Raça de Cachorro - Golden Retriever

Golden retriever é uma raça canina desenvolvida na Inglaterra para tornar-se um cão de caça de aves aquáticas e selvagens. Tem um porte atlético e um temperamento calmo que aos poucos está conquistando o mundo todo.

 

Origem

Seu surgimento deu-se em meados do século XIX, através de cruzamentos seletivos e elaborados por Sr. Lord Tweedmouth, que buscava um cão de médio porte que fosse hábil caçador, obediente, inteligente, calmo e fácil de treinar, o que levou ao uso de diversas raças, entre elas a extinta Tweed Water Spaniel.

O resultado foram quatro cadelas: Ada, Primrose, Crocus e Cowslip, sendo os descendentes desta última os principais ancestrais dos retrievers conhecidos hoje. Já difundidos, os padrões exigidos geraram duas variantes: uma para exposição e outra para o trabalho.

A popularidade e as qualidades destes cães os fizeram bons animais de trabalho. Modernamente, são usados para assistir cadeirantes e cegos, além de trabalharem como cães policiais e de resgate. Contudo, na busca pelos mais habilidosos, cruzamentos discriminados geram exemplares alérgicos e agressivo-possessivos.

 

Características Físicas

Fisicamente, o golden é ainda um animal robusto e de pelagem mediana. Entre suas principais características físicas está sua expressão, descrita como meiga. Devido a todas as suas qualidades, foi eleita a raça mais popular no Japão.

De olhos escuros e corpo bem equilibrado, o Golden Retriever tem pelagem lisa ou ondulada, com franjas. O sub-pêlo é espesso e resistente à água. As cores aceitas são qualquer tonalidade de ouro ou creme, mas nunca vermelho. Alguma presença de pêlos brancos no peito é permitida.

A altura do Golden varia de 56 à 61 cm., na altura da cernelha, (para os machos), e de 51 à 56 cm. (para as fêmeas). O peso médio da raça é de 25 à 27 kg., proporcionais à altura do animal.

Sua excelente resistência física faz com que possa acompanhar sua família em qualquer atividade, como passeios, caminhadas ou provas de agility. É um cão que precisa e adora fazer exercícios, além de ser um exímio nadador.

 

Temperamento e Personalidade

Alegre, ágil, forte, de movimentos leves, expressão mansa e caráter dócil. Essas características resumem os principais traços deste belíssimo cão de caça, que adora aprender e está sempre pronto ao trabalho. É muito inteligente, obediente e está apto a realizar as mais diversas funções.

Muito Companheiros, os Goldens, são amáveis e pacientes com as crianças. São dóceis com outros animais e pessoas desconhecidas, desde que socializados ainda pequenos.

O que se destaca no Golden é sua a inteligência e vontade de agradar ao dono acima de qualquer coisa. Muito observador, possui grande facilidade para entender o que se quer dele e associar causa e consequência de seus atos. Por isso mesmo, o Golden é usado em diversos países como guia de cegos e auxiliar na terapia de doentes físicos e mentais.

Versátil, o Golden adapta-se perfeitamente ao estilo de vida do dono, até mesmo com locais pequenos. Quando está em casa, procura sempre a proximidade dos familiares, mas da mesma forma pode ficar apenas deitado num canto observando o movimento ao seu redor.

 

Cuidados e saúde

O pêlo pode ser escovado de 3 a 4 vezes por semana, e os banhos podem ser quinzenais, (somente a partir dos 2 meses de vida). Por terem orelhas caídas devem receber atenção especial, limpe-os com uma solução de álcool iodado com alguns grãos de cravo, toda semana.

Nos banhos dados com shampoo ou sabão, deve ser bem enxaguado para que não fiquem resíduos e, com isso, não prejudique a pele do seu golden. O uso de um bom condicionador é indicado para amaciar o pêlo.

Como todas as raças que experimentam um salto na sua popularidade, o Golden Retriever enfrenta os problemas típicos da criação irresponsável, principalmente os relacionados a cruzamentos geneticamente não-recomendados.

Displasia coxo-femural: Um dos mais graves problemas genéticos do Golden. É detectada entre o 5º e 8º mês de idade, sempre antes dos 18 meses, cães com este problema não devem ser reproduzidos, evitando assim transtornos no futuro, e não colocando em risco a reputação do criador. A displasia só pode ser diagnosticada com certeza quando filhote tem mais de 12 meses através de raios-x.

Atrofia progressiva da retina: degeneração das células da retina que é detectada entre o 4º e o 8º ano de vida, pode levar a cegueira total ou parcial do animal, podem ser feitos exames oftálmicos depois dos 24 meses para prevenção.

Catarata e o Entrópio de pálpebras: pode aparecer à partir do 3º mês de idade. A catarata ocorre quando o cristalino - parte interna transparente do olho - torna-se opaco.

Piodermite: pode ser por inúmeros fatores; distúrbios metabólicos, deficiências imunológicas, descontrole endócrino ou por processos alérgicos.

 

Os filhotes

Quando filhote, o Golden tem uma grande energia e sua pelagem parece mais a de uma ovelhinha, não sendo lisa como nos adultos.

Brincalhão, desde cedo já demonstra suas habilidades em seus jogos de "caça" e na facilidade do aprendizado de hábitos de higiene.

Para que se desenvolvam bem, não apenas física mas emocionalmente, os filhotes devem ser educados desde cedo. Por sua inteligência e enorme desejo de agradar aos donos, os filhotes respondem muito bem às aulas de adestramento.

 

A raça no Brasil

O primeiro Golden chegado ao Brasil foi Patrick, que tinha o nome de registro: Eldorado of Gold Leaf, sua proprietária Sra. Yvette Tobião o comprou de um canil na Califórnia. A partir daí a raça começou a se introduzir no País por mais dois canis no Rio de Janeiro e, hoje, por todo o país. A raça foi reconhecida em 1911.

No Brasil, a raça tem vivido na última década uma enorme expansão, similar à popularidade do Labrador, o que tem preocupado sobremaneira os admiradores e criadores da raça, que pode sofrer a mesma decadência de outras raças que caíram no gosto do mercado e viram desaparecer suas principais qualidades, com prejuízo principalmente para quem admira o temperamento fantástico e sua versatilidade, aliados a um porte elegante e uma aparência majestosa.

 

13 razões para não ter um Golden Retriever

A raça Golden Retriever não é uma raça qualquer de cachorro. Antes de adquirir um cachorro dessa raça é necessário pensar em vários pontos. Abaixo listamos 13 razões para não se ter um Golden Retrievier. Se você se encaixar em algum dos ítens abaixo procure uma outra raça de cachorro que se encaixe no seu estilo de vida.

Nunca pegue um animal para cuidar porque ele parece bonitinho. Pense no bem estar de ambos.

 

1 - SE VOCÊ ESTÁ PROCURANDO POR UM CACHORRO QUE FIQUE SÓ DO LADO DE FORA DA CASA

O que faz um Golden ser "de ouro" é sua afetividade, pois são dóceis e ternos por natureza.  Não ter contato ou ter contato restrito com seus donos os torna muito infelizes.  Um Golden confinando no quintal só se tornaria destrutivo e/ou barulhento.

Imagine se você deixasse seus filhos sozinhos a maior parte do tempo até a adolescência.  A criança "bicho-do mato" que você está visualizando seria similar  ao que o seu Golden se tornaria.

Se você não planeja tornar o seu Golden parte da família então o Golden Retriever não é a raça certa para você.

 

2 - VOCÊ NÃO GOSTA DE CAES PELUDOS

Como qualquer outra raça de cachorro peludo, os Goldens soltam pêlos. Goldens também precisam de uma ida ao "salão" frequentemente para manter a pelagem e a pele saudáveis. Você pode aprender a fazer isso pessoalmente ou levá-lo ao pet shop, mas este é um tempo gasto que você deverá considerar  no tempo total que você vai ter que gastar cuidando do seu cão.

 

3 - VOCÊ NÃO TEM SENSO DE HUMOR

Goldens nascem com uma queda por "brincadeiras” e algumas até de mau gosto! Se você não acha graça em acordar com uma bolinha de tênis babada e gelada na sua frente ou com um filhote que decide que às 2h da madrugada é a hora perfeita de brincar, talvez você deva considerar outra raça para comprar.

 

4 - VOCÊ TEM MANIA DE LIMPEZA

Patas sujas de barro ou molhadas, marcas de focinho em alguma janela da sua casa e do seu carro, pêlos por todo o lado, enfim, se você não relaxar e curtir, você e seu cão estarão destinados a um eterno conflito.

 

5 - VOCÊ ADORA FICAR SENTADO O TEMPO TODO NO SOFÁ E ESPERA QUE SEU CÃO GOSTE DISSO TAMBÉM

Goldens são cães esportistas, criados para jogos de "busca". Eles precisam de exercícios regulares, especialmente quando filhotes, ou eles podem se tornar muito infelizes. Se sua maior caminhada no ultimo mês foi do sofá pra cama então talvez um animal de estimação sedentário combine mais com seu estilo de vida.

 

6 - VOCÊ GOSTA QUE TUDO FIQUE EXATAMENTE ONDE VOCÊ DEIXOU

Goldens tem RETRIEVER como sobrenome e vem do latin "colocar tudo em sua boca e apanhar/trazer!" O instinto RETRIEVER deveria realmente fazer parte de todos os Goldens. Então se você não gostaria que seu cão viesse com suas roupas de baixo na boca e extremamente feliz abanando o rabo e querendo brincar com você, talvez seja melhor continuar procurando por outra raça ideal para seu temperamento.


 

7 - VOCÊ ESTA CONSIDERANDO PEGAR UM CACHORRO APENAS TEMPORARIAMENTE

Goldens não são só visitantes como também, esperançosamente,  viverão um longo tempo. Ser dono de um cão é um compromisso pelo tempo de vida desse cachorro. Se você acha que quando seus filhos crescerem e forem pra escola o cachorro também irá, por favor reconsidere a idéia de ter um cão na sua casa. Em lugares que existem cães de rua você poderá encontrar vários cães de raça, talvez até mesmo Goldens, que foram abandonados por causa de uma mudança na vida da família. Existem muitos voluntários que ajudam estes bichos, mas esta solução nem deveria ser necessária, se fossem todos responsáveis pelas vidas que assumem um dia. Um cão é um ser vivo, que ama e sofre como nós humanos. Com algo melhor: uma capacidade de ser leal por toda a vida e amar incondicionalmente. Então pense 10 vezes antes de comprar o seu cãozinho!!!

 

8 - VOCÊ NÃO GOSTA DE FAZER NOVAS AMIZADES

Seu novo membro da família precisará de algumas aulas de obediência para ajudá-lo a se comportar bem como um cidadão canino. E esta é também uma maneira perigosa e fácil de fazer novas amizades. É quase impossível estar passeando com um Golden maravilhoso na rua e não ser parado por estranhos que indagam sobre a estética e simpatia da raça. Goldens são "imãs de pessoas". Tem problemas com isso? Então talvez alguma raça de cão de guarda seja mais apropriada pra você!

 

9 - VOCÊ QUER FAZER GRANA RAPIDA CRUZANDO CÃES

Algumas assistências nos EUA, de resgate de Golden Retriever, gastaram milhares de dólares para salvar centenas de cães. E isso acontece porque os donos destes cães tiveram a idéia momentânea de se tornar proprietário de um cachorro e "criar" para produzir filhotes e ter uma renda a mais. Estas pessoas não tinham a mínima idéia das técnicas de criação e principalmente sobre a colocação ideal dos filhotes. Estes cãezinhos, infelizmente, são a prova de que há muita gente irresponsável por aí. Se o comercio de filhotes é feito da maneira correta RARAMENTE será uma rentável aventura. Saúde, veterinários e alimentos são apenas alguns dos vários gastos necessários para um filhote "descomplicado" e saudável. Portanto, criação é coisa séria e feita apenas por profissionais reconhecidos da área.

 

10 - VOCÊ ESTA PROCURANDO POR UM CÃO DE GUARDA

Goldens simplesmente amam tudo e todos. Eles provavelmente acabariam ajudando os ladrões que estão entrando na sua casa. Se você está procurando por proteção provavelmente esta não será de boa qualidade. Talvez aquele conhecido cão de guarda seja mais indicado pra você.

 

11 - VOCÊ OLHA AQUELA BOLINHA DE PÊLO E EM SILENCIO REZA PRA QUE ELA FIQUE DAQUELE TAMANHO PRA SEMPRE

Goldens devem crescer entre 51cm até 61cm e pesar entre 28 e 38 Kg. Se você planeja não aceitar o conselho sobre as aulas de obediência e criar regras para seu peludo, você irá se deparar com uma descontrolável e feliz bola de pêlos com um rabo que pode varrer até mesmo a mesa de café em um segundo! Como alternativa, existem outras maravilhosas raças menores que você pode escolher.

 

12 - VOCÊ ACHA QUE CÃES SÃO UMA OTIMA BABA PARA CRIANÇAS PEQUENAS E QUE SÃO UMA MARAVILHOSA LIÇÃO DE RESPONSABILIDADE PARA ADOLESCENTES

Você está parcialmente certo. Um Golden Retriever e uma criança costumam formar uma dupla inseparável. Entretanto, a responsabilidade de qualquer ser vivo deve ser sempre de um adulto. Crianças podem ser ótimas treinadoras, parceiras de brincadeiras, mas eles necessitam de um adulto para instruí-los. Você também deveria se lembrar que Goldens, embora extremamente dóceis, são grandes o suficiente - mesmo quando filhotes - para derrubarem uma criança muito pequena, por exemplo. Crianças pequenas e cachorros devem ser sempre supervisionadas por um adulto, para o bem estar de ambos. E no caso dos adolescentes considere que as “promessas em relação aos cuidados e passeios” feitas por eles para adquirir um cão, nem sempre serão cumpridas! As regras de convivência serão necessárias em ambos os casos.

 

13 - SE VOCÊ ACHA QUE O LUGAR IDEAL PRA SE COMPRAR UM GOLDEN É A LOJA DA ESQUINA DA SUA CASA OU NUMA FEIRA DE CÃES, ONDE ELES SÃO VENDIDOS A “PREÇOS DE ARRASAR”

Golden Retriever tem  tendências a alguns problemas de saúde, destacando-se principalmente a displasia. Doença de coração, problemas nos olhos, epilepsia, câncer prematuro e problemas de temperamento que variam entre hiperatividade a agressividade são algumas das manifestações que não se deseja dentro de uma criação, mais ainda num plantel de Goldens Retrievers.  É essencial que você procure um criador responsável, sério e ético se você está procurando por um filhote
saudável e com boa procedência.

 

Fonte: www.peterwhite.com.br / www.guiaderacas.com.br / www.dogtimes.com.br / www.saudeanimal.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...