Tipos de Copos

O copo é um recipiente feito de vários tipos de materiais, de formato cilíndrico, sem tampa, usado para acondicionar pequenas porções de líquidos. O copo é fabricado em vários formatos, sendo que por razões de fundição tem o formato cilíndrico levemente côncavo.

Alguns produtos também são vendidos em copos, que podem ser utilizados como utensílios, como por exemplo o queijo cremoso e extratos ou polpa de tomate. Em alguns festivais são oferecidos copos como marca ou brinde do evento.

Também existem copos com desenhos de personagens famosos e desenhos animados. Os copos são geralmente feitos de vidro ou de plástico, pois são materiais resistentes que aguentam altas temperaturas. Existem vários tipos de copos e cada um deles é destinado a um tipo de bebida.

Vamos conferir um pouco sobre cada um deles?

 

Copo para Bebê

Os copos próprios para bebês possuem tampa com pequenos furos, para evitar que derramem enquanto os bebês aprendem a manuseá-los.

 

Copo Americano

O copo americano é um copo muito conhecido, usado até como medida (200 ml) em receitas. Ele pode ser utilizado para servir qualquer bebida, porém em certas ocasiões ele é dispensado para dar lugar a modelos de copos mais sofisticados.

 

Copo Descartável

Para festas populares é muito comum o copo descartável, feito de plástico, que pode ser reciclado. Existem copos descartáveis de vários tamanhos, coloridos e estampados. Estes últimos são muito usados em festas infantis.

 

Copo Balloon

Algumas vezes esta denominação é utilizada erroneamente para o copo do tipo snifter. Trata-se de um copo versátil servindo desde coquetéis, cervejas até vinhos. Atualmente, para coquetéis o copo do tipo hurricane é mais utilizado. Com tamanhos desde 450 à 600 ml.

 

Brandy Snifter ou Copo de Conhaque

O nome é uma alusão ao ato de se inalar os aromas do cognac e outros brandies. Tradicionalmente este copo tem a haste curta e o bojo arredondado de modo que a palma da mão possa aquecer o copo e assim desprender o bouquet da bebida.

Atualmente os produtores de cognacs têm direcionado o seu marketing para que se beba estes famosos brandies também com gelo, como é comum nos EUA. Neste caso o copo mais apropriado seria um on-the-rocks.

É também conhecido como copo napoléon. Com tamanhos desde 100 até 1.500 ml. Note que o Brandy Snifter é bem semelhante ao Copo Balloon.

 

Caneca de Chopp

As mugs disputam com as tulipas a preferência dos bebedores de chope. Muitas vezes são armazenadas em congeladores e existem nos mais diversos formatos e tamanhos, sendo algumas gigantescas, utilizadas principalmente em festivais.

 

Cognac / Sommelier

Diferentemente do copo brandy snifter, este copo não é tão bojudo e tem a haste mais alta. Próprio para a degustação de cognacs. Armazena até 180 ml.

 

Coquetel / Martini

A tradicional taça de coquetel é imprescindível em qualquer bar. A sua sofisticação e elegância ímpar contrasta com uma silhueta de linhas retas e sóbrias. Traduz todo o glamour dos anos de reinado dos coquetéis clássicos. Serve coquetéis gelados (mas sem gelo), não combina muito bem com decorações mais vistosas e nem com canudos, mesmo que cortados.

Com tamanhos desde 90 à 180 ml.

 

Coffee Mug

Também chamado de toddy ou caneca para hot drinks, é usada especificamente para coquetéis quentes, como o irish coffee. Armazena até 450 ml.

 

Cordial, Pony ou Cálice / Taça de Licor

Um dos souveniers prediletos da clientela que gosta de embolsar (literalmente) lembranças dos restaurantes. Existem nos mais diversos formatos, tendo em geral de 35 à 60 ml.

 

Flute

Esta taça fina e elegante, que tem o formato parecido com uma flauta, substituiu a antiga taça de champagne (semelhante à uma taça martini, porém um pouco mais arredondada) justamente por reter por mais tempo o perlage que se desprende do champagne ou espumante.

Serve de 180 à 280 ml.

 

Highball

É o tradicional copo long drink para servir bebidas destiladas ou coquetéis refrescantes com bastante gelo e adicionando-se club soda, água, refrigerante ou suco. Os mais esguios são chamados de collins, numa referência à família de drinques do mesmo nome.

Com tamanhos desde 250 à 410 ml.

 

Hurricane

Copo feito sob medida para servir coquetéis tropicais e refrescantes. Combina com as mais extravagantes decorações e pode ser substituído pelo baloon, menos usado atualmente. Armazena até 450 ml.

 

Margarita

Copo específico para se servir o coquetel margarita, principalmente se for frozen. Em algumas marcas a haste tem o formato de um cacto. Com tamanhos desde 350 à 500 ml.

 

Old Fashioned

Clássico copo para servir whisky puro ou com gelo, também muito usado para vários coquetéis, como o próprio old fashioned. Tem de 180 à 350 ml.

 

On-The-Rocks

Também chamado de double old-fashioned, tem um formato mais apropriado para servir bebidas com gelo, conforme sugere o seu nome. Em geral, armazena até 350 ml.

 

Pilsener / Copo de Cerveja

Semelhante a tulipa, sendo no entanto mais alto e com design mais sofisticado. Com tamanhos desde 350 à 500 ml.

 

Rocks

Uma variação dos tipos on-the-rocks e old-fashioned. Têm se popularizado no país com a proliferação de redes de restaurantes americanos. Com tamanhos desde 250 à 350 ml.

 

Sherry

Em inglês é o mesmo que xerez (ou jerez) e é o copo usado para servir vinhos fortificados. Além do próprio xerez, o madeira e o vinho do porto. Também pode substituir o copo do tipo cordial para servir licores ou ainda para grappa. Com tamanhos desde 90 à 180 ml.

 

Shot

É o típico copo do cowboy americano e é também chamado de yankee shot. Serve bebidas sem gelo e geralmente puras, mas também pode-se preparar coquetéis em camadas neste pequeno copo que tem de 35 à 60 ml.

O seu similar brasileiro é o copo de pinga, muito popular em cachaçarias, botecos e padarias.

 

Tulipa

disputa com a caneca a preferência para se beber chope. Muito popular no Brasil, é encontrada em quase todos os bares. Entre 350 e 370 ml.

 

Tumbler

Também chamado de cooler, é o tipo de copo para long ou tall drinks, servidos com bastante gelo, tanto para bebidas puras como para coquetéis refrescantes com misturas de sucos, água ou refrigerantes. Pode ser substituído pelo highball.

Com tamanhos desde 300 à 450 ml.

 

Copo de Vinho

Tinto, branco, bordeaux, bourgogne, chianti, rosé, beaujolais. A variedade de copos para vinhos é quase proporcional à variedade de vinhos disponíveis. Exageros à parte, muitos especialistas sugerem que, principalmente para iniciantes, basta um tipo de copo para o serviço de vinhos, desde que observadas algumas "regras".

Cristal fino transparente, incolor, liso, haste longa e com a abertura ligeiramente estreitada.

 

Vodka / Steinhäger

Copo semelhante ao shot, porém um pouco mais alongado. É tradicionalmente usado para servir destilados gelados, porém sem gelo, mas também pode ser usado para tequila pura e outras bebidas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...