Marcas que viraram sinônimos de produtos

Desde a Revolução Industrial muitas coisas foram inventadas. Vários produtos úteis e inovadores ficaram tão famosos que acabaram sendo chamados por suas marcas, e não por seus nomes verdadeiros. Agora, com o constante avanço da tecnologia, mesmo em menor escala, isso continua acontecendo.

Aqui foram reunidas várias marcas que conseguiram se tornar sinônimos dos produtos e viraram referência no mercado.

Leite Ninho = Leite em Pó

Toda criança brasileira cresceu tomando aquele pó branco desidratado que milagrosamente se transformava em leite quando misturado com água. As tradicionais latas amarelas ganharam a companhia de diversas variantes, voltadas a recém-nascidos e crianças em crescimento, de acordo com a idade. A concorrência, hoje, é bem acirrada, mas ainda assim o Leite Ninho ainda é reconhecido como sinônimo de leite em pó.

 

BomBril  = Esponja de Aço

Para tirar a sujeira mais pesada daquela pia de louça suja, uma esponja normal não dá conta: tem que ser no BomBril mesmo. A marca de esponja de aço é também nome da empresa que fabrica uma infinidade de produtos para a limpeza do lar e mesmo com a concorrência de outras lãs de aço, é o BomBril que todo mundo lembra quando se refere a lã de aço.

 

Chiclets = Goma de Mascar

Não importa se é um Big-Big, Trident, Ping-Pong ou Ploc: quando você vai comprar goma de mascar, sempre menciona a palavra chiclete, um aportuguesamento de Chiclets, tradicional marca do produto, vendido em coloridas caixinhas, desde 1906.

 

Band-Aid = Curativos Adesivos

Para proteger a pele de pequenos ferimentos, um funcionário da Johnson & Johnson criou, em 1920, um curativo auto-colante, esterilizado e capaz de manter a umidade natural da pele. O envio de milhões de unidades do produto para a Europa na Segunda Guerra Mundial ajudou a popularizar o produto, que é conhecido por esse nome no Brasil, Estados Unidos, Canadá e Austrália, independente do fabricante.

 

Gillette = Lâmina de Barbear

King Camp Gillette mandou as tradicionais navalhas para a aposentadoria ao criar a lâmina de barbear descartável no fim do século XIX, muito mais barata e que qualquer um era capaz de manusear para fazer a própria barba. O sucesso foi tanto que a empresa fundada por ele se tornou uma gigante, sendo adquirida pela Procter & Gamble tempos depois. Sem contar o fato de, até hoje, Gillette ter se tornado sinônimo de lâmina de barbear em todo o mundo.

 

Leite Moça = Leite Condensado

Ingrediente principal da mais deliciosas sobremesas da cozinha brasileira, o leite condensado da Nestlé é outro produto da empresa suíça que alçou tanta popularidade entre o consumidor que acabou virando sinônimo de leite condensado. Outras marcas conseguiram produzir leites condensados com sabor quase igual, mas o pioneirismo do Leite Moça o garante como um pilar da culinária brasileira.

 

Nissin Miojo = Macarrão Instantâneo

Salva-vidas daqueles sem muitas habilidades culinárias ou com preguiça de fazer um jantar mais elaborado, o macarrão instantâneo (também conhecido como lámen) foi inventado no Japão por Momofuku Ado em 1958 e trazido ao Brasil logo em seguida. A popularidade foi instantânea e hoje existe Miojo de diversos sabores, fazendo a alegria de quem não quer gastar mais do que 3 minutos para preparar uma refeição.

 

Isopor = Poliestireno Expandido (EPS)

Não parece, mas o nome correto daquele material que embala eletrodomésticos e é usado para produzir caixas térmicas é poliestireno expandido (EPS), um plástico com propriedades isolantes, resistente a impactos, leve e de baixo custo. Como ninguém anda por aí dizendo que vai por as bebidas numa caixa de poliestireno expandido, a marca Isopor acabou tornando-se sinônimo desse material tão útil.

 

Cotonetes = Hastes Flexíveis

O produto criado para substituir os palitos envolvidos em algodão para limpar as orelhas e recolher secreções ganhou esse nome de batismo pelas mãos de seu inventor, Leo Gersternzang, para a Johnson & Johnson.

 

Xerox = Fotocópias

Um dos nomes de marca mais enraizados na cabeça das pessoas. Xerox pode tanto se referir à maquina que faz as cópias xerográficas como descrever o próprio ato, através do verbo xerocar.

 

Cândida = Água Sanitária

Água sanitária é um composto químico para limpeza e desinfecção de superfícies. É muito utilizada como agente clareador (alvejante) e possui excelente ação bactericida. No Brasil, é popularmente chamada de "cândida" em São Paulo, "Q-Boa" no Centro-Oeste e Nordeste, e "clorofina" no extremo sul do país, nomes que derivam de marcas populares do produto.

 

Durex = Fita Adesiva

Fita adesiva é uma fita de pano, papel ou plástico, com uma (por vezes ambas) superfície coberta por uma substância colante, usada para juntar duas superfícies. No Brasil é comum chamar durex à fita adesiva transparente de tamanho padronizado de aproximadamente um centímetro de largura, usada para colar papel ou papelão. O nome de durex teve origem no produto fabricado pela empresa de mesmo nome no Brasil a partir de 1946, nome esse que acabou por se aplicar a todos os produtos semelhantes.

 

Maisena = Amido de Milho

Amido de milho é o nome que se dá à farinha feita do milho, e usada na culinária como substituto da farinha de trigo ou para o preparo de cremes, como espessante. Usa-se também a palavra Maisena, derivada do taíno (língua indígena das Antilhas) maís, pelo espanhol maiz, significando "milho graúdo".

 

Modess = Absorvente Íntimo Feminino

Modess é uma marca de absorvente, da multinacional Johnson & Johnson. Foi a primeira linha de absorventes descartáveis a ser produzida no Brasil, em 1933.

 

Kolynos = Pasta de Dente

A marca Kolynos, uma das mais célebres na área de cremes dentais no Brasil, surgiu nos Estados Unidos em 1908. Quanto ao nome Kolynos, que se tornou líder da categoria, tudo indica que tem origem latina, em que "collino" significa untar com, friccionar, esfregar. Foi adquirida pela Colgate-Palmolive no final da década de 1990.

 

Yakult = Leite Fermentado

O leite fermentado é um alimento obtido através da fermentação láctea, sendo o leite pasteurizado ou esterilizado, por fermentos próprios. Yakult é uma empresa multinacional japonesa de produtos alimentícios, cujo principal produto é o leite fermentado, muito consumido em todo mundo. O nome "Yakult" deriva de "Jahurto", que significa iogurte em Esperanto. O nome também faz alusão a uma tribo que vivia na região da Sibéria, na Russia, e chamavam-se "Yakutes" sendo que a principal bebida consumida por este povo consistia em leite de égua fermentado.

 

Sucrilhos = Cereal

O cereal em flocos, mais conhecido como Sucrilhos Kellogg’s, surgiu de experimentos com a farinha “deixada de molho”. A mascote da Kellog's, o Tigre Tony (Tony the Tiger), surgiu nos anos 50 e até hoje é usada nas embalagens dos produtos.

 

Jeep = Veículo Utilitário Esportivo

Jeep é uma marca registada atualmente em nome da Chrysler LLC Group. O termo jipe virou sinônimo de automóveis destinados ao uso fora de estrada, ou off road, normalmente com tração nas quatro rodas. A palavra jipe é um aportuguesamento do termo em inglês jeep, derivado da pronúncia em inglês da sigla GP, que significa general purpose ou "uso geral", embora essa não seja a origem da marca Jeep.

 

Jet Ski = Moto Aquática

A moto aquática é um meio de transporte aquático utilizado tanto em competições desportivas como para fins de lazer. O termo jet ski advém da marca registrada de equipamentos aquáticos pessoais Jet Ski, desenvolvidos e fabricados pela Kawasaki Heavy Industries. Em fevereiro de 2012 a Kawasaki, fabricante das motos-aquáticas da marca "Jet ski", reclamou publicamente na mídia sobre o uso indevido e genérico no Brasil desse termo para se referir a todas a outras motos aquáticas de marcas diversas. A partir de então alguns veículos de mídia adotaram a prática politicamente correta de se referir a essa embarcação como "moto aquática".

 

Walkman = Tocadores ou Leitores de Áudio Portáteis

Walkman é uma marca popular de uma série de tocadores ou leitores de áudio portáteis pertencente à Sony. O termo Walkman também é utilizado para se referir a aparelhos portáteis similares de reprodução de áudio estéreo de outros fabricantes. Com sua chegada, costuma-se dizer que mudaram os hábitos musicais, uma vez que cada pessoa pode carregar e ouvir seus sons preferidos e, principalmente, sem incomodar outras pessoas.

 

Super Bonder = Cianoacrilato

Cianoacrilato é um tipo de adesivo criado acidentalmente em 1942 por Harry Coover durante experiências visando a criação de um polímero transparente. Produtos contendo basicamente cianocrialato são comercializados como colas instantâneas de ampla utilidade, sendo o Super Bonder da Henkel um dos pioneiros no Brasil e portanto um sinônimo popular para este tipo de produto.

 

Danone = Iogurte

O grupo Danone é conhecido pelos seus produtos lácteos, especialmente pelos iogurtes. É um líquido espesso, branco e levemente ácido, muito nutritivo e, por essa razão, muitas vezes é servido e mesmo vendido misturado com frutas, chocolate ou outro tipo de adoçante. Geralmente, são consumidos pelas suas características de sabor e não pelo potencial efeito benéfico nutricional ou terapêutico.

 

Lycra = Elastano

A Lycra é marca registrada que identifica uma fibra sintética de grande elasticidade conhecida tecnicamente como Elastano ou Spandex. Trata-se uma fibra muito utilizada na confecção de calças, maiôs, sungas, cintas e biquínis, Fitness ou roupas de ginástica, em geral.

 

Pó Royal = Fermento Químico em Pó

A história da Royal começou nos Estados Unidos em 1866 quando os irmãos Cornelius Hoagland e Joseph Hoagland, formaram uma sociedade para produzir fermento em pó. A marca expandiu-se por toda a América Latina; chegando ao Brasil em 1923 importado dos Estados Unidos.

 

Toddy / Nescau = Chocolate em Pó

Toddy é uma linha de achocolatados em pó fabricada pela PepsiCo. A Toddy foi fundada em 1930 pelo porto-riquenho Pedro Santiago. Nos últimos anos a marca vem se modernizando. Nescau é uma marca pertencente à Nestlé. Em 1961, a marca começou a se firmar no mercado brasileiro, com a mudança de fórmula que transformou o produto em instantâneo e enriquecido com vitaminas.

 

Pyrex = Refratário de Vidro

Pyrex é a marca comercial usada desde 1915 pela Corning Glass Works para a sua linha de recipientes em vidro borossilicatado destinada ao mercado doméstico. A popularidade desta marca e a sua dominância do mercado ao longo do século XX fez dela uma marca genérica, sinónimo deste tipo de vidro. Os primeiro Pyrex destinavam-se exclusivamente ao forno ou a conter produtos a alta temperatura, não podendo ser sujeitos diretamente à chama. Depois de uma década de investigação, em 1924 foi lançada uma linha de Pyrex resistente à chama.

 

Catupiry = Requeijão

Muito embora o Catupiry não seja um tipo de queijo, devido a sua popularidade a palavra passou a ser sinônimo de um requeijão muito cremoso, usado como complemento em variadas receitas da culinária brasileira, além de pizzas e pastéis.

 

Caldo Knorr = Caldo em Cubos

Knorr é uma marca de gênero alimentício alemã de propriedade da companhia anglo-holandesa Unilever. Com vendas anuais superando € 3 bilhões, a Knorr é a marca mais vendida da Unilever. O Caldo Knorr é um condimento muito usado no preparo de várias receitas, principalmente em sopas e afogados.

 

Inox = Aço Inoxidável

O aço inoxidável é uma liga de ferro e crómio que confere uma excelente resistência à corrosão. Foi descoberto por Harry Brearley e são utilizados principalmente para eletrodomésticos, pequenos utensílios domésticos, produção de peças para veículos automotores, edifícios, alimentação, produtos químicos, petróleo, fachadas e placas de sinalização visual.

 

Merthiolate = Tiomersal

Tiomersal é uma substância normalmente utilizada como conservante em certos medicamentos e vacinas. Foi o princípio ativo do Merthiolate fabricado pela Lilly. Atualmente, o anti-séptico de uso tópico é uma marca da Hypermarcas e usa a clorexidina como princípio ativo.

 

Lambretta = Motoneta

Lambretta foi um modelo de motoneta produzido pela Innocenti entre 1947 e 1971. A produção da Lambretta começou em 1947 na Itália, após um ano de desenvolvimento e testes do protótipo. A Lambretta foi a primeira fábrica de veículos no Brasil, saindo na frente até mesmo da indústria automobilística. Originalmente, qualquer Lambretta saía de fábrica pintada na sua maior parte de branco.

 

Ajinomoto = Glutamato Monossódico

A tradução literal de Aji no Moto é "essência do sabor", nome utilizado também como a marca do produto principal da empresa: o glutamato monossódico. Ajinomoto atualmente produz cerca de 33% do glutamato monossódico mundial. A empresa está no Brasil desde 1956.

Fontes: www.putsgrilo.com / pt.wikipedia.org

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...