

Marley & Eu: a Vida e o Amor ao Lado do Pior Cão do Mundo (no original em inglês, Marley and Me: Life and Love with the World's Worst Dog) é um livro de não-ficção escrito pelo jornalista norte-americano John Grogan.

Através de uma narrativa em primeira pessoa, John Grogan relata a história real de seu cachorro da raça labrador americano chamado Marley e sua participação durante treze anos na sua vida.

O livro é um best-seller em vários países, inclusive no Brasil e nos Estados Unidos.

Marley & Eu foi atualmente adaptado para o cinema pela Twentieth Century Fox. O filme teve início em 3.480 cinemas do Estados Unidos e do Canadá. Foram estimados US$14,75 milhões em seu primeiro dia de exibição, batendo o recorde de Melhor Natal nas Bilheterias, superando o recorde anterior de US$10,2 milhões obtidos por Ali em 2001.Ganhou um total de US$51,7 milhões em quatro dias e ficou em 1° lugar nas bilheterias, posição que manteve na segunda semana de lançamento. O total de arrecadamento mundial bruto foi de U$244,082,376.

O filme conta com Owen Wilson como John Grogan e Jennifer Aniston como a sua esposa, Jenny.


Meu Nome nõa é Johnny

Meu Nome Não É Johnny é um filme brasileiro de 2008, do gênero drama, dirigido por Mauro Lima, contando a história verídica de João Guilherme Estrella um traficante da Zona Sul do Rio. Foi baseado em um livro homônimo de Guilherme Fiuza.

João Guilherme Estrella é um jovem de classe média alta da cidade de Rio de Janeiro. Adorado por seus pais e amigos, viveu a vida intensamente, passou por todas as loucuras permitidas e não permitidas, e nos anos 80 se aventurou no mundo do tráfico e tornou-se um rei. Investigado pela polícia e preso, tem seu nome e seu rosto exposto em jornais e revistas. Ao invés de festas, ele passa a freqüentar o banco dos réus, onde conta a sua história e as tramas da juventude.


O Caçador de Pipas

The Kite Runner (no Brasil: O Caçador de Pipas; em Portugal O Menino de Cabul) é um romance do escritor Khaled Hosseini. Publicado em 2003, é o primeiro romance de Hosseini, e foi adaptado a um filme de mesmo título em 2007.

The Kite Runner conta a história de Amir, um garoto rico de Cabul, no Afeganistão, que é atormentado pela culpa de ter traído seu criado e melhor amigo, Hassan, filho de Ali, também empregado do seu pai. A história tem como cenário uma série de acontecimentos políticos tumultuosos, que começa com a queda da monarquia do Afeganistão em Julho de 1973, com deposição do rei Zahir Shah, golpe de estado comunista em <abril de 1978, invasão soviética, em Dezembro de 1979, a consequente massa de emigrantes refugiados para o Paquistão e para os EUA e a implantação do regime Militar pelos Talibã.


O Código da Vinci

O Código Da Vinci é um romance policial do escritor norte-americano Dan Brown, publicado em 2003 pela editora Random House nos EUA, pela Editora Sextante no Brasil e pela Editora Bertrand em Portugal. É um best-seller mundial, décimo-primeiro livro mais vendido no mundo com mais de 80 milhões de cópias.

Do livro foi lançado um thriller norte-americano em 2006 dirigido por Ron Howard e protagonizado por Tom Hanks como o professor de Simbologia da Universidade de Harvard. O Museu do Louvre permitiu a utilização de suas locações para a filmagem.


O Colecionador de Ossos

The Bone Collector (br: O Colecionador de Ossos) é um filme norte-americano de 1999 dirigido por Phillip Noyce, do gênero policial. O filme foi baseado na história escrita por Jeffery Deaver, com o detetive tetraplégico Lincoln Rhyme. Foi o primeiro livro da série com esse personagem.O livro seguinte foi The Coffin Dancer.

O tetraplégico e ex-perito criminalista Lincoln Rhyme se une a uma policial novata, Amelia Donaghy, para investigar os crimes de um assassino serial que deixa sempre sua assinatura: remove ossos dos esqueletos de suas vítimas. Rhyme está imobilizado em uma cama e assistido por uma enfermeira, mas se comunica com Amelia por telefone enquanto ela examina os vários locais dos crimes, em busca de pistas e rastros que coleta e relata a seu parceiro.


O Diário da Princesa

O Diário da Princesa, escrito por Meg Cabot, é uma série de romances publicados a partir de 2000, nos Estados Unidos, logo tendo edições em trinta e oito idiomas ao redor do mundo.

The Princess Diary foi adaptado para o cinema, em 2001, contando já com uma seqüência. A personagem principal da história, Mia Thermopolis, é interpretada pela atriz Anne Hathaway. O filme estadunidense é uma comédia dirigida por Garry Marshall.

Mia é uma garota de 15 anos tímida e que acha que seu objetivo na vida é ser invisível. Ela fica surpresa quando descobre que seu pai era um príncipe de um pequeno país da Europa, e passa por uma mudança de aparência e mais. Mia conta para sua amiga, que fica surpresa, e diz a ela que é segredo, mas o segredo acaba sendo descoberto e ela passa por uma experiência maluca. Sua vida muda totalmente, não apenas no corpo e na aparência mas as pessoas querem tirar uma casquinha de sua fama e passam a pedir um autógrafo dela e fingirem que são seus amigos, ela não sabe se são seus amigos de verdade ou seus fãs.


O Mistério de Feiurinha

Xuxa em O Mistério de Feiurinha é um filme infanto-juvenil da apresentadora infantil e atriz Xuxa Meneghel, com direção de Tizuka Yamazaki. Adaptado a partir do livro O Fantástico Mistério de Feiurinha, do escritor Pedro Bandeira, promove um reencontro das principais princesas dos contos de fadas: Cinderela, Rapunzel, Bla Adormecida, Branca de Neve, Bela, do conto "A Bela e a Fera" e Chapeuzinho Vermelho. Com exceção da última, todas se encontram grávidas e prestes a completar 25 anos de casadas com seus respectivos príncipes encantados. As seis se aventurarão pelo mundo real, com a ajuda de um escritor, para desvendar o mistério do desaparecimento da Princesa Feiurinha.

O escritor Pedro Bandeira, autor do livro "O Fantástico Mistério de Feiurinha", que originou o filme, vendeu mais de 23 milhões de exemplares de suas várias obras, em 37 anos de carreira.


Em 2005, ainda sob os auspícios da fama de seu blog, Bruna Surfistinha publicou o livro intitulado "O Doce Veneno do Escorpião - O Diário de uma Garota de Programa" que é uma descrição não-fictícia da vida como prostituta escrito pelo jornalista Jorge Tarquini. Ele recolheu os depoimentos da garota para escrever a obra. O leitor encontra descrições de uma jovem prostituta que entrou num mundo, segundo ela, desconhecido, mas que se lhe tornou rotineiro.

Um filme baseado na historia de Bruna Surfistinha foi aprovado pelo Ministério da Cultura e foi baseado em seu livro. O filme é dirigido por Marcus Baldini. Quem interpreta Raquel no cinema é a conceituada atriz Déborah Secco.


O Poderoso Chefão

The Godfather (br: O Poderoso Chefão) é um filme norte-americano de 1972 baseado no livro de mesmo nome escrito por Mario Puzo dirigido por Francis Ford Coppola. É estrelado por Marlon Brando, Al Pacino, James Caan, Robert Duvall, Richard S. Castellano, Sterling Hayden, John Marley, Richard Conte e Diane Keaton, junto com John Cazale, Talia Shire, Al Martino e Abe Vigoda. O filme conta a história da família mafiosa Corleone, desde 1945 até 1955. Teve duas sequências: The Godfather: Part II, em 1974; e The Godfather: Part III em 1990.

The Godfather ganhou três Oscars, para melhor filme, melhor roteiro adaptado e melhor ator. Também foi selecionado para preservação pelo Registro Nacional de Filmes dos Estados Unidos.

No livro, o padrinho/chefão é Don Vito Corleone, originalmente chamado "Vito Andolini". Ao chegar à América mudou seu sobrenome reportando-se à cidade italiana de Corleone, que fica na Sicília, onde nasceu.

A história transcorre no período de 1945-55, fazendo ainda remissões à infância e adolescência de Vito Corleone 1901 - centrando sobretudo na sua ascensão de imigrante pobre a poderoso líder de uma das famílias mafiosas que partilhavam o poder no submundo de Nova York.

Existem algumas diferenças entre o livro e o filme, mas são poucos os cortes que fizeram no filme para não ficar idêntico ao livro.

A obra foi o primeiro romance a introduzir a realidade da máfia, tornando usuais termos como omertà, consigliere, e outros, típicos da Cosa Nostra.


O Primo Basílio

Primo Basílio é um filme brasileiro do gênero drama, dirigido por Daniel Filho, e cuja estréia ocorreu em 3 de agosto de 2007. O roteiro foi escrito por Euclydes Marinho, baseado em obra do escritor português Eça de Queirós.

O filme foi lançado comercialmente em 6 de março de 2008.

A história se passa em São Paulo, em 1958. Luísa é uma jovem romântica, frágil e sonhadora, casada com Jorge, um engenheiro envolvido na construção da nova capital nacional, Brasília. O casal faz parte da alta sociedade de São Paulo. Quando Jorge é chamado para Brasília a trabalho, Luísa reencontra seu primo Basílio, sua paixão da juventude. Ela está entediada, sozinha em casa com as empregadas Juliana e Joana. Mas seu tédio não dura muito, pois o primo começa a visitá-la. E Basílio é pouco discreto sobre suas intenções e não demora muito para que ele conquiste Luísa com as histórias de suas viagens pela Europa. As saídas freqüentes da moça com seu primo dão o que falar na vizinhança, mas o verdadeiro problema é a amarga empregada Juliana, que consegue provas para chantagear sua patroa.

O filme é uma clássica trama de adultério baseada no romance O Primo Basílio, escrito pelo português Eça de Queirós em 1878.


O Senhor dos Anéis

O Senhor dos Aneis (título original em inglês: The Lord of the Rings) é um romance de fantasia criado pelo escritor, professor e filólogo britânico J.R.R. Tolkien. A história começa como sequência de um livro anterior de Tolkien, O Hobbit (The Hobbit), e logo se desenvolve numa história muito maior. Foi escrito entre 1937 e 1949, com muitas partes criadas durante a Segunda Guerra Mundial.[2] Embora Tolkien tenha planejado realizá-lo em volume único, foi originalmente publicado em três volumes entre 1954 e 1955, e foi assim, em três volumes, que se tornou popular. Desde então foi reimpresso várias vezes e foi traduzido para mais de 40 línguas, somando os 3 livros publicados já venderam mais de 150 milhões de cópias,[3] tornando-se um dos trabalhos mais populares da literatura do século XX.

O livro já foi adaptado para o rádio, o cinema e televisão e os palcos.

 

No rádio

O livro foi adaptado para o rádio três vezes. Em 1955 e em 1956, a BBC passou O Senhor dos Anéis, uma adaptação em doze partes da história para o rádio, da qual nenhuma gravação sobrou. Em 1979, uma dramatização da história foi transmitida nos Estados Unidos e depois colocadas em fita e CD. Em 1981, a BBC transmitiu uma nova dramatização em 26 partes de meia hora.

 

Na tela

As adaptações para a tela incluem uma animação em 1978, quando Ralph Bakshi produziu a primeira versão em desenho animado sobre o Senhor dos Anéis. A produção não foi um sucesso. Seguindo o enredo de A Sociedade do Anel e de As Duas Torres, devia ser dividido em duas partes. O desenho tinha muitos cortes e a qualidade da animação não era muito boa, mas serviu como uma alavanca para uma maior abrangência dos livros. Porém, mesmo e principalmente entre os fãs, nunca houve grande aceitação sobre essa animação. A outra parte, O Retorno do Rei, em 1980, foi um especial animado para a TV por Rankin-Bass, que tinha produzido uma versão similar a O Hobbit em 1977.

Em 1999, o diretor Peter Jackson resolveu adaptar O Senhor dos Anéis para o cinema. A trilogia foi filmada simultaneamente, e está entre os recordes de bilheteria, além de ter acumulado dezessete Oscars, 4 para o primeiro, 2 para o segundo e 11 para o terceiro. A empresa que realizou os filmes chama-se WETA Workshop Ltd..

Os direitos dos filmes e do enredo estão em poder da Electronic Arts, para fazer jogos de computador e para videogames.

 

Nos palcos

Já houve muitas produções teatrais baseadas nos livros. Três foram apresentadas em Cincinnati, Ohio, Estados Unidos: A Sociedade do Anel (2001), As Duas Torres (2002) e O Retorno do Rei (2003). Um musical de O Senhor dos Anéis foi apresentado em 2006 em Toronto, Ontário, Canadá.


O Xangô de Baker Street

O Xangô de Baker Street é um filme luso-brasileiro de 2001, do gênero comédia, dirigido por Miguel Faria Jr. e com roteiro baseado em livro homônimo de Jô Soares. O filme mostra a vinda de Sherlock Holmes e seu inseparável companheiro Dr. Watson ao Rio de Janeiro na época de D. Pedro II.

Jô Soares, autor do livro no qual o filme se baseou, fez uma pequena participação no filme, interpretando um desembargador.


P.S. I Love You é um filme norte-americano de 2007 dirigido por Richard LaGravenese e baseado no livro homônimo escrito pela irlandesa Cecelia Ahern.

Holly Kennedy é uma jovem bonita, feliz e realizada. Casou-se com o homem de sua vida, o divertido e apaixonado Gerry. Mas ele fica doente e morre, deixando Holly em estado de choque. Antes de falecer, Gerry deixa para a esposa uma série de cartas. Mensagens que surgem de forma surpreendente, sempre assinadas da mesma forma: "P.S. Eu te amo". A mãe de Holly e as melhores amigas dela, Sharon e Denise, estão preocupadas porque as cartas mantém a jovem presa ao passado. Mas o fato é que as cartas estão ajudando a aliviar sua dor e guiá-la a uma nova vida.


Romeu e JulietaRomeo + Juliet é um filme norte-americano de 1996, do gênero drama, dirigido por Baz Luhrmann.

O roteiro, do próprio diretor e de Craig Pearce, baseia-se na obra de Shakespeare, porém ambientada numa cidade moderna (a fictícia Verona Beach), com basicamente os mesmos diálogos e versos da peça original.

Montéquios e Capuletos, são duas famílias que disputam o poder em Verona Beach, e se odeiam. Quando Romeu Montéquio e Julieta Capuleto se apaixonam, a tragédia é anunciada na televisão.

Leonardo DiCaprio interpretou Romeo e Claire Danes interpretou Julieta.


Sherlock Holmes é um personagem de ficção da literatura britânica criado pelo médico e escritor Sir Arthur Conan Doyle. Holmes é um investigador do final do século XIX e início do século XX que aparece pela primeira vez no romance A Study in Scarlet (Um estudo em Vermelho) editado e publicado originalmente pela revista Beeton's Christmas Annual, em Novembro de 1887. Sherlock Holmes ficou famoso por utilizar, na resolução dos seus mistérios, o método científico e a lógica dedutiva.

Sherlock Holmes é um dos personagens mais retratados no cinema e televisão, sendo que, hoje em dia, possui mais de 200 filmes. O primeiro deles, ainda sem som, apareceu em 1905 Adventures of Sherlock Holmes (título original em inglês)sendo interpretado por Maurice Costello. Alguns atores ficaram famosos por interpretar o personagem como Basil Rathbone e Jeremy Brett. Porém há vários atores, já consagrados, que interpretaram o papel, como é o caso de Christopher Lee, Peter Cushing, Michael Caine, Rupert Everett e outros mais. Em 2010 foi lançada a mais nova adaptação cinematográfica do detetive britânico na figura de Robert Downey Jr. Estreou em 08 de Janeiro.

Em 2010, a BBC lançou três episódios do seriado Sherlock, tendo como pano de fundo a Londres dos dias de hoje e um Sherlock Holmes, com a mesma inteligência e dedicação, porém com mais recursos tecnológicos. Ao invés de ser viciado em cocaína, o Sherlock contemporâneo usa adesivos de nicotina.


Tropa de EliteO cineasta José Padilha, após o sucesso de seu premiado Ônibus 174, pretendia filmar um outro documentário, baseado no best-seller Elite da Tropa, livro do antropólogo Luiz Eduardo Soares e dos oficiais do BOPE André Batista e Rodrigo Pimentel que conta histórias reais do dia a dia da corporação. No entanto, ao perceber que seria impossível encontrar policiais que aceitassem dar depoimentos sinceros sobre os fatos descritos no livro, desistiu do caráter documental, e assim nasceu Tropa de Elite, uma obra de ficção inspirada no livro. Da equipe de produção que Padilha arregimentou, se destaca o montador Daniel Rezende, indicado ao Oscar por Cidade de Deus, bem como Bráulio Mantovani, roteirista também de Cidade de Deus, que aqui trabalhou com o ex-capitão Rodrigo Pimentel, além do próprio diretor.

O Cap. Pimentel, ex-membro do BOPE, co-autor do livro que deu origem ao filme e que serviu de inspiração para o personagem interpretado por Wagner Moura, disse que o filme surgiu em um momento delicado pelo qual passa a cidade do Rio de Janeiro, envolta pelo caos e violência. Pimentel, que possui uma surpreendente semelhança física com o ator, em uma entrevista fornecida pouco após o término da operação policial que antecedeu a chegada do Papa à cidade e a qual liderou, afirmou:

"a policia esqueceu a sua missão principal. Não estamos mais aqui para servir e proteger, mas apenas lutando nossa pequena guerra particular contra os traficantes".

A desilusão que se seguiu fez com que o capitão deixasse o BOPE em 1998. A frase "Guerra Particular" foi adotada pelo cineasta João Moreira Salles para intitular o documentário "Notícias de uma guerra particular", do qual a entrevista citada faz parte.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...